Cartaz de cinema

Divas, Máfia e Moretti: começa a 14.ª Festa do Cinema Italiano

Publicado em 31 Out. 2021 às 12:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

Divas, Máfia e Moretti: começa a 14.ª Festa do Cinema Italiano

A mostra anual de cinema italiano regressa a partir de 2 novembro. Começa por várias salas em Lisboa e Coimbra e estende-se ao resto do país.

A Festa do Cinema Italiano 2021 arranca, num primeiro momento, entre 2 e 10 de novembro, centrada em Lisboa, mas com sessões também em Coimbra, para continuar noutras cidade durante as semanas seguintes.

Em antestreia portuguesa, o filme mais recente de Nanni Moretti, "Tre Piani" (Três Andares) abre o festival a 2 de novembro, em Lisboa, no Cinema São Jorge, após ter sido apresentado na seleção oficial do último festival de Cannes.

A sessão de encerramento da Festa realiza-se a 10 de novembro, em Lisboa, e tem a particularidade de ser também a sessão de abertura do Olhares do Mediterrâneo |- Women's Film Festival. Os dois festivais juntam-se por uma noite, no Cinema São Jorge, para apresentar o filme "Le Sorelle Macaluso" (As Irmãs Macaluso), terceira longa-metragem da dramaturga Emma Dante, que conta a história de cinco irmãs e como o tempo atravessa as suas relações e a forma como vivem.

No que a antestreias diz respeito, chega a Portugal o Prémio do júri no passado festival de Veneza, "La mafia non è più quella di una volta" (Era uma Vez a Máfia), de Franco Maresco, divertido e surreal retrato da vida de Palermo através das histórias de quem luta ou de quem convive com as organizações criminosas desta cidade.

Também do festival de Veneza chega a comédia, "I predatori" (Os Predadores), realizado e protagonizado por Pietro Castellitto, filho do mítico ator e realizador italiano, Sergio Castellitto, que também terá um filme nesta edição. O filme conta a história de duas famílias que apesar de serem muito distintas na escala social, algo as une na caótica Roma.

Este ano, a Festa do Cinema Italiano dedica também espaço particular às grandes atrizes e intérpretes do cinema italiano através de retrospetiva "Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano", integrada na secção Amarcord, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. A retrospetiva será constituída por um ciclo com mais de 15 filmes que parte dos tempos do cinema mudo até os nossos dias. Oportunidade para ver em sala interpretações inesquecíveis de atrizes como Sophia Loren, Monica Vitti, Silvana Mangano, Claudia Cardinale, Alida Valli, ou Anna Magnani.

A 14ª edição da Festa é marcada pela forte presença feminina. Seja na fotografia, moda, ou música, o festival homenageia algumas das mulheres que marcaram a história italiana.

A fotógrafa Letizia Battaglia, nome incontornável da fotografia italiana e fotojornalista reconhecida pelo trabalho único em retratar a máfia italiana e a vida quotidiana siciliana estará presente no festival e será alvo de uma homenagem com uma exposição fotográfica "Mafia, Passione... Amore", juntamente com o fotógrafo Roberto Timperi. Igualmente, a fotógrafa estará na exibição do filme "Shooting the Mafia", de Kim Longinotto, um documentário dedicado à sua obra e à memória da história italiana e no filme "La mafia non è più quella di una volta" (Era Uma Vez A Máfia) de Franco Maresco, vencedor do Prémio do Júri na última edição do Festival de Veneza.

Também em foco a figura de Benedetta Barzini, ícone de moda nos anos 60 e musa de Andy Warhol, Salvador Dalí e Richard Avedon que se tornou feminista radical e activista pelos direitos das mulheres. Será exibido o documentário "La Scomparsa di Mia Madre", realizado pelo seu filho, Beniamino Barrese. Ambos estarão presentes no festival.

Outra apresentação importante é a de "The Rossellinis", de Alessandro Rossellini. Narrado na primeira pessoa pelo neto do mestre italiano Roberto Rossellini, o filme remonta ao passado para levantar questões íntimas e refletir sobre os diferentes papeis familiares que cada elemento possui.

A 14ª Festa do Cinema Italiano assinala ainda os 20 anos dos confrontos da Cimeira do G8 em Génova com uma mesa redonda com vários convidados e a projeção de filmes e documentários relacionados com a temática, nomeadamente, "Diaz - Don't Clean Up This Blood", de Daniele Vicari.

