Cartaz de cinema

Episódio da comédia "Fawlty Towers" regressa à UKTV com explicações sobre insulto racista

Publicado em 13 Jun. 2020 às 14:13, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Bastidores)

Episódio da comédia "Fawlty Towers" regressa à UKTV com explicações sobre insulto racista

John Cleese, criador da série que esteve no ar entre 1975 e 1979, apelidou a BBC de "cobarde" e qualificou a decisão como "estúpida".

Um dos episódios mais populares da série "Fawlty Towers" regressa nos próximos dias ao canal UKTV após uma curta polémica sobre alguns conteúdos. O episódio "The Germans" foi retirado do canal pertencente à BBC na sexta-feira por conter "insultos raciais", de acordo com um tweet da UKTV. A intenção é "reavaliar" o episódio e fazê-lo regressar "nos próximos dias" com uma advertência prévia sobre "conteúdo e linguagem potencialmente ofensiva", afirmou mais tarde a mesma fonte.

Em causa estaria uma cena onde a personagem do Major Gowen, interpretada por Ballard Berkeley, um antigo oficial do exército, se refere de forma casual à diferença entre "wogs" e "niggers", dois graves insultos raciais, a propósito de uma equipa de críquete das Caraíbas.

John Cleese, um dos elementos dos Monty Python e criador de "Fawlty Towers" juntamente com Connie Booth, não gostou da decisão que qualificou de "estúpida" e "cobarde".

Esperava que alguém na BBC entendesse que existem duas maneiras de fazer humor com o comportamento humano. Um é atacá-lo diretamente. O outro é ter alguém que é obviamente uma figura humorística a falar em nome desse comportamento.

Mas não é apenas estupidez. Agora, a BBC é administrada por uma mistura de profissionais de marketing e pequenos burocratas. Costumava haver uma grande quantidade de pessoas que realmente criavam programas. Já não. Portanto, as decisões da BBC são tomadas por pessoas cuja principal preocupação é não perder o emprego...

Por isso são tão temerosos, cobardes e desprezíveis. Tenho dito.

"Fawlty Towers" é habitualmente destacado com um dos melhores programas de sempre da televisão britânica. Ocupou o 1º lugar na lista de 100 Melhores Programas de Televisão Britânicos do British Film Institute, em 2000. Em 2019 foi distinguido com o título de "Melhor Sitcom de Sempre da TV Britânica", decisão tomada por um grupo de especialistas convidados pela Radio Times.

A sitcom decorre num pequeno hotel na cidade costeira de Torquay e inclui entre as personagens principais Basil Fawlty (John Cleese), o proprietário mal educado à beira de um ataque de nervos; Sybil (Prunella Scales), a esposa de Basil que lhe tem um medo sem fim; a criada Polly (Connie Booth), única voz calma e sensata do hotel; e Manuel (Andrew Sachs), o criado espanhol que mal fala inglês e é vítima recorrente da ira de Basil.

O episódio retirado do ar, intitulado "The Germans" (Os Alemães) inclui também uma das cenas mais hilariantes da série onde Basil - previamente avisado para não mencionar a guerra - inferniza a vida de um grupo de hóspedes alemães.