Cartaz de cinema

Documentário "John Ford, o Homem que Inventou a América" na RTP2

Publicado em 17 Set. 2019 às 14:02, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

Documentário "John Ford, o Homem que Inventou a América" na RTP2

Jean-Christophe Klotz segue os passos do cineasta que ajudou a criar a lenda do oeste americano.

John Ford ainda é o realizador mais vezes premiado com um Oscar na história do cinema e ajudou a criar a lenda do oeste americano. Nascido em 1894, teve uma carreira que durou mais de cinquenta anos e que, até à sua morte em 1973, resultou em perto de 150 filmes, incluindo "A Cavalgada Heroica" (1939), "As Vinhas da Ira" (1940), "A Batalha de Midway" (1942), "O Homem que Matou Liberty Valance" (1962), ou "O Grande Combate" (1964).

O cinema de Ford deu vida aos mitos e heróis que fundaram a América, mas também aos seus sonhos e desilusões. Captou a alma americana e ajudou a forjar a lenda da nação.

Ao dar rosto aos deserdados da América, cowboys justiceiros e minorias perseguidas, foi capaz de revelar, como ninguém, as grandes clivagens que estruturam a sociedade americana.

No seu documentário, o francês Jean-Christophe Klotz refaz os passos do cineasta, num momento em que os Estados Unidos vivem uma crise política sem precedentes. O que resta das grandes lutas ideológicas presentes nos filmes de Ford?

Através de filmagens realizadas nos cenários icónicos dos seus filmes, do testemunho de historiadores de cinema e cineastas contemporâneos, "John Ford, o Homem que Inventou a América" explora a ligação entre a sua obra e o tumulto que a América hoje atravessa.

Vai para o ar terça-feira, 17 de setembro, às 23h45, na RTP2.