Cartaz de cinema

Doclisboa no Museu do Oriente com sessões gratuitas aos domingos

Publicado em 23 Jul. 2022 às 11:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Doclisboa no Museu do Oriente com sessões gratuitas aos domingos

Quatro filmes com a música como fio condutor serão apresentados todos os domingos, às 18h00, no Museu do Oriente.

O Doclisboa regressa ao Museu do Oriente em agosto, com quatro filmes ligados pela música. Todos os domingos, dias 7, 14, 21 e 28, às 18h00. As sessões têm entrada gratuita.

A seleção começa por uma viagem no noroeste da Índia, com "Junun", de Paul Thomas Anderson, filmado no Rajastão, uma das maiores regiões da Índia. Conta a história do álbum homónimo do guitarrista e teclista dos Radiohead, Jonny Greenwood, o produtor da banda britânica, Nigel Godrich, do compositor israelita Shye Ben Tzur e dos Rajasthan Express, uma orquestra indiana. O álbum mistura sonoridades de música tradicional de várias regiões, com letras escritas em hebreu e em vários dialetos indianos.

 

Na sessão de 14 de Agosto, "Bamseom Pirates Seoul Inferno", de Jung Yoon-suk, acompanha dois jovens músicos coreanos que lançam um desafio ao sistema e às autoridades, com a sua paixão inabalável por música. A banda Bamseom Pirates é criada com a intenção de dar à sociedade sul-coreana a música que ela merece, resultando numa mistura entre grindcore punk, black metal, free jazz, Rammstein de baixo orçamento e arte performática.

 

A Turquia é o próximo destino, a 21 de Agosto, com "Anatolian Trip", de Deniz Tortum e Can Eskinazi. Inspirados pelo Anatolian Rock dos anos 1970, um grupo de amigos forma uma banda e parte numa carrinha, começando uma longa viagem por um país dividido entre progresso e tradição.

 

Em "12 and 24", no dia 28, o realizador Kim Namsuk constrói um retrato do seu amigo Xin Seha, músico independente na Coreia do Sul, que entre a ascensão da sua carreira e a doença da mãe, encara a dor e a perda através da sua voz.