Publicado em 28 Jan. 2014 às 18:40, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries
Uma corrida contra o tempo para resgatar mil anos de arte perdida na Alemanha da II Guerra Mundial.
Esta é a incrível história real do grupo de ficou conhecido como "Monuments Men" – académicos e curadores de museus que, no final da II Guerra Mundial, começou a maior caça ao tesouro da história mundial.
A criação deste documentário especial nasce de uma parceria entre o National Geographic Channel e a 20th Century Fox para apoiar o filme realizado, produzido e protagonizado por George Clooney – "The Monuments Men" – que estreia nas salas de cinema a 20 de fevereiro.
Numa estreia mundial, o documentário "Em Busca dos Tesouros Roubados de Hitler" chega ao National Geographic Channel a 14 de fevereiro, às 21h20.
Os chamados "Monuments Men" aventuraram-se na frente de batalha, desde Itália e França até ao coração da Alemanha para salvar edifícios, resgatar valiosas peças de arte dos ladrões nazis e entregá-las aos seus donos por direito.
Este é o relato do que está por detrás da grande produção cinematográfica que nasce pelas mãos do ator George Clooney e que conta com Matt Damon (Por Detrás do Candelabro), Bill Murray ("Moonrise Kingdom"), Cate Blanchett ("Blue Jasmine"), John Goodman ("Argo"), Jean Dujardin ("O Artista") e Hugh Bonneville ("Downton Abbey").
Junho, 1944. Dia D. A maior operação militar da II Guerra Mundial está a caminho. Um milhão de aliados, homens e mulheres, lutam para libertar a Europa, enquanto apenas 345 homens e mulheres lutam para salvar a alma e identidade do continente.
Esta é a verdadeira história de um improvável grupo de heróis: um conjunto de jovens estudantes, académicos, historiadores e arquitetos que ficaram na linha da frente de uma das guerras mais sangrentas da história mundial. A sua missão? Prevenir a aniquilação de mil anos de arte e cultura europeia.
Começando na praia de Omaha, em 1944, e acabando nos últimos dias desesperantes do avanço soviético sobre Berlim em 1945, o National Geographic Channel vai agora contar a história desta guerra única – uma batalha realizada em duas frentes – contra um regime que sancionou e levou à destruição massiva e unilateral de edifícios históricos, manuscritos e quadros, e contra as prioridades das próprias forças aliadas na maior batalha pela liberdade que o mundo alguma vez viu.
Fazendo uso de extensos arquivos, fontes fotográficas, jornais e extratos de cartas, este documentário vai contar as histórias pessoais de um número selecionado de Monuments Men, dando vida às suas lutas para resgatar a arte. Um elenco de historiadores e familiares deste grupo dá vida a cada uma das personagens e identifica momentos essenciais que transformaram estes acontecimentos numa gigantesca caça ao tesouro.
"Em Busca dos Tesouros Roubados de Hitler" estreia sexta-feira, 14 de fevereiro, às 21h20, no National Geographic Channel.
Repete segunda-feira, 17 de fevereiro, às 16h35 e quarta-feira, 19 de fevereiro, às 15h00.