Cartaz de cinema

Documentário "A Lista" em estreia na RTP2

Publicado em 8 Mai. 2020 às 11:28, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Documentário "A Lista" em estreia na RTP2

O documentário relata a história de Kirk Johnson, um jovem que lutou para salvar os iraquianos que viram as vidas em risco por terem trabalhado para os norte-americanos na ajuda à reconstrução do Iraque.

Depois de ter liderado equipas de reconstrução em Bagdade e Faluja, aos 26 anos Kirk Johnson regressou a casa para descobrir que muitos dos seus amigos e camaradas iraquianos estavam a ser identificados como "colaboradores do inimigo". Olhados como traidores, os seus destinos estavam selados. Eram sistematicamente perseguidos, raptados, mortos, ou forçados a uma vida de fugitivos por milícias radicais.

Frustrado por uma burocracia governamental estagnada que falhou na proteção destas pessoas, Kirk começou a reunir uma lista dos colaboradores iraquianos e a trabalhar com uma equipa de advogados para os ajudar a encontrar refúgio e uma nova vida.

Movido por um sentido de honra e responsabilidade moral, Kirk ergueu-se para resgatar uma nação que traiu largamente os seus aliados iraquianos.

Trailer "A Lista"

Filmado ao longo de quatro anos no Iraque, Síria, Jordânia, Egito e Estados Unidos, "A Lista" estreia quarta-feira, 13 de maio, às 23h15, na RTP2.