Era Uma Vez a Máfia / La mafia non è più quella di una volta (2019) 

Locais e datas

  • Lisboa, de 2 a 10 de novembro, no Cinema São Jorge (sessões de abertura e encerramento); Cinema Medeia Nimas, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa (restrospetiva Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano) e Culturgest.
  • Coimbra, de 2 a 4 de novembro, no Teatro Académico Gil Vicente
  • Beja (Pax Júlia Teatro Municipal), 3 a 5 de novembro
  • Setúbal (Auditório Charlot), 4 a 7 de novembro
  • Penafiel (Cinemas Cinemax), 4 a 7 de novembro
  • Cascais (Cinema da Villa), 4 a 7 de novembro
  • Porto (Cinema Trindade), 4 a 10 de novembro
  • Alverca (Teatro Estúdio Ildefonso Valério), 6 e 7 de novembro
  • Aveiro (Teatro Aveirense), 15 e 16 de novembro
  • Tomar (Cine-Teatro Paraíso), 18 a 25 de novembro
  • Almada (Auditório Fernando Lopes Graça), 23 a 26 de novembro
  • Leiria (Teatro Miguel Franco), 23 e 24 de novembro

Três Andares / Tre piani (2021)

Principais destaques da programação

Sessões de abertura e encerramento

Na sessão de abertura, é exibido, em antestreia, o mais recente filme de Nanni Moretti, "Três Andares", a 2 de novembro, em Lisboa, no Cinema São Jorge.

O encerramento é a 10 de novembro e fica a cargo de "As Irmãs Macaluso, terceira longa-metragem da dramaturga Emma Dante, que conta a história de cinco irmãs e como o tempo atravessa as suas relações e a forma como vivem.

Secção Panorama

Filmes inéditos em Portugal selecionados entre as mais recentes obras dos autores consagrados do cinema italiano.

Tre Piani de Nanni Moretti

2021, 119 minutos, drama

A história de três famílias que vivem num prédio de três andares num bairro de Roma. Durante 10 anos, as vidas de cada família são determinadas por eventos que obrigam os personagens a lidar com situações dolorosas e inconformáveis.

Le sorelle Macaluso, de Emma Dante

2020, 89 minutos, Drama

Cinco irmãs nascidas e criadas num apartamento no último andar de um prédio nos arredores de Palermo, vivem sem adultos por perto e ganham a vida a alugar pombos que criam no telhado do prédio. Uma tragédia vai mudá-las para sempre.

La mafia non è più quella di una volta, de Franco Maresco

2019, 98 minutos, Documentário

Por ocasião do aniversário do assassinato de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os famosos  juízes que entraram em guerra direta contra a máfia, o realizador Franco Maresco revisita, de forma sarcástica e grotesca, a memória histórica italiana e interroga-se sobre os ideais que ficaram até aos dias de hoje, especialmente em Sicília. Maresco é acompanhado pela famosa fotógrafa da máfia, Letizia Battaglia, uma artista amargurada pelas manipulações das comemorações por parte da classe política italiana.

Il materiale emotivo, de Sergio Castellitto

2021, 89 minutos, Comédia

Vincenzo dedica os dias à sua antiga livraria parisiense, uma pequena pérola no centro de uma praça em Paris, e à sua filha Albertine, confinada a uma cadeira de rodas e forçada a ficar em casa devido a um suposto acidente, que ocorreu alguns anos antes. A vida de Vincenzo corre de forma calma, entre o amor pela filha e o amor pelos livros, até Yolande, interpretada pela atriz franco-argentina Bérénice Bejo, irromper pela sua vida. Fascinado pela exuberância e pela força de Yolande, Vincenzo começa a redescobrir emoções há muito esquecidas.

Volevo nascondermi, de Giorgio Diritti

2020, 120 minutos, Drama

Considerado um dos mestres e protagonistas fundamentais da arte contemporânea internacional e da arte naïf, Antonio Ligabue viveu uma vida de reclusão, durante anos numa cabana à beira do rio, envolto em problemas físicos e psicológicos, sem nunca ceder à solidão, ao frio e à fome. O encontro com o escultor Renato Marino Mazzacurati é uma oportunidade para se aproximar da pintura, é o início de uma redenção na qual sente que a arte é o único meio de construir a sua identidade, a possibilidade real de ser reconhecido e de amar o mundo.

Padrenostro, de Claudio Noce

2020, 120 minutos, Drama

Roma, 1976. Valerio tem 10 anos e uma imaginação fértil. A sua vida fica abalada quando testemunha o atentado ao seu pai Alfonso, por parte de um grupo terrorista. Desde então, e apesar de o pai sobreviver ao ataque, o medo e a sensação de vulnerabilidade marcam dramaticamente os sentimentos de toda a família. Mas é justamente nesses dias difíceis que Valerio conhece Christian, um rapaz que parece ter surgido do nada e que mudará para sempre a sua vida.

