Cartaz de cinema

Documentário "A Extinção do Bacalhau" no Discovery Channel

Publicado em 10 Set. 2017 às 18:38, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Documentário "A Extinção do Bacalhau" no Discovery Channel

O programa "A Extinção do Bacalhau" revela a crise política e social provocada pelas alterações climáticas e os abusos cometidos pelos seres humanos em Nova Inglaterra, na região noroeste dos Estados Unidos.

Com uma identidade cultural bem definida, herdada dos primeiros colonos britânicos, a Nova Inglaterra tem no bacalhau um dos manjares favoritos dos habitantes, um hábito que persiste desde a época prévia à revolução americana. Mas nos últimos tempos, a pesca no golfo do Maine, uma enorme fonte de sustento para várias gerações da zona, passou a estar ameaçada, levando à ruína o comércio mais lucrativo da região.

As localidades que baseavam a sua subsistência nesta espécie estão a ficar desertas enquanto os poucos que ficam pedem às autoridades ajuda para poderem continuar nesta actividade.

'A extinção do Bacalhau', estreia a 17 de setembro, às 22 horas, para mostrar o desaparecimento do 'fiel amigo' na Nova Inglaterra, devido à pesca excessiva e às mudanças climáticas e revelar as medidas que cientistas e políticos estão a pôr em marcha para restabelecer a espécie na região.

Entre as principais causas do desaparecimento do bacalhau está o aumento da temperatura da água - a espécie prospera em águas frias - e a pesca excessiva. Investigadores marinhos asseguram que, neste momento, a população de bacalhau é de apenas 3, ou 4% do habitual nas águas da zona.

Como resultado, depois de proibirem a pesca do bacalhau no Golfo do Maine, as autoridades federais têm aplicado duras medidas restritivas de forma a recuperar a população. Medidas que têm prejudicado, e muito, as famílias de pescadores que tradicionalmente vivam da pesca, colocando a comunidade em rota de colisão com cientistas, reguladores e o governo federal.

"A Extinção do Bacalhau' estreia domingo 17 de setembro, às 22 horas, no Discovery Channel.