Cartaz de cinema

Doclisboa comemora 20 anos com edição dedicada a Godard

Publicado em 14 Set. 2022 às 12:04, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Doclisboa comemora 20 anos com edição dedicada a Godard

O festival decorre entre 6 e 16 de Outubro repartido por várias salas em Lisboa.

O Doclisboa apresentou ontem em conferência de imprensa a programação completa da edição do 20.º aniversário do festival. Entre 6 e 16 de Outubro, 281 filmes, com 47 estreias mundiais e 28 estreias internacionais, serão mostrados nas salas habituais do festival – Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal e Museu do Aljube.

Uma edição dedicada a Jean-Luc Godard com 24 filmes nas duas principais secções competitivas, internacional e nacional.

Filmes da competição internacional

In Fields of Words: Conversations with Samar Yazbek

Al-Sahel al-Mumtani'e Rania Stephan

2022 /Líbano /68 min

Poderão o cinema e a literatura expressar justamente a tragédia da guerra? Em conversa com a escritora síria exilada Samar Yazbek, o filme conjuga vários elementos visuais e sonoros para encarar a violência do mundo.

Una zona ajardinada demasiado tranquila para mí

Alejandro Vázquez San Miguel

2022 /Espanha /145 min

A memória impede o descanso e uma mulher prestes a morrer tira partido do cinema para contar a sua história (inseparável da Espanha de Franco).

Moto

Gastón Sahajdacny

2022 /Argentina /66 min

Da periferia para a baixa da cidade, Mariano atravessa Córdova na sua mota. Conduz e passeia com Constanza, explorando a cidade. Uma lei recente permite detenções discriminatórias. Entre manifestações e feiras, estabelecem uma ligação emocional.

100 Ways to Cross the Border

Amber Bemak

2022 /Estados Unidos, México /84 min

Documentário auto-reflexivo sobre os 40 anos de carreira do artista performativo mexicano/chicano Guillermo Gómez-Peña e a sua trupe La Pocha Nostra, cuja prática e trabalho artísticos radicais desafiam e "tornam queer" as fronteiras geopolíticas e culturais.

Elfriede Jelinek – Die Sprache von der Leine lassen

Claudia Müller

2022 /Alemanha, Áustria /97 min

Criança prodígio, autora escandalosa, traidora da pátria, feminista, amante de moda, comunista, terrorista da linguagem, rebelde, artista vulnerável. Um filme sobre Elfriede Jelinek, que, em 2004, foi a primeira austríaca a receber o Nobel da Literatura.

Almost a Kiss

Camille Degeye

2022 /França /30 min

Uma jovem atravessa uma cidade de província sob confinamento e os seus arredores com uma mochila às costas. Chegada ao destino, aguarda-a um estranho protocolo matinal. Rodado em 16mm e com música dos Throbbing Gristle, o filme espelha a dor e a solidão.

Se Yoshimasu Gozo x Kukangendai

Shichiri Kei

2022 /Japão /63 min

Performance de poesia por Gōzō Yoshimasu em 2019. Enquanto ele arranha um poema e canaliza a energia para o desenho, a banda de vanguarda Kukan Gendai esculpe formas sonoras. Um universo inteiro ganha importância por meio de uma competição entre voz e música.

Svidanie v Minske (A Date in Minsk)

Nikita Lavretski

2022 /Belarus /88 min

Nikita e Volha mantêm uma relação disfuncional há oito anos. Interpretam um Nikita e uma Volha ficcionais que acabam de se conhecer. Poderá algo começar de novo no fim da história? Uma reflexão agridoce sobre a Bielorrússia magistralmente filmada num plano sequência.

Ya Videl (I Saw)

Vadim Kostrov

2022 /Rússia /29 min

Nizhny Tagil, Setembro de 2021. Dois músicos encontram-se para compor a canção Ya Videl. O filme é uma memória, um gesto que, contra todas as expectativas, nos lembra a verdadeira força e beleza da criação artística, uma tentativa órfica de olhar para trás.

