Cartaz de cinema

Documentário sobre cerveja artesanal portuguesa chega a Lisboa

Publicado em 11 Set. 2019 às 16:25, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias, Cinema Português)

Documentário sobre cerveja artesanal portuguesa chega a Lisboa

"Primeira rodada – Cerveja Artesanal à portuguesa" será exibido na fábrica da Musa, em Xabregas.

Depois da estreia no Artbeerfest, em Caminha, chega a Lisboa, à Fábrica Musa, em Xabregas, é o primeiro documentário sobre cerveja artesanal em Portugal, da autoria da jornalista e documentarista Catarina Neves.

Na sinopse, a realizadora fala de "uma revolução em marcha no mundo das cervejas em Portugal" e chama atenção para a libertação da "ditadura dum duopólio que, durante décadas, limitou a variedade de oferta".

Hoje, ultrapassa a centena o número de novas marcas de cerveja artesanal, de norte a sul do país. É produzida através de processos artesanais, sem recurso a conservantes e em pequena escala se comparada com a cerveja que sai essencialmente das duas grandes empresas a operar em Portugal.

Ao mesmo tempo, multiplica-se a oferta, nascem bares dedicados à cerveja artesanal e os festivais cervejeiros, em várias zonas do país e durante todo o ano.

"Primeira rodada – Cerveja Artesanal à portuguesa" mostra o estado da arte entre finais de 2018 e inícios de 2019, abordando 18 marcas portuguesas que praticam a criação em pequenas quantidades da bebida alcoólica mais popular do mundo. Quem são os novos cervejeiros portugueses? O que os move? Como se inspiram? Até onde arriscam ir nesta aventura?

"Primeira Rodada: Cerveja Artesanal à Portuguesa" terá a primeira exibição lisboeta na terça-feira, 17 de setembro, às 21h00, na Fábrica Musa, em Xabregas.