Publicado em 26 May. 2025 às 18:34, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)
O filme sobre o poeta e a voz dos The Pogues oferece um retrato detalhado da trajetória do artista.
O documentário "Pote de Ouro: Nos Copos com Shane MacGowan", de Julien Temple, que aborda a vida e carreira do vocalista dos The Pogues, estreia nas salas de cinema portuguesas a 26 de junho, informou hoje a distribuidora Zero em Comportamento.
Distinguido com o Prémio Especial do Júri no Festival de San Sebastián, "Pote de Ouro" é o retrato detalhado da trajetória do artista. Segue Shane MacGowan desde a juventude na Irlanda até à passagem pelas ruas de Londres, a sua integração na cena punk e explora os elementos que caracterizaram a sua influência na música.
Julien Temple, um dos pioneiros dos videoclips e reconhecido por documentários como "The Filth and the Fury" e "Joe Strummer: The Future is Unwritten" descreve o processo de filmagem como um desafio, comparando-o à espera por um "leopardo das neves" para capturar a essência da personalidade do artista.
"Filmar Shane é como voar através de um arco-íris radioativo, mas no final há um pote de ouro à espera de ser descoberto por aqueles que se esforçam o suficiente. Daí o título do filme, inspirado na antiga lenda irlandesa", acrescenta o realizador.
O documentário inclui entrevistas com figuras próximas a MacGowan, como Johnny Depp, Nick Cave, Bobby Gillespie e Gerry Adams, além de depoimentos de familiares. Uma abordagem que visa construir uma narrativa capaz de captar as diversas facetas da figura central, conhecida pela sua natureza errática e pelo impacto que teve na cultura musical.
Shane MacGowan morreu a 30 de novembro de 2023, aos 65 anos.