Cartaz de cinema

Disney desconfia do verão e manda "Black Widow" e "Cruela" para o streaming

Publicado em 23 Mar. 2021 às 19:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Estreias, Box office)

Disney desconfia do verão e manda "Black Widow" e "Cruela" para o streaming

Com as salas de cinema a reabrir timidamente nos Estados Unidos, a Disney mandou hoje um recado: queremos apostar no streaming.

A Disney aplicou hoje mais um golpe nas esperanças de recuperação por parte das salas de cinema com um novo calendário de estreias de verão.

  • "Viúva Negra" (Black Widow) atrasa de 6 de maio para 8 de julho com lançamento simultâneo nos cinemas e na Disney+ Premium.
  • "Cruela" mantém a data prevista de 27 de maio, mas passa a estrear no mesmo dia nos cinemas e na Disney+ Premium.
  • "Luca", a animação da Pixar, deixa as salas e passa em exclusivo para a Disney+ (sem custos os custos adicionais da versão Premium).

A opção Premium na Disney+ significa que o filme ficará disponível na plataforma online por um período limitado e que os clientes terão de desembolsar um valor extra por cada filme, além da mensalidade. No caso de "Raya e o Último Dragão" esse custo adicional foi de 22 euros.

Hoje, as chefias da maior empresa norte-americana de entretenimento justificaram estas alterações, dizendo:

O anúncio de hoje reflete o nosso foco em fornecer escolhas ao consumidor e atender às alterações nas preferências do público. Aproveitando uma estratégia de distribuição flexível num mercado dinâmico começando a recuperar da pandemia, continuaremos a escolher as melhores opções para oferecer a narrativa as inigualáveis histórias da The Walt Disney Company a fãs e famílias em todo o mundo.

A Disney apelidou ainda o lançamento de "Raya e o Último Dragão" um sucesso, apesar da fraca receita de bilheteira na América do Norte, fruto de um mercado onde a maioria das salas permanece encerrada e da ausência de números independentes que permitam avaliar as audiências no streaming e comparou-o ao de "Soul" (aqui, novamente sem dados que permitam confirmar a afirmação da empresa). Descreveu ainda a estreia de "Luca" apenas na Disney+ sem preços extra como "uma oferta especial para lançar a temporada de verão".