Cartaz de cinema

Discovery e UCI criam a Liga Mundial de Ciclismo de Pista

Publicado em 2 Mar. 2020 às 17:54, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Discovery e UCI criam a Liga Mundial de Ciclismo de Pista

A competição pretende dar maior dimensão ao ciclismo de pista e começa em novembro de 2021.

A Discovery e a União Ciclista Internacional (UCI) anunciaram este domingo, em Berlim, a organização conjunta da Liga Mundial de Ciclismo de Pista, nova competição que arranca em novembro do próximo ano.

O acordo foi assinado durante os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista, em Berlim. A gestão, produção e distribuição televisiva da nova liga da UCI será confiada à Global Cycling Network (GCN), em colaboração com a divisão de promoção de eventos do Eurosport, a Eurosport Events, por um período inicial de oito anos. Esta associação garante uma ampla exposição internacional da nova Liga Mundial de Ciclismo de Pista da UCI, através dos canais e plataformas da Discovery, onde se incluem os canais Eurosport.

O novo projeto tem como objetivo tornar o ciclismo de pista mais acessível e abri-lo a novos públicos.

O programa competitivo da nova Liga da UCI inclui quatro provas para homens e mulheres: sprint individual, keirin, corrida de eliminação e skratch. A temporada inaugural decorrerá entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, depois dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo 2021, e terá seis jornadas, cada uma com duração aproximada de duas horas.

Os nove participantes melhor posicionados de cada uma das quatro provas da Liga nos Mundiais de Ciclismo de Pista ganham automaticamente um lugar na nova competição. Sempre que os mesmos ciclistas terminem entre os nove primeiros classificados em mais de uma prova, a UCI convidará outros a ocuparem as vagas disponíveis.

Os ciclistas usarão camisolas inspiradas nas cores das suas bandeiras nacionais, enquanto que os recém-coroados campeões do mundo da UCI vestirão as novas camisolas arco-íris.

As provas da nova Liga Mundial de Ciclismo de Pista permitem acumular pontos UCI de forma semelhante à utilizada nos Campeonatos do Mundo e qualificar ciclistas para os Campeonatos do Mundo. Inclui ainda prémios monetários e bónus de participação.

Com a nova liga, a partir de 2021, o calendário de Ciclismo de Pista da UCI ficará estruturado da seguinte forma:

  • Taça das Nações de Ciclismo de Pista entre março e setembro.
  • Campeonatos do Mundo em outubro, depois da Taça das Nações.
  • Liga Mundial de Ciclismo de Pista de novembro a fevereiro.