Cartaz de cinema

Doclisboa 2019 revela filmes de abertura e encerramento

Publicado em 11 Set. 2019 às 17:02, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

Doclisboa 2019 revela filmes de abertura e encerramento

A 17ª edição do festival dedicado ao cinema documental decorre de 17 a 27 de Outubro.

Da Galiza até às estradas de Portugal. A 17ª edição do Doclisboa, que decorre de 17 a 27 de Outubro, terá como sessão de abertura o filme "Longa Noite", de Eloy Enciso. Na sessão de encerramento, terá lugar a antestreia nacional de "Technoboss", de João Nicolau (filme que estreará nas salas portuguesas a 7 de Novembro).

Após a participação na Competição Internacional da edição de 2012 do Doclisboa, com o filme "Arraianos", tal como uma participação enquanto elemento do júri do festival, em 2015 e 2017, Eloy Enciso regressa ao Doclisboa com "Longa Noite", filme que estreou na Competição Internacional do festival de Locarno, tendo marcado presença no TIFF e com paragens futuras já anunciadas na Viennale e no New York Film Festival deste ano.

É o regresso de Anxo (interpretado pelo artista Misha Bies Golas) à sua vila natal, no meio rural galego. Vozes e memórias ecoam e acompanham os passos tomados por Anxo, num caminho marcado pelo peso da escuridão da noite, pautado por pensamentos, encontros e conversas casuais. Um filme inspirado em cartas, peças e memórias do regime franquista, que conduz a uma reflexão essencial sobre a sociedade espanhola pós-Guerra Civil e sobre a sociedade contemporânea.

"Technoboss" apresenta Luís Rovisco (interpretado por Miguel Lobo Antunes), sexagenário divorciado, que, perto da reforma enquanto director comercial da empresa SegurVale, é levado ao Hotel Almadrava, onde se reencontra com uma antiga paixão: Lucinda (interpretada por Luísa Cruz). Um momento que inicia uma forte mudança na vida de Luís Rovisco, que acompanhamos num filme onde o road-movie e o género musical se cruzam, onde a linha que separa a ficção da realidade se torna ténue.