Cartaz de cinema

"Em Casa D'Amália": fado e cultura portuguesa em destaque no novo programa da RTP1

Publicado em 3 Abr. 2020 às 16:21, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"Em Casa D'Amália": fado e cultura portuguesa em destaque no novo programa da RTP1

As turtúlias que a fadista organizava em sua casa são a inspiração para novas conversas sobre a cultura e a história do nosso país, tudo envolto na mais portuguesa das canções.

"Em Casa d'Amália" é um programa inspirado nas célebres noites em que Amália Rodrigues recebia em sua casa, na Rua de São Bento, acima de tudo amigos, mas também artistas e gente ligada à cultura, para tertúlias infindáveis que entravam pela noite dentro.

Pela mão de José Gonçalez, "Em Casa D'Amália" tenta reproduzir essas tertúlias naquela que foi a casa de Amália, com aqueles que fazem e fizeram a história do Fado.  

O programa vai falar sobre a cultura e história portuguesa, mas também sobre a realidade atual transmitida muitas vez através do Fado. Artistas, músicos, autores, compositores, poetas, pintores, pensadores em conversas informais que visam constituir um documento sobre o Fado e partilhar memórias, vivências, experiências e saberes.

No primeiro programa, Jorge Fernando, antigo guitarrista de Amália, é o convidado central de uma tertúlia que junta duas das maiores figuras da música portuguesa da atualidade: Ricardo Ribeiro e Dino D'Santiago. Junta-se a eles nesta conversa informal um dos mais brilhantes guitarristas portugueses, Custódio Castelo.

Jorge Fernando contaos algumas histórias vividas com Amália e muitas outras à volta dos seus temas. Ricardo Ribeiro brilha com a sua música e fala do Fado na sua vida. Dino D'Santiago revela a importância da música para si e tudo fica completa com a aparição de Ana Moura.

"Em Casa D'Amália" estreia sexta-feira,  10 de abril, às 22h45, na RTP1.