Cartaz de cinema

Disney muda nome ao velho estúdio 20th Century Fox

Publicado em 19 Jan. 2020 às 21:30, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Norte-Americano)

Disney muda nome ao velho estúdio 20th Century Fox

A mais recente aquisição da Walt Disney Company deixa de ter a palavra "Fox" no seu nome.

A Walt Disney Company prepara as primeiras alterações nas marcas da 21st Century Fox adquiridas em março de 2019 por 71,3 mil milhões de dólares.

O nome "Fox" vai deixar de constar nas designações das empresas, a começar pelo tradicional estúdio de cinema, a 20th Century Fox, rebaptizado apenas como 20th Century Studios, informa o Variety. A divisão de filmes mais especializados e de autor, até agora conhecida como Fox Searchlight, é rebatizada como Searchlight.

De acordo com a mesma fonte, a dúvida persiste sobre o que fazer com as companhias produtoras de televisão, a 20th Century Fox Television e a Fox 21 Television Studios.

A principal intenção será demarcar claramente as empresas adquiridas pela Disney dos restantes ativos que fazem parte da Fox Corporation, a nova empresa nascida após o negócio e que ainda pertence à família Murdoch, anteriores proprietários da 20th Century Fox - desde os anos 80  - e que inclui, entre outros, os canais Fox, Fox Sport e Fox News.

Nascida da união entre a Twentieth Century Pictures e a Fox Film Corporation, em 1935, a 20th Century Fox foi, até ao ano passado, uma das cinco empresas conhecidas como "majors" na poderosa indústria cinematográfica dos Estados Unidos. As restantes são a Disney (na atualidade, de longe a mais poderosa), a Paramount, a Universal, a Sony Pictures (antiga Columbia Pictures) e a Warner Bros.