Hammamet, de Gianni Amelio

2020, 126 minutos, Drama

O último ano da vida de Bettino Craxi, um dos mais controversos líderes italianos dos anos 80, condenado a 27 anos de prisão, num filme que retrata a hipocrisia da política italiana ao mesmo tempo que realça o lado mais humano de Craxi.

Cosa sarà, de Francesco Bruni

2020, 101 minutos, Drama, comédia

A vida de Bruno Salvati está em pausa. Os seus filmes nunca tiveram sucesso e os produtores temem pelo próximo projeto. Anna, de quem se separou recentemente, parece ter um namorado. Para os filhos Adele e Tito, é incapaz de ser o pai presente que gostaria de ser.  E subitamente, Bruno é diagnosticado com mielodisplasia. Na busca incessante por um dador compatível, o pai revelará um segredo do passado, que irá acender uma nova esperança em todos.

Odio l'estate, de Massimo Venier

2020, 110 minutos, Comédia

Aldo, Giovanni e Giacomo não se conhecem. Vivem as suas vidas separadamente. Um dia, encontram-se acidentalmente numa pequena ilha na costa italiana, porque, por engano, precisam de dividir a mesma casa que alugaram separadamente. O confronto é inevitável.

Come un gatto in tangenziale - Ritorno a Coccia di Morto, de Riccardo Milani

2021, 110 minutos, Comédia

Sequela da comédia "Como Come un gatto in tangenziale". No primeiro filme, Monica e Giovanni, uma intrépida ex-operadora de caixa de supermercado e um intelectual progressista com ligações políticas resolvem unir forças para impedir o namoro dos filhos. Passados três anos já não estão juntos, e por causa dos erros da sua irmã gémea cleptomaníaca, Monica é acusada e condenada. Ajudada por Giovanni, acaba por evitar uma condenação em troca de serviço comunitário na comunidade católica de San Basilio, onde irá conhecer Don Davide, um padre muito charmoso.

Tolo Tolo, de Checco Zalone

2020, 90 minutos, Comédia

Comédia satírica que marca a estreia do ator Checco Zalone na realização. Pela primeira vez no papel de realizador e argumentista (juntamente com Paolo Virzì), Checco Zalone volta ao grande ecrã com um novo estrondoso sucesso de bilheteira - uma sátira que não poupa ataques e piadas sociais. Desta vez, Checco é um jovem sonhador e empreendedor da Apúlia que depois do fracasso de todos os seus projectos decide iniciar uma nova aventura em África, para fugir ao fisco que está à sua procura. Oumar, um empregado com o sonho de tornar-se realizador e uma paixão por Itália que conheceu no cinema de Pasolini, será o seu aliado nesta aventura política - e cantada.

Welcome Venice, de Andrea Segre

2021, 100 minutos, Drama

Pietro e Alvise são os herdeiros de uma família de pescadores da Giudecca, a ilha mais famosa de Veneza. O impacto cada vez mais profundo do turismo global modificou a relação entre a cidade e os cidadãos, entre a vida pública e a vida privada. Apesar das adversidades e da solidão, Pietro gostaria de continuar a pescar os "moeche", os caranguejos típicos da zona, enquanto Alvise vê a casa de família na Giudecca como o ponto de partida ideal para recomeçar e juntar-se à elite imobiliária que passou a governar a cidade piscatória.

Secção competitiva

Dedicada às primeiras ou segundas obras de novos cineastas italianos.

Piccolo corpo, de Laura Samani

Itália, França, Eslovénia , 2021, 89 min, Drama

Uma pequena ilha no nordeste da Itália, no inverno do início de 1900. O bebé da jovem Ágata nasceu morto. Na tradição católica, uma criança que não respirou uma vez não pode ser batizada e a sua alma será condenada ao Limbo, sem nome e sem paz. Ágata ouve falar de um lugar nas montanhas, onde as crianças podem ser trazidas de volta à vida, durante o tempo de um fôlego. Com o pequeno corpo da sua filha escondido numa caixa empreende uma viagem onde conhece Lynx, um miúdo selvagem e solitário que se oferece para ajudá-la. Apesar da desconfiança inicial mútua, partem para uma aventura em que a coragem e a amizade permitirão que os dois cheguem perto de um milagre que parece impossível.

