Cartaz de cinema

Disney+ cancela "Willow"

Publicado em 16 Mar. 2023 às 10:30, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Cancelamentos)

Disney+ cancela "Willow"

A série termina com a primeira temporada que estreou em novembro de 2022.

A Disney cancelou "Willow" após uma única temporada, revela a imprensa norte-americana. A série apareceu em finais de novembro de 2022 no serviço de streaming do estúdio norte-americano e teve apenas oito episódios produzidos.

Desenvolvida como sequela do filme de 1988, fez regressar Warwick Davis ao papel de Willow Ufgood e apresentou uma galeria de novas personagens e criaturas místicas num reino encantado saído da mente de George Lucas.

Apesar de os cancelamentos de séries serem comuns, o fim de "Willow" acontece numa altura de crise na indústria do entretenimento dos EUA e insere-se numa estratégia de redução de custos anunciada pelos conglomerados do setor.

Decisões precipitadas e mudanças instigadas pela pandemia, colocaram os estúdios norte-americanos numa situação de fragilidade e impasse nos vários quadrantes do negócio.

O cinema em sala sofreu com o encerramento de salas e a suspensão de filmagens nos meses do covid a que se juntou a aposta no streaming com estreias desviadas para os serviços digitais e reduções no tempo de exclusividade do grande ecrã.

Os canais de televisão tradicionais viram-se esvaziados de conteúdo e perderam parte da audiência.

No streaming foram queimados centenas de milhões de dólares a fim de atrair novos clientes, uma espécie de "corrida às armas" que, em pouco tempo, se transfigurou numa "guerra de atrito" onde cada marca gastava cada vez mais para acompanhar a concorrência e garantir relatórios trimestrais positivos susceptíveis de agradar aos accionistas.

Eventualmente, os estúdios pressentiram o abismo que se aproximava e colocaram travão ao investimento. A nova ordem é para cortar custos e reduzir o número de produções. O caminho a seguir não é de todo claro e "Willow" tornou-se apenas mais uma baixa.