Cartaz de cinema

"Duna": conhecer a história e as personagens

Publicado em 1 Out. 2021 às 22:34, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

"Duna": conhecer a história e as personagens

Realizado por Denis Villeneuve, teve estreia mundial no Festival de Veneza e chega aos cinemas portugueses a 21 de outubro.

A obra imensa de Frank Herbert, repleta de símbolos e referências, foi sempre considerada demasiado ampla e complexa para adaptar ao cinema. Alvo de uma tentativa abortada pelo bizarro vanguardista Alejandro Jodorowsky, nos anos 70, "Duna" acabou por chegar às salas em 1984 pela mão de David Lynch, mas o resultado desagradou a muita gente. A generalidade das críticas foram negativas e as receitas de bilheteira não chegaram a pagar o custo da produção. Em final de 2000, uma minissérie televisiva também não deixou grandes recordações.

Chega a vez de Denis Villeneuve naquela que será a terceira incursão consecutiva do realizador canadiano no domínio da fantasia e da ficção científica, após "Arrival" e "Blade Runner 2049". "Duna" é um projeto que Villeneuve diz querer dividir em dois filmes com um possível terceiro a abordar já outros volumes da obra de Herbert.

"Duna" é a história da viagem de Paul Atreides, um jovem com um grande destino para além da sua compreensão. Nascido no mundo verdejante e chuvoso de Caladan, é o herdeiro da nobre Casa Atreides e cabe-lhe rumar ao planeta mais perigoso do universo, para assegurar o futuro da sua família e do seu povo.

Arrakis é um vasto mundo desértico com uma desoladora beleza. Lar da civilização humana conhecida como Fremen, tem sido ferozmente contestado durante gerações por ser a fonte da Especiaria, uma droga que prolonga a vida humana, expande a mente a níveis sobre-humanos, e possibilita as viagens mais rápidas do que a luz. Mas aqueles que procuram controlar a Especiaria têm de sobreviver ao calor inóspito, às violentas tempestades de areia e aos gigantescos seres que habitam as areias do planeta e são tratados com o medo e reverência reservados aos deuses.

"Duna" estreia nos cinemas portugueses a 21 de outubro.

As personagens de "Duna"

Paul Atreides (Timothée Chalamet)

Dune

Filho de um grande homem e herdeiro real da Casa Atreides, o jovem Paul foi preparado desde a infância para a grandeza que vem com o nome da sua família. Assombrado por visões de uma rapariga misteriosa e de um futuro inevitável, é chamado a deixar para trás o seu mundo de infância para uma nova vida no planeta mais perigoso do universo conhecido, onde deve enfrentar os seus medos mais íntimos se quiser realizar o seu verdadeiro destino.

Duque Leto Atreides (Oscar Isaac)

Dune

O Duque Leto é um líder nobre guiado pelo dever para com o seu povo e pelo amor à sua família. Como chefe da Casa Atreides, construiu uma reputação de misericórdia sobre a malícia, moralidade sobre o poder, e coragem sobre o medo. Quando é chamado a trazer paz ao ameaçado planeta de Arrakis, prepara o seu único filho para os perigos que se avizinham.

Lady Jessica Atreides (Rebecca Ferguson)

Dune

Lady Jessica partilha o fardo da liderança da Casa Atreides com o seu amado Duque Leto e um laço inquebrável com o  filho Paul Atreides. Como membro da misteriosa Irmandade conhecida como Bene Gesserit, ela é uma mestra do corpo e da mente, capaz de transformar as suas palavras numa arma através de um poder conhecido como 'a Voz', capaz de dobrar a vontade dos que se atrevem a ameaçar a sua família.

Duncan Idaho (Jason Momoa)

Dune

Guerreiro virtuoso, Duncan Idaho pode ser a arma mais mortífera da Casa Atreides. Piloto destemido e perito em reconhecimento furtivo, é os olhos e ouvidos do Duque Leto, e o primeiro da Casa Atreides a deixar pegadas nas areias do deserto de Dune.

