Cartaz de cinema

Documentário "Isabel II e Portugal" em estreia na RTP1

Publicado em 28 Mai. 2022 às 10:50, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Documentário "Isabel II e Portugal" em estreia na RTP1

O Jubileu da monarca britânica é assinalado no canal público de televisão com um documentário sobre as suas duas visitas oficiais a Portugal.

A RTP marca a semana das celebrações dos 70 anos do reinado de Isabel II com "Isabel II e Portugal", um documentário da autoria da jornalista Alberta Marques Fernandes, com o repórter de imagem Rui Rodrigues e o editor de imagem José Rui Rodrigues.

Feito a partir de imagens raras e testemunhos inéditos sobre as relações entre a soberana inglesa e o nosso país, o documentário inclui relatos de quem acompanhou estes eventos, do atual Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a Ana Gomes, ou António Horta Osório, ao lado de depoimentos de cidadãos anónimos.

Portugal recebeu a visita da Rainha Isabel II em dois momentos marcantes para o país. Na primeira, entre 18 e 23 de fevereiro de 1957, a rainha de Inglaterra estava no trono há apenas cinco anos.

A operação criada por Salazar para receber a monarca e o marido Filipe, Duque de Edimburgo, terá custado uma fortuna aos cofres do Estado. Tudo para reforçar os laços diplomáticos com o antigo aliado - relação datada do século XIV - numa época, dois anos após a entrada de Portugal nas Nações Unidas, em que a ditadura do Estado Novo enfrentava críticas cada vez mais fortes à sua política colonial.

Chegada encenada a Lisboa a bordo do iate Britannia - com passagem por um bergantim a remos do século XVIII - o casal real desembarcou no Cais das Colunas onde foi recebido pelo Marechal Craveiro Lopes, então presidente da república, em farda de gala. Além da passagem pela capital, o programa incluiu visitas ao Porto, Setúbal, Alcobaça, Batalha e Nazaré. A imprensa delirou, o povo aplaudiu e Salazar ganhou um novo balão de oxigénio.

A segunda visita, em 1985, assinalou a entrada portuguesa na Comunidade Económica Europeia (CEE). Repetiu-se a encenação. Isabel e Filipe voltaram a entrar pelo Tejo a bordo do HMY Britannia. No entanto, desta vez é Ramalho Eanes o presidente que lhes dá as boas-vindas e Mário Soares o primeiro-ministro de um regime democrático que procura estabilidade política e melhoria económica.

Comemora-se o 6.º centenário do Tratado de Windsor. Inaugura-se um busto de Eduardo VII na Estufa Fria, a chefe de estado britânica ouve Carlos Paredes no Teatro Dona Maria II em Lisboa e cante alentejano em Évora. Passa ainda pelo Porto no último dia da visita oficial de quatro dias.

Tudo para recordar em "Isabel II e Portugal", a emitir na segunda-feira, 30 de maio, depois do Telejornal na RTP1.