Cartaz de cinema

Discovery Channel estreia "Pandemia: Covid-19"

Publicado em 1 Abr. 2020 às 11:42, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Discovery Channel estreia "Pandemia: Covid-19"

O documentário produzido pelo próprio canal chega aos ecrãs no próximo sábado, 4 de abril.

O Discovery Channel estreia no sábado, 4 de abril, a partir das 21h00, "Pandemia: Covid-19", um documentário de produção própria onde cientistas e especialistas internacionais partilham as  pesquisas mais recentes oferecendo uma visão aprofundada da pandemia que contará também com o testemunho de pessoas que enfrentam o novo coronavírus nos Estados Unidos da América.

A rápida disseminação do COVID-19, um novo tipo de coronavírus, deu origem a uma crise global de saúde pública que está presente nos nossos dias e virou o mundo do avesso. Da noite para o dia, este vírus mudou rotinas e a maneira de trabalhar, bem como as forma de comunicação entre amigos e familiares, enquanto se lida com uma doença nova e até com a morte de pessoas próximas. Mas como chegámos a esta situação? E que se pode aprender com cientistas e especialistas da área?

Um estudo publicado na revista científica Nature aponta para a origem animal deste coronavírus, que contém componentes semelhantes aos vírus que desenvolvem espécies como morcegos e pangolins.

Há notícias (não completamente confirmadas) de que o Covid-19 transitou de animais para humanos num mercado em Wuhan, China. Mas como? O documentário promete novas informações sobre o vírus que assombra o planeta e dados sobre o tratamento e transmissão, bem como os pontos que intrigaram médicos e cientistas quando encontraram os primeiros doentes infetados.

Coronavírus

O documentário inclui depoimentos de especialistas médicos, funcionários do Governo e até de doentes.

Os peritos vão revelar o que torna o Covid-19 único, explicar as razões pelas quais o mundo não estava preparado e refletir sobre as ações que poderiam ter sido tomadas para conter a disseminação.

O documentário também examinará como numa questão de semanas este vírus se espalhou pelo mundo, afetando sobretudo países como China, EUA e Itália, onde se regista um elevado número de mortes e doentes. Viajará para os EUA para descobrir a origem do surto no país, bem como para perceber como a rápida disseminação na cidade de Seattle e a dramática e inesperada expansão pelos Estados Unidos.

Analisará ainda os efeitos das medidas drásticas tomadas em todo o país que afetam instituições, escolas e empresas, forçadas a fechar portas para evitar a transmissão.

"Pandemia: Covid-19" estreia sábado, 4 de abril, às 21h00, no Discovery Channel.