Publicado em 23 Mar. 2014 às 12:17, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano)
O bom desempenho nas bilheteiras norte-americanas assegurou luz verde para o segundo filme baseado nos livros de Veronica Roth.
As previsões de box office para "Divergente" dão conta de um primeiro fim de semana perto dos 60 milhões de dólares de receita bruta, só na América do Norte, O sucesso levou a Lionsgate a confirmar oficialmente a produção do segundo filme que terá o título "Insurgente". Caso se confirmem os números avançados, "Divergente" terá conseguido a segunda maior estreia do ano, nos EUA e Canadá, atrás dos 69 milhões de "O Filme Lego".
A estreia da sequela está marcada para março de 2015. Robert Schwentke (RIPD-Agentes do Outro Mundo) substituirá Neil Burger na realização do argumento escrito por Brian Duffield e Akiva Goldsman a partir do best-seller de Veronica Roth. Se tudo correr bem, em 2016 surgirá nos cinemas "Allegiant", o derradeiro capítulo da trilogia.
O bom desempenho de "Divergente" é vital para manter a saúde financeira do pequeno estúdio que nasceu da junção das mini-majors, Lionsgate e Summit. Nos últimos anos, os êxitos comerciais de "Twilight" e "The Hunger Games" deram um precioso balão de oxigénio à empresa que pôde passar a competir de modo mais igual com os seis grandes conglomerados que dominam a produção e distribuição cinematográfica mundial (Disney, Sony, Universal, Paramount, Warner Bros. e Fox).
Mas a série de filmes baseados nos livros de Stephenie Meyer terminaram em 2012 e o desfecho de "The Hunger Games" chega no final do próximo ano.
Além disso, multiplicaram-se as tentativas falhadas de criar novas séries de sucesso na área da fantasia juvenil: a Open Road Films com "Nómada" (outra obra de Stephenie Meyer); a Sony Pictures com "The Mortal Instruments"; a Fox com "Percy Jackson"; a Warner Bros. com "Beautiful Creatures"; a própria "Lionsgate com "Ender's Game", todas estas apostas terminaram em desastre, junto da crítica e do público.
"Divergente", com Shailene Woodley, conta a história de Tris, uma jovem heroína que vive num mundo futuro, numa sociedade dividida em facções com base na personalidade de cada um.
"Divergente" estreia em Portugal a 3 de abril.