Cartaz de cinema

Documentário sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes filmado em Buenos Aires

Publicado em 15 Nov. 2016 às 16:46, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores, Cinema da América-Latina)

Documentário sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes filmado em Buenos Aires

Aristides Sousa Mendes, um dos quatro portugueses declarado "Justo entre as nações" por ter salvado milhares de pessoas perseguidas pelos nazis durante o holocausto, vai ser o tema de um documentário filmado em Buenos Aires.

Realizado por Victor Lopes, um argentino com nacionalidade portuguesa, "Aristides de Sousa Mendes: Um homem bom" tem estreia prevista para o fim do ano por altura da 17ª edição do Festival Internacional dos Direitos Humanos, que terá lugar na capital argentina e na cidade de Santiago del Estero, no norte do país.

Levar ao ecrã do público americano a história de Sousa Mendes é um dos objetivos do realizador com uma equipa formada nas escolas argentinas de cinema. Com os atores Melissa Zwanck e Nahuel Vec, Lopes pretende dar o seu contributo para a divulgação da história de Aristides.  

Consul na cidade de Bordéus, em 1940, Sousa Mendes assinou perto de 30 mil vistos em apenas sete dias, permitindo que homens, mulheres e crianças, incluindo muitos de origem judia, pudessem fugir dos nazis que avançavam pela França. Esses salvos-condutos, abriram-lhes caminho para o porto de Lisboa e para uma vida nova, longe do terror do Holocausto.

"Aristides era um homem como qualquer outro" diz Lopes sobre o consul português em Bordéus, "num desses cruzamentos que nos sabe pôr a vida, não reagiu como a maioria".

Ao desobedecer às ordens do ditador António de Oliveira Salazar, o cônsul traçou também o seu destino. Chamado a Portugal, foi punido disciplinarmente e viu a sua carreira diplomática arruinada.