Cartaz de cinema

Documentário em três partes sobre Barack Obama estreia a 4 de agosto da HBO

Publicado em 28 Jul. 2021 às 08:00, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Documentário em três partes sobre Barack Obama estreia a 4 de agosto da HBO

A minissérie narra o percurso de um presidente e os desafios para construir uma América mais inclusiva.

A HBO Portugal estreia a 4 de agosto o documentário de três partes "Obama: In Pursuit Of a More Perfect Union", uma narrrativa do percurso pessoal e político do presidente Barack Obama.

Intercalando conversas de colegas, amigos e críticos com os seus próprios discursos e entrevistas, o documentário começa com a infância de Obama e conduz-nos pela visão da vida como filho de uma mãe caucasiana do Kansas e de um pai africano, pela sua formação espiritual numa geração de líderes negros e na esperança por uma América mais inclusiva.

Através da história de um homem eternamente ligado à história de um país, "Obama: In Pursuit Of a More Perfect Union", anuncia-se como uma reflexão sobre o passado e presente da identidade nacional da América.

Realizado pelo vencedor do Emmy, Peter Kunhard, "Obama: In Pursuit Of a More Perfect Union" recorre à clareza da perspetiva dos últimos quatro anos para mostrar uma imagem coesa da América sob o mandato do seu primeiro presidente afro-americano. A presidência de Obama é apresentada como um caso único na história da América, que foi, ao mesmo tempo, um passo histórico para o país, mas expôs também a necessidade de abordar desafios enraizados em torno de questões de justiça racial e do passado do país.

O documentário inclui contexto, comentários e críticas de um amplo conjunto de participantes, incluindo a escritora Jelani Cobb; o representante John Lewis; o consultor político David Axelrod; o Reverendo Alvin Love; o escritor Michael Eric Dyson; a jornalista Laura Washington; o Reverendo Jeremiah Wright; a jornalista Michele Norris; o editor da revista New Yorker, David Remnick; o Reverendo Al Sharpton; o professor Cornel West; o político Jesse Jackson; o escritor Ta-Nehisi Coates; Sherlyn Ifill, da NAACP; a assessora política Valerie Jarrett; o professor Henry Louis Gates Jr.; o ator Keegan-Michael Key; a ex-funcionária do governo Shirley Sherrod; o jornalista David Maraniss; o professor Ken Mack; o realizador Jon Favreau; o conselheiro Broderick Johnson e o representante Bobby Rush.

A primeira parte foca-se na educação dada pela mãe de Barrack e pelos seus avós maternos, na educação primária no Havai e na  formação na Universidade de Columbia e na Faculdade de Direito de Harvard. Através de entrevistas de arquivo, Obama reflete sobre o impacto de ter um pai africano distante, o seu crescimento multirracial e a evolução do relacionamento com a comunidade afro-americana em Chicago, onde trabalhou como organizador comunitário em igrejas afro-americanas.

A segunda parte leva-nos desde a candidatura presidencial de Obama à eleição para a Casa Branca, em novembro de 2008, explorando os obstáculos e sucessos ao longo da campanha. Com constante pressão para definir a sua identidade segundo linhas raciais e frustrado pelo que interpretou como uma distração a outras questões importantes, Obama fez o seu "discurso racial", em março de 2008, uma defesa determinada da Constituição dos EUA e um apelo para se olhar além do "impasse racial", de forma a promover a prosperidade e a união.

A terceira parte leva-nos aos anos de Obama na Casa Branca e aos obstáculos que enfrentou ao tentar aprovar legislação num Congresso dividido. Obama finalmente conseguiu aprovar o Affordable Care Act, mas a divisão tornou-se cada vez maior no Congresso. Enquanto a nação enfrentava um período de maior consciência sobre a brutalidade policial contra os afro-americanos e a fervorosa batalha partidária pelo controlo de armas, os críticos acusaram-no e à sua administração de não fazerem o suficiente para conduzir uma conversa sobre raça e o presidente segue em frente com políticas que colocam foco na justiça racial e no seu fortalecimento.

Trailer "Obama: In Pursuit Of a More Perfect Union"