Cartaz de cinema

Espaço Nimas exibe ciclo dedicado ao cineasta Nuri Bilge Ceylan

Publicado em 27 Abr. 2012 às 22:35, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)

Espaço Nimas exibe ciclo dedicado ao cineasta Nuri Bilge Ceylan

A propósito da estreia de "Era Uma Vez na Anatólia", que conquistou o grande prémio do júri no Festival de Cannes, o Espaço Nimas vai acolher, entre 4 e 6 de Maio, um ciclo especial com três filmes anteriores do realizador turco.

Bastaram seis longas-metragens para que Nuri Bilge Ceylan se tornasse num dos cineastas de referência na actualidade.

Na sexta feira, 4 de Maio, pelas 21h30 o Espaço Nimas exibe "Uzak Longínquo" (2002). A história de um fotógrafo, assombrado pelo sentimento de que a sua vida se afasta cada vez mais dos seus ideais, e que se vê obrigado a partilhar o apartamento com um primo que deixou a aldeia para procurar trabalho a bordo de um navio em Istambul. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu o grande prémio do júri e o prémio de melhor ator para Muzaffer Özdemir e Emin Toprak.

Também distinguido com o o prémio da crítica em Cannes, "Climas" (2002) é exibido sábado, 5 de Maio, às 18h00 e 21h30. Foi o filme seguinte no percurso de Ceylan. Isa e Bahar, personagens protagonizadas pelo próprio realizador e pela sua mulher, são duas figuras solitárias arrastadas por um clima interior sempre em mudança e a perseguição de uma felicidade que já não lhes pertence.

Uma família desmembrada devido a pequenos segredos que se tornaram em enormes mentiras está no centro de "Os Três Macacos" (2008), projetado no domingo, 6 de Maio, às 18h00 e 21h30, filme que valeu a Nuri Bilge Ceylan mais um prémio no Festival de Cannes, desta vez o de melhor realizador.

O mais recente filme de Ceylan, "Era uma Vez na Anatólia", acompanha um comissário de polícia, um procurador público, um médico e um suspeito de homicídio, através das escuras montanhas da Anatólia, em busca do local onde estará enterrado um cadáver.

A estreia nacional exclusiva terá lugar no cinema Medeia King, em Lisboa, a 3 de Maio.