Cartaz de cinema

Documentário na RTP2 conta a história de um almoço à beira do abismo

Publicado em 29 Mar. 2017 às 12:15, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

Documentário na RTP2 conta a história de um almoço à beira do abismo

Em "Men at Lunch", o realizador Seán Ó Cualáin conta a história de um almoço no topo de um arranha-céus, a icónica fotografia tirada durante a construção do Rockfeller Building, em Nova Iorque. Uma imagem de onze operários durante a pausa para a refeição, sentados ao longo de uma viga de aço, tendo como fundo o passeio da 41st Street, o Central Park e o horizonte enevoado de Manhattan.

Desde a publicação da fotografia no New York Herald Tribune, a 2 de outubro de 1932, que as identidades dos homens que nela aparecem têm sido um mistério. Muitos dos que ficaram fascinados pela imagem têm partilhado a convicção de que um dos trabalhadores é um parente distante. Outros, chegaram a questionar a sua autenticidade. Até a identidade do autor, Charles C. Ebbets, foi alvo de controvérsia e só teve confirmação em 2013.

O documentário "Men at Lunch", exibido pela primeira vez durante a edição 2012 do festival de cinema de Toronto, no Canadá, centra-se na missão de saber quem eram aqueles que aparecem na fotografia.

Após aceder aos vastos arquivos fotográficos do Rockefeller Center e da Iron Mountain (empresa privada de gestão de arquivos e informação), Ó Cualáin seguiu pistas com a minuciosa e meticulosa precisão de um detetive. Localizou o negativo original e reconstruiu a fotografia como uma projeção digital, com atores recriando as poses e permitindo, dessa forma, que os detalhes da imagem fossem estudados de todos os ângulos e perspectivas possíveis. Por fim, após entrevistas com arquivistas, fotógrafos e historiadores, acaba por reunir provas convincentes sobre as raízes de alguns dos sujeitos na foto.

"Men at Lunch" vai para o ar na quinta-feira 30 de março, às 23h00, na RTP2.