Cartaz de cinema

Discovery Channel apresenta "Primeiro em Humanos" com Jim Parsons - o Sheldon Cooper da série "A Teoria do Big Bang"

Publicado em 5 Set. 2017 às 11:37, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Discovery Channel apresenta "Primeiro em Humanos" com Jim Parsons - o Sheldon Cooper da série "A Teoria do Big Bang"

A nova série documental com estreia a 18 de setembro mostra o arriscado mundo dos ensaios clínicos em pacientes humanos.

Narrada pelo ator Jim Parsons, conhecido por dar vida ao cientista Sheldon Cooper na comédia 'A Teoria do Big Bang', a série documental em três episódios "Primeiro em Humanos" chega ao Discovery Channel a 18 de setembro para mostrar como são levadas a cabo as investigações e testes de novas drogas e tratamentos em seres humanos.

Perto de Washington D.C., no campus do National Institutes of Health, está o Edifício 10: um hospital exclusivamente dedicado à investigação médica. Nos laboratórios, algumas das mentes científicas mais brilhantes do planeta efetuam as primeiras aplicações de anos de pesquisa em seres humanos que se ofereceram como voluntários.

Devido aos riscos envolvidos, os médicos que lideram estes ensaios clínicos só os podem efetuar em pacientes que esgotaram todas as outras opções que a medicina atual oferece. Cada voluntário não está a apenas a tentar fazer parte da história médica, convertendo-se num símbolo de esperança, mas também a apostar num jogo em que ganhar é viver e perder significa a morte.

Entre os ensaios mais conhecidos do Edifício 10, está a investigação que levou ao desenvolvimento de modernos tratamentos de quimioterapia, os primeiros tratamentos para o VIH/SIDA e a primeira terapia genética completada com êxito.

'Primeiro em Humanos' é o primeiro programa a ter acesso às instalações do edifício 10 para mostrar o trabalho ali desenvolvido e a relação estabelecida entre médicos e pacientes, algo só possível graças a vinte anos de colaboração entre o produtor John Hoffman e o National Institute of Health, local onde também foram filmados os documentários 'Projeto Alzheimer' e 'O Peso da Nação'.

"Primeiro em Humanos" estreia a 18 de setembro, às 21h00, no Discovery Channel.

"CATÁSTROFE CLÍNICA", AS HORAS CRÍTICAS DE UM ENSAIO DESASTROSO

Logo a seguir, a partir das 23 horas, o Discovery Channel emite "Catástrofe clínica", documentário que relembra as horas críticas de um ensaio clínico britânico que resultou na morte de todos os participantes.

A 13 de março de 2006, oito homens participaram no ensaio clínico de um medicamento experimental designado como TGN1412. O fármaco, destinado ao tratamento da leucemia, tinha sido testado com êxito em macacos, mas nunca em seres humanos.

O que devia ter sido um ensaio clínico de rotina converteu-se num dos maiores desastres médicos da história recente.

Segundo relatos, após lhes ser administrada a droga experimental, os voluntários começaram a vomitar e queixaram-se de dores lancinantes, para logo depois perderem a consciência. A sua temperatura corporal disparou, os orgãos colapsaram e os corpos incharam tanto que os jornais de todo o mundo os apelidaram de "homens elefante".

Uma década depois, este documentário do Discovery Channel reconstrói as horas críticas nas quais os médicos tentaram salvar as vidas dos pacientes enquanto as autoridades tentavam perceber o que tinha acontecido.

O documentário conta com testemunhos de médicos presentes na catástrofe. Todos são unânimes: não tinham ideia das terríveis consequências que o tratamento provocou nem como poderiam lidar com a situação.

Os investigadores encarregados de descobrir as causas do desastre explicam como abordaram o caso como um "local do crime", sem nunca descartarem a hipótese de sabotagem.

"Catástofe Clínica" estreia a 18 de setembro, às 23h00, no Discovery Channel.