Cartaz de cinema

"Especial Documentários: Mundo Em Mudança" em outubro nos canais TVCine

Publicado em 27 Set. 2021 às 12:21, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"Especial Documentários: Mundo Em Mudança" em outubro nos canais TVCine

Em outubro, os Canais TVCine apresentam o "Especial Documentários: Mundo Em Mudança", um conjunto de filmes que convidam à reflexão sobre alguns dos temas mais urgentes da atualidade, da crise ambiental à luta pelos direitos humanos.

A programação começa com "O Fim da Carne", um documentário que explora o impacto oculto do consumo de carne e os benefícios da transição para uma dieta mais compassiva, e prossegue com "Nocturno", um retrato íntimo da vida em contexto de guerra pelo mesmo realizador de "Sacro GRA" e "Fogo no Mar", o cineasta italiano Gianfranco Rosi.

Nomeado para os Óscares de 2021 nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional, "Colectiv - Um Caso de Corrupção" expõe um enorme esquema de fraude no sistema nacional de saúde romeno.

"Já!", segue a geração de ativistas ambientais liderada por Greta Thunberg na luta contra a destruição do Planeta. O ciclo termina com "John Lewis: Good Trouble", inédito em Portugal, sobre a vida do histórico congressista americano e a sua luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

Cinco documentários, todas as sextas-feiras a partir de 1 de outubro, às 22h00, no TVCine Edition, e depois no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

 

O Fim da Carne | 1 de outubro, sexta-feira, às 22h00

O Fim da Carne

Revela o impacto oculto do consumo de carne, explora as oportunidades e benefícios de uma mudança para uma dieta mais compassiva, e levanta questões críticas sobre o futuro papel dos animais na nossa sociedade. O realizador Marc Pierschel embarca numa viagem para descobrir que efeito teria um mundo pós-carne sobre o ambiente, os animais e nós próprios:  conhece Esther, o Porco Maravilha, que se tornou num fenómeno da Internet; fala com pioneiros que lideram o movimento vegan na Alemanha; visita a primeira cidade totalmente vegetariana na Índia; testemunha animais de quinta resgatados a desfrutar da sua nova liberdade; e observa novos desenvolvimentos na indústria alimentar que permitem fazer carne e queijo sem animais e até mesmo colher "bacon" do oceano.

Nocturno | 9 de outubro, sexta-feira, às 22h00

Nocturno / Notturno (2020)

Filmado durante três anos no Médio Oriente, traça um retrato íntimo dos que vivem em zonas de constantes guerras civis, ditaduras sangrentas, invasões e interferências externas. Gianfranco Rosi ("Sacro GRA", "Fogo no Mar") dá voz às diferentes histórias que atravessam divisões geográficas e estão unidas pela violência e destruição em que vivem e cuja humanidade acorda diariamente de um "nocturno" que parece não ter fim. Um filme luminoso feito da matéria negra da história.

Colectiv - Um Caso de Corrupção | 15 de outubro, sexta-feira, às 22h00

Colectiv - Um Caso de Corrupção

Na sequência de um trágico incêndio numa discoteca romena, vítimas de queimaduras começam a morrer nos hospitais devido a feridas que inicialmente não as colocavam em perigo de vida. Uma equipa de jornalistas de investigação intervém para expor a corrupção em massa no sistema de saúde e noutras instituições estatais. Acompanhando jornalistas, denunciantes e funcionários governamentais, o documentário analisa de forma imersiva e intransigente o preço da corrupção e da verdade. De Alexander Nanau, foi nomeado para os Óscares de 2021 nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional.

Já! | 22 de outubro, sexta-feira, às 22h00

Já

A furiosa geração de jovens ativistas ambientais apela aos adultos por sensatez e faz de 2019 o ano do seu movimento. A razão: o futuro está sob ameaça do aquecimento global. A estudante sueca Greta Thunberg tornou-se a líder do movimento que abalou o grande público com ações de desobediência civil, protestos e manifestações. O realizador Jim Rakete fala com alguns destes jovens ativistas sobre o que os motiva. Figuras públicas como a lenda do rock Patti Smith e o cineasta Wim Wenders demonstram o seu apoio.

John Lewis: Good Trouble | 29 de outubro, sexta-feira, às 22h00

John Lewis: Good Trouble

Relato íntimo da vida do congressista americano John Lewis, explora um legado de mais de 60 anos de ativismo, que começou enquanto adolescente na linha da frente do movimento dos Direitos Civis e continuou ao longo de uma extraordinária carreira legislativa. Após ter solicitado a Martin Luther King que o ajudasse a integrar uma escola segregada na sua cidade natal de Troy, Alabama, Lewis tornou-se um dos seus aliados mais próximos. Organizou manifestações pela liberdade que o deixaram ferido ou preso, e esteve na linha da frente das marchas históricas de Washington e Selma. Nunca perdeu o espírito do "rapaz de Troy" e apelou aos seus compatriotas americanos para se meterem em "bons problemas" até à sua morte a 17 de julho de 2020.