Une si longue marche

Dominique Loreau

2022 /Bélgica /62 min

O filme acompanha a migração repleta de perigos dos caranguejos chineses, importados da China por acaso no início do século XX. Uma parábola poética moderna, uma metáfora existencial e slapstick, mostrando o mundo "pelo olhar de um animal".

C'est la fête

Léo Liotard

2022 /Bélgica /69 min

"Filmei os meus amigos entre 1995 e 2000. Tínhamos dezasseis anos, vinte, era uma festa." O realizador revisita arquivos da sua juventude. Estas imagens de vídeo granuladas contêm o universo inteiro das sombras. Tempo recuperado, a eternidade está no cinema.

Pierre Guyotat, le don de soi

Jacques Kébadian

2022 /França /111 min

Pierre Guyotat em casa, entre 2002 e 2009. Cenas da vida de um escritor. Um cinema atento dá-nos um vislumbre da intimidade do seu trabalho. O protagonista é o próprio texto, seja como contemplação da história, memórias pessoais ou ditado hipnótico.

 

Filmes da competição portuguesa

Luana

Maria Simões, Tiago Melo Bento

2022 /Portugal, Uruguai /17 min

Em Cabo Polónio, no Uruguai, Luana é uma das poucas crianças de uma comunidade que vive isolada, sem água, luz eléctrica ou acesso fácil. É através do seu olhar que descobrimos um movimento colectivo que experimenta ainda uma utopia social.

Face-s-ar pământul cer (May the Earth Become the Sky)

Ana Vîjdea

2022 /Bélgica, Hungria, Portugal, Romênia /15 min

Maria tem 48 anos e está encurralada entre um mundo guiado pelo ascetismo e outro alimentado pela necessidade de restabelecer a ligação com os dois filhos. Planos elaborados e som minimalista dão um vislumbre da sua vida quotidiana, pensamentos e emoções.

A Ilha

Mónica de Miranda

2022 /Portugal /38 min

Após 500 anos de presença africana em Portugal, os negros refugiam-se na criação utópica de A Ilha. Um lugar situado no espaço entre a ficção e a realidade, onde se pode reescrever histórias e pensar futuros através das personagens e seus percursos.

Vexations

Leonardo Mouramateus

2022 /Portugal /23 min

O coreógrafo português João Fiadeiro organiza um arquivo com mais de 30 anos que cruza o seu trabalho em dança com a história do estúdio que está prestes a desocupar.

Terra que marca

Raul Domingues

2022 /Portugal /66 min

Conta-se que, em tempos, vieram dois malfeitores cumprir a pena de tomar conta desta terra desabitada. A sentença passou de geração em geração e foi herdada pelos homens que a trabalham. Uma mulher descalça ajeita a terra e é surpreendida por uma folha.

Silêncios

César Pedro

2022 /Angola, Portugal /25 min

Uíge, Angola. No interior de um seminário católico português, experimentam-se formas diferentes de silêncio. Um lugar habitado por múltiplas sonoridades e imagens que vagueiam da natureza e meditação até impressões coloniais.

A Casa da Rosa

Rosa Coutinho Cabral

2022 /Portugal /87 min

A cineasta filma os últimos momentos antes de ser despejada da casa em que vive há muitos anos. A câmara serve de guia neste processo de luto, construindo um arquivo da casa, do bairro, das pessoas que ali viveram ou das que visitam.

Memória

Welket Bungué

2022 /Brasil, Guiné Bissau, Portugal /19 min

Um filme moldado pelo misticismo, a poética da simultaneidade e a voz de resistência e reflexão em Amílcar Cabral.

La Visita y Un Jardín secreto

Irene M. Borrego

2022 /Espanha, Portugal /64 min

Pouco se sabe sobre Isabel Santaló, pintora dos anos 1950 e 1960 que agora vive na periferia de Madrid. Às vezes, aparecem visitantes em casa. Um filme sobre memória e esquecimento, sobre arte e processo criativo, sobre o que é ser mulher e artista.