I predatori de Pietro Castellitto

Itália, 2020, 109 min, Drama, comédia

Esta é a história de duas famílias aparentemente incompatíveis: a Pavone e a Vismara. A primeira de burgueses e intelectuais, a outra de proletários e fascistas. Núcleos opostos compartilhando a mesma selva: Roma. Um incidente trivial fará com que os dois pólos colidam. E a loucura de um homem levará a um confronto que vai revelar que todos têm um segredo e ninguém é o que parece. E que somos todos predadores.

Magari, de Ginevra Elkann

Itália, 2019, 100 min, Drama

Alma, Jean e Sebastiano são três irmãos que vivem em Paris com a mãe Benedett, francesa, e uma fervorosa cristã ortodoxa, num ambiente seguro e confortável. De repente, vão passar alguns dias com o seu pai Carlo, um italiano mulherengo, guionista de pouco sucesso, e que não faz ideia de como cuidar de si mesmo. A situação é complicada mas apesar das dificuldades e das tensões diárias a pequena Alma continua a acreditar firmemente que um dia, talvez, a sua família possa voltar a ficar junta.

Nevia, de Nunzia De Stefano

Itália, 2019, 86 min, Drama

Nevia tem 17 anos e mora nos subúrbios de Nápoles com a irmã, a tia e a avó. É uma adolescente teimosa, determinada a querer muito mais do que aquilo que tem, mas é difícil ser uma adolescente num local onde apenas os homens fazem as regras e, aparentemente, não há outras opções senão sobreviver com pequenos trabalhos ilegais. Até que um dia, um circo chega à cidade, mudando a vida de Nevia e dando-lhe uma nova esperança.

Sole, de Carlo Sironi

Itália, 2019, 102 min, Drama

 Ermanno e Lena são dois estranhos. Lena veio da Polónia para Itália para vender a sua bebé. Ermanno, um jovem sem uma perspetiva de um futuro melhor, tem de fingir ser o pai para poder confiar a recém-nascida ao tio Fabio e à mulher. Como Lena rejeita o seu instinto maternal, Ermanno começa a assumir o seu papel como se fosse o pai de Sole. Inevitavelmente, os três experimentam a vida em família.

Explota, explota

Eventos Paralelos

Exposição de fotográfica "Mafia Passione… Amore", de Letizia Battaglia e Roberto Timperi

Uma exposição com fotografias de Letizia Battaglia e Roberto Timperi realizada como complemento do documentário Shooting the Mafia, de Kim Longinotto. Dois fotógrafos com experiências estéticas distintas que unem forças e expõem em conjunto o mundo que pretendem retratar. Letizia com as suas fotografias sobre Palermo, a máfia e a beleza. Roberto com as imagens que exteriorizam as suas pulsões interiores no confronto com os mais marginalizados, os vagabundos e os loucos. Entrada Livre.

Exposição Fotográfica "PHOTOCALL - Atrizes do Cinema Italiano", 5 de novembro / Sociedade Nacional de Belas Artes / 17h00

A acompanhar a retrospetiva Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano, a 14ª Festa do Cinema Italiano apresenta a exposição fotográfica PHOTOCALL - Atrizes do Cinema Italiano, realizada em colaboração com o Museu de Cinema de Turim. Atrizes do cinema italiano que marcaram ao longo de um século, o cinema italiano através dos seus corpos, os rostos e representação e que se tornaram famosas no mundo inteiro. Uma viagem pela memória coletiva que vai desde os ícones do cinema mudo às estrelas de hoje.

Cine-Jantar, 7, 8 e 9 de Novembro / Restaurante DaLuca

A gastronomia será, como habitualmente, um dos principais convidados da Festa do Cinema Italiano. Volta o famoso Cine-Jantar, o evento que dura três noites e que combina o cinema com o melhor da cozinha italiana. Este ano, o Cine-jantar é dedicado às trufas, especialmente trufa branca de Alba, à cozinha e aos vinhos da região de Piemonte no âmbito da projeção do filme The Truffle Hunters, de Gregory Kershaw e Michael Dweck, produzido por Luca Guadagnino. Em colaboração com o chef Luca Salvadori dos restaurantes Il Covo e DaLuca.

Festa Italo Disco - Tributo a Raffaella Carrà, 6 de Novembro / Fábrica do Pão - HUB Criativo do Beato / 21h30

Uma homenagem à diva italiana Raffaella Carrà, cantora, apresentadora e atriz italiana, intérprete de êxitos como "Que Dolor" e "Hay que venir al sur", com a exibição do filme "Explota, explota", de Nacho Álvarez, e a realização de uma festa temática com concertos e espetáculo burlesco. Entrada Livre.

 

A programação completa pode ser consultada no site do festival.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, do Luce Cinecittà e da Câmara Municipal de Lisboa.