Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
Em memória de Little Richard (1932 – 2020)

Publicado em 9 Mai. 2020 às 22:05, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

Em memória de Little Richard (1932 – 2020)

Recordamos o genial músico através de imagens de arquivo das décadas de 60, 70 e 80 do século XX.

No momento em que o mundo lamenta o falecimento de Richard Wayne Penniman – mais conhecido pelo seu nome artístico, Little Richard, vítima de cancro aos 87 anos de idade, "O Síndrome do Vinagre" invoca aquele que foi, segundo a imprensa especializada, um dos "arquitectos do Rock and Roll", através de arquivos de imagens em movimento onde o músico norte-americano apresentou toda a sua extravagância.

Inovador e absolutamente original, Little Richard foi um dos mais carismáticos artistas musicais da segunda metade do Século XX. O modo frenético como dominava o piano, as variações tonais que a sua voz conseguia alcançar, a inventividade de compassos que exibia e a facilidade com que misturava os mais diversos ritmos contribuíram não só para a afirmação do rock and roll enquanto género musical, como se revelaram tremendamente influentes para sonoridades como o blues, o soul ou o hip-hop.

Também pelo seu percurso artístico, é possível encontrar "um bocadinho" de Little Richard em nomes incontornáveis da música: Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Otis Redding, James Brown, Ray Charles, Cliff Richard, Paul McCartney, Elton John, Lou Reed ou Prince nunca negaram o impacto que o estilo e a música de Richard Penniman tiveram nas suas carreiras.

Recordamos, assim, Little Richard, em vários registos fílmicos que o tempo, felizmente, tratou de cuidar e preservar.

O especial televisivo "It's Little Richard", emitido pela Granada Television a 8 de janeiro de 1964, constituiu-se como uma das primeiras ocasiões em que o público britânico conheceu o estilo muito próprio de Little Richard. O seu sucesso foi de tal ordem que a estação recebeu, durante meses, vários pedidos de repetição do programa (fonte: Granada Television).

Como convidado musical de Dick Clark, no "American Bandstand", a 8 de agosto de 1964. Uma vez que muitas das emissões deste programa de variedades não foram gravadas, ou estão consideradas perdidas, é quase uma sorte podermos assistir a esta participação de Little Richard (fonte: Dick Clark Productions).

"Little Richard: Keep on Rockin'", breve documentário de 1969 realizado por D.A. Pennebaker (um dos mais prestigiados autores de cinema documental dos Estados Unidos), registou a contagiante energia de Little Richard, num concerto ao vivo em Toronto.

Em 1973, ao vivo no "The London Rock and Roll Show", no mítico estádio do Wembley, em Londres, Little Richard interpretou 'Lucille' e 'Rip It Up', dois dos seus principais sucessos dos anos 50 (fontes: thekinolibrary / Notting Hill).

Como convidado especial do "Late Night with David Letterman". Programa emitido a 4 de maio de 1982 (fonte: National Broadcasting Company – NBC).