Cartaz de cinema

Disney compra documentário de Peter Jackson sobre os Beatles

Publicado em 14 Mar. 2020 às 15:22, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

Disney compra documentário de Peter Jackson sobre os Beatles

O filme recupera material dos tempos da rodagem do álbum "Let It Be" e do icónico concerto num terraço de Saville Row, em Londres.

A Walt Disney Studios adquiriu os direitos de distribuição mundial do documentário "The Beatles: Get Back", sobre a lendária banda britânica, realizado por Peter Jackson. O documentário vai mostrar a relação, camaradagem e humor em redor da produção do álbum "Let It Be", e o último concerto ao vivo enquanto grupo, a apresentação no terraço de Savile Row, em Londres.

"The Beatles: Get Back" terá estreia mundial a partir de 4 de setembro 2020. O anúncio foi feito por Robert A. Iger, Presidente Executivo da Walt Disney Company, na reunião anual de acionistas da Disney:

Nenhuma banda teve o impacto mundial que os Beatles tiveram e "The Beatles: Get Back" oferece um lugar na primeira fila para ver como estes génios criadores trabalharam num momento crucial na história da música, com imagens restauradas que parecem ter sido filmadas ontem. Sou um grande fã e não poderia estar mais feliz com o facto de a Disney partilhar o impressionante documentário de Peter Jackson com o público, a partir de setembro.

Peter Jackson, o mesmo da trilogia "O Senhor dos Anéis" trabalhou com base em mais de 55 horas de cenas inéditas, filmadas por Michael Lindsay-Hogg em 1969, e com 140 horas de gravações musicais inéditas das sessões para "Let It Be".

As filmagens foram restauradas pela Park Road Post Production, de Wellington, Nova Zelândia, e estão a ser editadas por Jabez Olssen, que colaborou com Jackson em "Eles Não Envelhecerão" de 2018, o filme que apresentou imagens de arquivo da Primeira Guerra Mundial de forma renovada e colorida. A música será trabalhada por Giles Martin e Sam Okell, nos Abbey Road Studios, em Londres.

Peter Jackson declarou sobre o filme:

Trabalhar neste projeto foi uma alegre descoberta. Tive o privilégio de ser uma mosca na parede, enquanto a maior banda de todos os tempos trabalha, toca e cria obras de arte. Estou emocionado pelo facto da Disney se ter tornado a nossa distribuidora. Não há ninguém melhor para termos o nosso filme visto pelo maior número possível de pessoas.

Também os dois elementos da banda ainda vivos reagiram ao anúncio.

Paul McCartney disse:

Estou muito feliz por o Peter ter remexido nos nossos arquivos para fazer um filme que mostra a verdade sobre a gravação dos Beatles enquanto grupo. A amizade e o amor entre nós foi revivido e lembra-me o tempo maravilhoso que passámos.

Já Ringo Starr declara:

Estou realmente ansioso por este filme. O Peter é ótimo e foi muito bom ver todas essas filmagens. Havia horas e horas nossas só a rir e a tocar, nada parecidas com a versão que saiu anteriormente. Houve muita alegria e acho que o Peter vai mostrar isso. Acho que esta versão será muito mais tranquila e carinhosa, tal como realmente éramos.

A produção de "The Beatles: Get Back" tem ainda o apoio de Yoko Ono Lennon e Olivia Harrison, viúvas de John Lennon e George Harrison.

O filme original "Let It Be", realizado por Michael Lindsay-Hogg, e o álbum que o acompanha, foi filmado e gravado em janeiro de 1969. No entanto, só foram lançados em maio de 1970, três semanas após o fim oficial dos Beatles. A resposta ao filme da época por parte do público e da crítica estava fortemente associada a esse anúncio.

Durante o intervalo de 15 meses entre as filmagens de "Let It Be" e o lançamento, os Beatles gravaram em estúdio o seu último álbum, "Abbey Road", lançado em setembro de 1969.

Filmado em 16mm e ampliado para 35mm, o filme de 80 minutos "Let It Be" foi construído em torno das três semanas de filmagens, incluindo uma versão editada do concerto no terraço.

O novo documentário traz à tona mais sessões de gravação da banda e toda a performance de 42 minutos no terraço do escritório da Apple, em Savile Row London. Embora não haja escassez de material da extensa digressão dos Beatles no início das suas carreiras, "The Beatles: Get Back" apresenta as únicas imagens da banda a trabalhar em estúdio, onde se podem ver John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr enquanto criam músicas do zero enquanto riem e brincam para a câmara.

Filmado a 30 de janeiro de 1969, o concerto surpresa dos Beatles no último piso marcou a primeira apresentação ao vivo da banda em mais de dois anos e o seu último espetáculo ao vivo. As imagens capturam interações entre os membros da banda, reações de fãs e de funcionários de empresas próximas e tentativas cómicas de interromper o concerto por dois jovens polícias de Londres, em resposta a reclamações de barulho.

Uma versão totalmente restaurada do original "Let It Be" será disponibilizada posteriormente.