A Morte de uma Cidade

João Rosas

2022 /Portugal /116 min

No centro de Lisboa, o edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa, o realizador retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham.

Ultimate Bliss

Miguel de Jesus

2022 /Austrália, Portugal /14 min

"Querida Marisa, estamos, agora, a um planeta inteiro de distância. Precisamente 17900 quilómetros. Neste limiar do paraíso, só posso fazer uma coisa. Esperar. E a suprema felicidade irá, por fim, encontrar-nos, querida." Um filme-diário e um exercício de memória acerca de um futuro tão remoto quanto selvagem.

Olho Animal

Maxime Martinot

2022 /França, Portugal /81 min

Esta é a história de um cão cineasta. Em viagem entre a Bretanha e Lisboa, o protagonista e a sua produtora imaginam um filme que se afastaria do cinema feito por e para humanos em busca do olhar animal.

 

Secções transversais

Entre os 29 filmes da secção Heart Beat, que traz novas abordagens ao universo artístico estarão Alexandre O. Philippe que monta a relação entre a obra cinematográfica de David Lynch a partir do universo de "O Feiticeiro de Oz" em "Lynch/Oz".

"Godard Cinema", de Cyril Leuthy, redescobe o mestre da Nouvelle Vague e a renovação constante da sua arte.

O cineasta e actor francês Mathieu Amalric estará em Lisboa para apresentar a sua trilogia sobre o músico de jazz (e seu amigo) John Zorn.

Cinco filmes portugueses fazem estreia mundial no festival: Catarina Alves Costa traça o retrato de Margot Dias (1908-2001), realizadora e antropóloga alemã, João Pedro Moreira leva-nos pelos processos criativos de Rui Reininho em "A Viagem do Rei", Diogo Varela Silva retrata a vida e obra de "João Ayres - Pintor Independente" e Patrick Mendes filma o 40º aniversário dos Mata-Ratos ao vivo no Octógono - Fundão.

Na antecipação da série "Cinekomix!!!", realizada por Edgar Pêra, que explora a relação entre o cinema e a banda desenhada, o Doclisboa apresenta três episódios sobre três autores de renome internacional - Neil Gaiman, José Carlos Fernandes e Tommi Musturi.

A secção Terra à Lua apresenta a cópia restaurada de "Earth", de Olexander Dovzhenko, em conjunto com um filme produzido já no contexto actual da Ucrânia.

Sergei Loznitsa, volta a marcar presença com o retrato do antigo presidente lituano Vytautas Landsbergis, em "Mr Landsbergis".

Alon Schwarz percorre as memórias e feridas da desaparecida vila palestina de Tantura.

A teoria de conspiração sobre a morte de John F. Kennedy torna-se cada vez mais real com as novas provas apresentadas por Oliver Stone em "JFK Revisited: Through the Looking Glass".

Frederick Wiseman mergulha na intimidade da relação conturbada de Lev e Sofia Tolstói, em "Un Couple", e Sébastien Lifshitz presta uma comovente homenagem à comunidade queer que, nos anos 60, encontrava refúgio na Casa Susanna. Em "Artistic Differences: Colectivo Cine Mujer", o Doclisboa, em parceria com o UnionDocs e Artistic Differences, exibe quatro restauros de curtas de cineastas deste colectivo mexicano dos anos 70 e 80, pioneiro na articulação de um cinema abertamente feminista.

A secção Riscos volta a expandir as fronteiras do cinema, com Éric Baudelaire e Ana Carolina como realizadores convidados desta edição.

O cinema de Želimir Žilnik, alvo de uma retrospectiva em 2017, regressa ao festival com a exibição de quatro curtas outrora consideradas perdidas.

Laurent Achard filma Patricia Mazuy na construção do seu filme "Saturn Bowling" e Peter von Bagh revela o fascinante cinema do finlandês Mikko Niskanen, cujo filme "Eight Deadly Shots" pode finalmente ser visto, graças aos esforços de recuperação e restauro de von Bagh e de Martin Scorsese.