Publicado em 21 Set. 2023 às 11:55, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars)
O filme de Juan Antonio Bayona é a mais recente adaptação ao cinema da história dos sobreviventes à queda de um avião nos Andes em 1972.
O filme "La Sociedad de la Neve", de Juan Antonio Bayona será o representante de Espanha na 96.ª edição dos Óscares, que vão ter lugar a 10 de março de 2024, anunciou a academia espanhola de cinema.
Com base no livro de Pablo Vierci, que recolheu os testemunhos dos 16 sobreviventes à queda de um avião da Força Aérea Uruguaia que transportava uma equipa de râguebi de Montevideu para o Chile em outubro de 1972, Bayona narra as dificuldades que o grupo enfrentou, preso na cordilheira dos Andes durante 72 dias.
Filme de encerramento do último Festival de Veneza, "La Sociedad de la Neve" bateu os outros dois filmes pré-selecionados, "20 000 Espécies de Abelhas", de Estíbaliz Urresola, e "Cerra los Ojos", de Víctor Erice.
Com quatro vitórias, Espanha é, em conjunto com a Dinamarca, o país que mais vezes ganhou a categoria de Melhor Filme Internacional. Primeiro por "Volver a Empezar" (1982), de José Luis Garci, seguido por "Belle Epoque" (1992), de Fernando Trueba, "Todo Sobre Mi Madre (1999), de Pedro Almodóvar, e "Mar Adentro" (2004), de Alejandro Amenábar.
No ano passado, Espanha fez-se representar por "Alcarràs", de Carla Simón, que não chegou às nomeações para os prémios norte-americanos de cinema.
O prazo de apresentação das candidaturas aos Óscares termina a 18 de novembro. A primeira triagem que apurará 15 filmes será revelada a 21 de dezembro. Segue-se o anúncio dos cinco nomeados, a 23 de janeiro.
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 10 de março de 2024.
Portugal escolheu "Mal Viver", de João Canijo como o seu representante. Na passada semana, também o Brasil fez saber que concorre ao Oscar de Melhor Filme Internacional com "Retratos Fantasmas", documentário do realizador Kleber Mendonça Filho.