Cartaz de cinema

Emily Atef prepara filme biográfico sobre a Imperatriz do Irão Farah Pahlavi

Publicado em 9 Mar. 2025 às 22:31, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Primeiro olhar)

Emily Atef prepara filme biográfico sobre a Imperatriz do Irão Farah Pahlavi

A realizadora de "Mais Que Nunca" pretende explorar a dimensão humana da monarca deposta após a revolução islâmica de 1979.

A cineasta franco-iraniana Emily Atef foi escolhida para dirigir uma longa-metragem sobre a vida de Farah Pahlavi, Imperatriz do Irão. A notícia é avançada pelo site norte-americano Deadline.

O filme irá explorar a vida de Farah Pahlavi, exilada há mais de 45 anos, abordando o luto pela perda do marido, o Xá Mohammad Reza Pahlavi, e dos seus dois filhos.

Conhecida por filmes como "Mais Que Nunca" (2022), estreado na Semana da Crítica em Cannes, e "3 Dias em Quiberon" (2018), que integrou a competição do Festival de Berlim, Emily Atef, expressou o entusiasmo em contar a história da esposa do Xá do Irão, derrubado pela revolução islâmica de 1979. "Poucos podem negar que Farah Diba Pahlavi viveu uma vida extraordinária," afirmou a realizadora num depoimento enviado ao Deadline, destacando a importância de mostrar a dimensão humana da Imperatriz, para lá da figura pública.

A realizadora está atualmente em Nairobi, no Quénia, a rodar "Mercy" que será a sua estreia numa produção falada em inglês. O filme adapta o livro homónimo de Lara Santoro sobre a amizade entre uma correspondente americana no Quénia e uma mulher local dos bairros de lata, que se juntam para combater a crise da SIDA no país em 1999.