Thufir Hawat (Stephen McKinley Henderson)

Dune

Mestre da guerra psicológica e chefe de segurança da Casa Atreides, Thufir Hawat é um Mentat: um estratega altamente treinado cuja mente tem o infinito poder de processamento de um supercomputador. Consegue ver todos os resultados possíveis e desvendar planos dentro dos planos para proteger Paul Atreides das ameaças vistas e não vistas.

Gurney Halleck (Josh Brolin)

Dune

Guerreiro desafiador com alma de poeta, Gurney Halleck perdeu a família para os Harkonnens e vela por Paul Atreides desde o seu nascimento. Embora nunca o tenha dito em voz alta, ama Paul como se fosse seu próprio filho. Como  do Duque, Gurney Halleck foi forjado em batalha, e fará tudo para proteger a Casa Atreides.

Dr. Wellington Yueh (Chang Chen)

Dune

Como médico de confiança da família Atreides, o Dr. Yueh usa uma intrincada manipulação de pontos de pressão para detectar lesões, sentir doenças, e até intuir o estado psicológico dos seus pacientes simplesmente tocando-os. Mais do que um simples médico, valoriza a vida humana acima de todas as coisas e faz parte do círculo mais próximo de Atreides, tendo vigiado durante muito tempo o seu bem-estar com os mesmos cuidados que presta à sua própria família.

Mãe Reverenda Helen Mohiam (Charlotte Rampling)

Dune

Uma sábia adivinha que vê claramente aquilo de que a humanidade é capaz, Helen Mohiam pertence à misteriosa Irmandade Bene Gesserit e dirige o seu olhar severo de julgamento para o jovem Paul Atreides. Usando a profecia e a superstição para manipular a história humana a partir das sombras, as Bene Gesserit jogam um longo jogo através das gerações, corrigindo o percurso da humanidade no caminho para a luz.

Barão Vladimir Harkonnen (Stellan Skarsgård)

Dune

A ganância e a tirania personificadas, o Barão Vladimir Harkonnen é uma força de malevola, determinada a alimentar o seu vício de brutalidade. Monstro que desafia a gravidade, deslizando pelo ar como um fantasma, e figura imponente da Casa Harkonnen, assegura uma forte oposição à Casa Atreides, governando através do medo, determinado a explorar os recursos naturais de Arrakis, independentemente do custo para o seu povo.

Rabban Harkonnen (Dave Bautista)

Dune

Violento e selvagem como a alcunha "A Besta" indica, Rabban é o colossal executor e sobrinho do sádico Barão Harkonnen. Com a tarefa de assegurar o império do Barão por todos os meios necessários, é uma força brutal da natureza, propensa a explosões de fúria e atitude de petulância. Dos que se atravessam no seu caminho, poucos vivem.

Piter de Vries (David Dastmalchian)

Dune

O Mentat Piter De Vries usa a astúcia e o veneno da sua mente tortuosa para conduzir a malevolência do Barão Harkonnen, enquanto se mantém um passo à frente do seu feroz rival Thufir Hawat no jogo de guerra psíquica entre as Casas do poder.

Liet Kynes (Sharon Duncan-Brewster)

Dune

Como principal especialista no planeta Duna e nos seus habitantes, a relação da Dra. Liet Kynes com Arrakis vai para além do mero dever. Encarregada de supervisionar a transferência de poder no planeta, o seu serviço à Casa Atreides é complicado por uma ligação espiritual tanto à população como à beleza selvagem do próprio planeta.

Stilgar (Javier Bardem)

Dune

Stilgar fará tudo para proteger a vida e a cultura do seu povo de guardiões dos desertos de Arrakis, conhecidos como os Fremen. É venerado como um homem de grande sabedoria, nascido de uma profunda relação simbiótica com os selvagens de Duna; um sobrevivente primordial que fez do planeta mais perigoso do universo o seu lar.

Chani (Zendaya)

Dune

Chani nasceu em Dune, foi criada à maneira do seu povo livre, os Fremen, e moldada para ser uma guerreira confiante e perigosa. Defensora implacável das pessoas que ama, erguer-se-á desafiadora contra qualquer forasteiro que procure colocar em perigo a beleza natural do seu mundo.

Trailer "Duna"