Cartaz de cinema

Entrevista a Filipa Gomes antecipa regresso ao 24Kitchen em "Cozinha com Twist"

Publicado em 9 Jul. 2017 às 23:55, por , em Notícias de Televisão e Séries

Entrevista a Filipa Gomes antecipa regresso ao 24Kitchen em "Cozinha com Twist"

O programa estreia a 24 de Julho com muitas receitas novas.

A cozinheira Filipa Gomes está de regresso ao canal que a descobriu, o 24Kitchen, com um novo programa: "Cozinha com Twist". O filmSPOT esteve na apresentação à imprensa e conversou com a foodie mais famosa do canal e com o diretor de programas, Luís Fernambuco.

O novo programa vem reforçar a aposta do 24Kitchen na produção própria e terá 22 episódios. Em "Cozinha com Twist", Filipa Gomes apresenta alguns dos seus cozinhados e receitas práticas, sempre com um twist muito seu, num cenário diferente.

Será "uma cozinha muito polivalente, muito inclusiva. Vou ter programas em que vou ter cozinha vegan, como vou ter das coisas mais gulosas e açucaradas", explicou Filipa. "Não é minha intenção fazer mono tema, e uma parte interessante do programa é precisamente essa, é chegar a toda a gente."

Luís Fernambuco, por seu lado, destacou a possibilidade de exportação de alguns programas nacionais que chegam tanto a emigrantes como ao público internacional: "Vários programas do 24kitchen, incluindo o "Prato do dia", foram emitidos na Holanda, na Turquia, na Bulgária, nos PALOP...".

No meio de todo o processo de concepção do novo programa, da criação ao teste dos pratos a apresentar, Filipa Gomes assumiu que, por vezes, "sonha com receitas". A equipa com quem trabalha é fundamental para a cozinheira. "Para mim, é sempre doloroso, porque sinto que estou a dar um pedaço da minha alma. Se calhar sou eu que tenho uma visão muito romântica das coisas. As pessoas acham que eu chego ali e que é tudo facílimo, mas não é.", desabafou. "Ter pessoas felizes a trabalhar comigo e que me tranquilizam é muito bom. É a grande diferença." Neste programa, Filipa tem muito do seu cunho pessoal: "Muitas das ideias que estão aqui são minhas, ou partiram de mim".

No episódio exibido à imprensa - que não é o primeiro -, Filipa cozinhou panquecas de vegetais como entrada, cavalas assadas com anchovas e espargos e, como sobremesa, bolo-pudim de banana e cacau no microondas.

Com uma personalidade muito forte e um estilo muito vincado, Filipa Gomes confessou quais são as suas principais inspirações - para além dos pais, do namorado e do irmão - no mundo da cozinha e das artes: "Adoro o Tarantino, gosto muito de rock'n roll" e não tem medo de exageros. Contou como, por vezes, as pessoas lhe dizem "mas tens mesmo de cozinhar com o cabelo solto e com os lábios pintados?" ao que responde "sim, porque não? Eu não estou a cozinhar para ti, tu não vais comer a minha comida". "Nós queremos estar bonitos, sermos vaidosos e fazer um espectáculo. E é essa a inspiração que vou buscar aos concertos do antigamente, à Madonna dos anos 80", explicou com entusiasmo. Nas referências culinárias, Filipa destacou Jamie Oliver, Nigella Lawson, Anthony Bourdain e Gordon Ramsay. "Principalmente o Jamie, porque foi ele que tornou os programas de culinária em programas de entretenimento", justificou.

Sobre o que ainda não fez, Filipa Gomes referiu como "achava graça apresentar um concurso, ver pessoas a cozinhar", lembrando a pequena participação no programa da RTP "A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua. "A minha vontade era estar lá, ao lado do Malato, a provar tudo e a mandar dicas porque eu não consigo estar calada", afirmou.

Sobre o sucesso que "Prato do Dia" continua a alcançar, Filipa Gomes disse: "Eu acho que a razão [para este sucesso] é eu não ser chef. Eu dou a oportunidade às pessoas de acreditarem que elas conseguem".

Nos tempos em que ainda trabalhava em publicidade, Filipa recorda como "comecei por fazer bolachas e cupcakes e vendia aos meus colegas, porque era isso que me trazia felicidade." E assumiu que "na verdade, a minha formação para trás (publicidade e marketing) é essencial naquilo que estou a fazer agora."

A cozinheira pin-up chegou ao 24Kitchen através de um casting que a colocou à frente do programa "Prato do Dia" e, ao lado de Filipa Vacondeus, em "À Boleia da Filipa".

"Cozinha com Twist" estreia a 24 de Julho, às 21h00, e será emitido de segunda a sexta-feira, à mesma hora.