Cartaz de cinema

Disney regressa às estreias exclusivas em cinema, crescimento do streaming abranda

Publicado em 13 Mai. 2021 às 22:11, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Norte-Americano, Box office)

Disney regressa às estreias exclusivas em cinema, crescimento do streaming abranda

A Disney apresentou esta quinta-feira os resultados do segundo trimestre com alguns dados importantes a serem partilhados pelo CEO Bob Chapek.

Os lançamentos em simultâneo no cinema e no streaming terminam a 12 de agosto com a estreia de "Free Guy", comédia de ação com Ryan Reynolds. O mesmo se passará com "Shang-chi e a Lenda dos Dez Anéis" a 2 de setembro.

Chapek justifica a alteração com aquilo que designa por "aumento de confiança por parte dos consumidores", algo indissociável do ritmo de vacinação que, nos meses próximos, deverá cobrir grande parte da população europeia, norte-americana e também nos principais mercados asiáticos, como China, Japão e Coreia do Sul

Certo é que a janela de exclusividade das salas não voltará ao que era antes da pandemia. Em vez dos 90 dias habituais, tudo indica que o novo standard da indústria serão os 45 dias, ou sete fins de semana.

Menos brilhantes são as notícias que chegam do lado do streaming. A Disney+ acrescentou apenas nove milhões de novos clientes desde o início de 2021, abaixo dos 15 milhões esperados pela empresa. O total de subscritores a nível mundial chega agora aos 103,6 milhões.

Os dados mais recentes da Netflix referem 207,6 milhões de clientes a nível global.