Cartaz de cinema

Documentário sobre Anthony Bourdain tem estreia mundial no AFI Docs 2021

Publicado em 27 Mai. 2021 às 19:18, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Documentário sobre Anthony Bourdain tem estreia mundial no AFI Docs 2021

O festival norte-americano decorre entre 22 e 27 de junho.

O American Film Institute revelou o alinhamento de filmes da sua edição 2021, 77 títulos de 23 países com quatro estreias mundiais previstas.

Tal como em 2020, a mostra será dividida entre o formato online e presencial, este último a ter lugar no AFI Silver Theatre and Cultural Center, em Silver Spring, no estado de Maryland.

Entre as novidades que serão mostradas em público pela primeira vez está "Naomi Osaka", sobre a tenista profissional norte-americana e "Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain", sobre o chef, escritor e apresentador de televisão, realizado por Morgan Neville, o mesmo de "They'll Love Me When I'm Dead", documentário Netflix sobre a produção e rodagem de "The Other Side of the Wind", de Orson Welles.

"Roadrunner", que será depois exibido na CNN e na HBO, explora a vida do homem que se tornou conhecido em 2000 com o livro "Kitchen Confidential", um olhar inédito e sem filtros sobre a vida no setor da restauração. Convertido em apresentador de programas de viagens em torno da comida, viria a protagonizar "A Cook's Tour", na Food Network, "No Reservations" e "The Layover" no Travel Channel, e "Parts Unknown" na CNN. Suicidou-se em 2018, aos 61 anos.

Outros filmes presentes no AFI Docs 2021 incluem, na secção de longas-metragem, "White Coat Rebels" sobre o crescente movimento na comunidade médica para se opor às grandes empresas farmacêuticas; uma análise da relação do sistema legal com a comunidade pela lente de um escândalo de corrupção no departamento de polícia de Baltimore, em "The Slow Hustle"; as complexidades emocionais dos julgamentos em tribunal de família, em "Tribunal 3H"; e "The Story Won't Die" sobre artistas sírios que trabalham no exílio, na Europa.