Publicado em 4 Set. 2014 às 21:56, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
Começou hoje o festival de Toronto, no Canadá. Destacamos dez filmes que se candidatam ao sucesso e aos prémios na rentrée cinematográfica do ano.
O Festival Internacional de Cinema de Toronto, exibe a partir de hoje e até 14 de setembro uma vasta e diversificada programação.
O certame canadiano é visto como um local privilegiado para conhecer o gosto popular (o único "prémio" atribuído pelo Festival baseia-se na escolha do público) em torno das apostas cinéfilas que marcarão os últimos meses de 2014. É também ali que se começam a construir as candidaturas à temporada de prémios que se avizinha.
Do extenso programa, que pode ser consultado, na íntegra, no site oficial , eis dez filmes que poderão dominar, tanto crítica como financeiramente, os próximos meses de cinema:
Um olhar pela relação entre o famoso físico Stephen Hawking e a sua mulher, Jane. Eddie Redmayne, no papel de Hawking, é já considerado um favorito ao próximo Oscar de Melhor Ator.
A biografia do matemático inglês Alan Turing, o principal génio por detrás da descoberta dos códigos usados pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Produzido pelo estúdio do "perito em Oscars da Academia" Harvey Weinstein, a crítica destaca tanto a atmosfera sombria como o protagonismo de Benedict Cumberbatch.
Considerado pela imprensa especializada como o filme que fará Reese Witherspoon (Legalmente Loura) regressar às atenções do público. Aqui, a atriz dedica-se, de corpo e alma, a interpretar uma mulher com um passado trágico que decide começar uma nova vida viajando 1.600 kms a pé.
Jason Reitman (o realizador de "Juno" e "Jovem Adulta") dirige mais uma comédia romântica, centrada num grupo de adolescentes que, com os seus pais, tentam navegar através das muitas formas que a internet tem de alterar o amor, as relações e a comunicação entre os seres humanos.
O veterano David Cronenberg (Cosmopolis) aborda os prós e contras da fama em Hollywood, abordando desde os esquemas manipuladores da família Weiss até ao desejo de Havana, uma atriz em decadência, de reconquistar o sucesso público.
Realizado por Dan Gilroy – que tentou anteriormente a sorte como argumentista de "Puro Aço" e "O Legado de Bourne" –, Jake Gyllenhaal promete outro icónico desempenho no papel de um jornalista freelancer dedicado à investigação do submundo criminoso de Los Angeles.
Bobby Fischer, campeão norte-americano de xadrez, prepara-se para uma aguardado embate perante o russo Boris Spassky. Tobey Maguire (O Grande Gatsby) e Liev Schreiber (O Mordomo) são cabeças de cartaz numa obra assinada por Edward Zwick, o realizador de êxitos como "O Último Samurai" e "Diamante de Sangue".
Denzel Washington reencontra-se com Antoine Fuqua (realizador de "Dia de Treino", pelo qual o ator ganhou o seu segundo Oscar) no papel de Robert McCall, um antigo operacional dos serviços secretos, que terá de enfrentar a máfia russa após um simples gesto de ajuda a uma prostituta.
A história do campeão olímpico de luta livre Mark Schultz e de como um esquizofrénico paranóico chamado John du Pont assassinou o seu irmão, o também campeão olímpico Dave Schultz. Steve Carrell, que empreendeu uma impressionante transformação física para este filme, é aposta segura para os candidatos a Oscar na cerimónia do próximo ano.
Um olhar pela vida do conceituado, mas excêntrico, pintor britânico J.M.W. Turner. A interpretação de Timothy Spall (pela qual arrecadou o prémio de Melhor Ator no último Festival de Cannes), segundo a crítica, equilibra de forma magistral os contornos cómicos e trágicos do artista aqui representado.