Cartaz de cinema

"Enys Men" - trailer do novo filme de Mark Jenkin mergulha no terror solitário de uma ilha na Cornualha

Publicado em 6 Dez. 2022 às 19:41, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Cinema Europeu)

"Enys Men" - trailer do novo filme de Mark Jenkin mergulha no terror solitário de uma ilha na Cornualha

Após o sucesso crítico de "Bait", o realizador britânico explora agora as tradições e superstições populares.

Segunda longa-metragem de Mark Jenkin, "Enys Men" chega aos cinemas britânicos em meados de janeiro. Após os vastos elogios por "Bait", crónica das tensões entre turistas e habitantes locais numa vila piscatória em risco de gentrificação, o cineasta mantém a fidelidade à película de 16mm e à região e volta à sua Cornualha natal.

Após usar uma antiga câmara manual e filme a preto e branco que deram a "Bait" o seu tom, ao mesmo tempo artesanal, cru, único e realista, Jenkin recorre desta vez à cor, mas mantém as texturas marcadas e as imperfeições do celuloide.

"Enys Men" passa-se em 1973 numa ilha sem habitantes dominada por um antigo menir onde uma voluntária estuda uma flor rara que cresce na beira de um penhasco, por baixo de uma mina de estanho abandonada.

O British Film Institute, um dos financiadores, apresentou o primeiro trailer.

À memória vem imediatamente uma das pérolas do terror britânico, "O Uivo" (The Shout), realizado em 1978 por Jerzy Skolimowski.

Com apresentação mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, "Enys Men" chega às salas britânicas em meados de janeiro. Não tem data de estreia em Portugal.