Cartaz de cinema

Especial João César Monteiro em março no TVCine

Publicado em 25 Fev. 2021 às 14:32, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

Especial João César Monteiro em março no TVCine

João César Monteiro realizou 22 curtas e longas-metragens ao longo da carreira, recebeu prémios em festivais e elogios da crítica. Veneza premiou-o duas vezes, com um Leão de Prata (melhor realizador, "Recordações da Casa Amarela") e com um Grande Prémio do Júri (por "A Comédia de Deus").

Em Portugal, os seus filmes eram vistos por poucos e a massa anónima a que convencionou chamar-se de "grande público" lembra-se dele do episódio de 2000 quando, após a estreia de "Branca de Neve" (quase todo feito de uma narração lenta e de um ecrã negro) o realizador expressou em límpidos termos o que pensava sobre as más línguas e os espectadores portugueses.

Agora, o TVCine explora, durante o mês de março, às terças e quartas-feiras, às 22h10, os principais títulos da sua filmografia. Uma oportunidade para descobrir uma cinematografia nem sempre fácil, por vezes hilariante e quase sempre repleta do mais puro humanismo.

João César Monteiro

Que Farei Eu Com Esta Espada? (1975) | 2 de março, terça-feira, às 22h00

A Revolução dos Cravos está ameaçada pela ingerência de certas potências estrangeiras que nela veem um perigo. No rio Tejo pairam navios aliados da NATO, de entre os quais se destaca o porta-aviões norte-americano Saratoga. Um filme com Margarida Gil, Maria Velho Da Costa, José Diogo e Carlos Mena.

Veredas (1978) | 3 de março, quarta-feira, às 22h00

Um percurso poético ao coração de Portugal. Um homem e uma mulher encontram-se e descem de Trás-os-Montes até ao mar. Lendas e penhascos, sons e rostos, terras e provações. Por este filme passa uma melopeia de um país que tem uma longa história... Com Margarida Gil, António Mendes, Carmen Duarte, Francisco Domingues e Luís De Sousa Costa.

Fragmentos De Um Filme-Esmola - A Sagrada Família (1972) | 9 de março, terça-feira, às 22h00

João Lucas, casado com Maria, cortou relações com a chamada vida ativa e vive literalmente na cama. Por vontade do pai, a filha de ambos filma em 8mm este quotidiano um pouco estranho. Um filme protagonizado por João Perry, Manuela De Freitas, Dalila Rocha, Catarina Coelho e Fernando Luso Soares.

Silvestre (1982) | 10 de março, quarta-feira, às 22h00

Ao ficar sozinha com a irmã, uma jovem rapariga vê-se forçada a defender-se contra um estranho viajante. Do elenco fazem parte Luis Miguel Cintra, Maria De Medeiros, João Guedes, Teresa Madruga e Jorge Silva Melo.

À Flor Do Mar (1986)| 16 de março, terça-feira, às 22h00

Uma mulher deixa Portugal numa altura em que o país nada tem para oferecer. Regressa um ano depois à casa de verão, à beira mar. É uma casa isolada e mal protegida da confusão que paira no exterior. Um filme com Laura Morante, Manuela De Freitas, Philip Spinelli, Teresa Vilaverde e Georges Claisse.

Recordações Da Casa Amarela (1989) | 17 de março, quarta-feira, às 22h00

João de Deus sobrevive, e mal, numa casa de hóspedes. Expulso na sequência de uma tentativa de violação à filha do proprietário afunda-se na mais negra miséria. Luis Miguel Cintra, João César Monteiro, Sabina Sacchi, Ruy Furtado e Teresa Calado dão vida às personagens.

O Último Mergulho - A Água (1992) | 23 de março, terça-feira, às 22h00

O que o jovem Samuel fazia àquela hora da noite, no cais deserto, nunca se saberá ao certo. De facto, quando o senhor Elói - um velho marinheiro reformado - o abordou, ele olhava fixamente as águas do Tejo. Estaria ali para por cobro à vida? Com interpretações de Rita Blanco, Henrique Canto e Castro, Fabienne Babe, Francesca Prandi e Diniz Neto Jorge.

A Comédia De Deus (1995) | 24 de março, quarta-feira, às 22h00

João de Deus divide o seu tempo entre o trabalho no "Paraíso dos Gelados" e o seu álbum "Livro de Pensamentos". Mas começa a ter um comportamento que apresenta desvios preocupantes. Com João César Monteiro, Claudia Teixeira, Manuela De Freitas, Raquel Ascensão e Rui Luís.

A Bacia De John Wayne (1997) | 29 de março, segunda-feira, às 22h00

Partes de textos de August Strindberg, Pier Paolo Pasolini, Teixeira de Pascoaes e André Breton constroem um filme por quadros, onde a coerência não é a da ordem narrativa, mas a do fluxo de uma exposição crua de sentimentos e de notórias obsessões. Integram o elenco João César Monteiro, Pierre Clémenti, Hughes Quester, Joana Azevedo e Jean Watan.

As Bodas De Deus (1999) | 30 de março, terça-feira, às 22h00

Tudo parece perdido. É então que num velho parque solitário e gelado, duas sombras se encontram: a de Deus e a de um Enviado de Deus. O Enviado de Deus dá ao vadio (estado provisório do pobre João de Deus) uma mala cheia de dinheiro... Uma história protagonizada pelo próprio realizador e por Rita Durão, Manuela De Freitas, Joana Azevedo e José Airosa.

Vai E Vem (2003) | 31 de março, quarta-feira, às 22h00

João Vuvu, viúvo e muito pouco sociável, efetua diariamente o mesmo passeio no autocarro número 100, em Lisboa. Dessa forma é envolvido nas mais curiosas aventuras e desventuras filosófico-eróticas e encontra-se com as mais insólitas personagens. Com João César Monteiro, Manuela De Freitas, Rita Pereira Marques, Joaquina Chicau e Lígia Soares.