Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (8 a 14 de junho)

Publicado em 4 Jun. 2020 às 14:55, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (8 a 14 de junho)

Esta semana, na RTP2, estreia a série israelita "A Diplomata" inspirada em factos reais que seguiram aos ataques terroristas de Paris, em 2015. Também o documentário "Leva-Me Contigo", que reúne filmagens inéditas da aventura do escritor Afonso Reis Cabral, trineto de Eça de Queiroz, ao longo dos quase 739 quilómetros da Estrada Nacional 2.

O 2º episódio da série documental "Portug Esses" vai abordar as relações de trabalho no país; e o documentário "Josephine Baker" conta a fabulosa história da primeira grande estrela afro-americana que enfrentou o racismo no seu país e se empenhou na luta pelos Direitos Civis.

No fim-de-semana, estreia o filme "Assalto Às Três Pancadas", do cineasta espanhol Eduard Cortés, baseado num facto histórico ocorrido em 1956: o estranho roubo das joias de Evita Perón; e "O Último Fato", do cineasta argentino Pablo Solarz, sobre a história de um alfaiate judeu de 88 anos de idade, que viaja de Buenos Aires até à Polónia para reencontrar o homem que o salvou no final da 2ª Guerra Mundial.

Nas noites de cinema, a RTP2 exibe "Barbara", do ator e cineasta francês Mathieu Amalric, um tributo a uma das melhores cantoras francesas; "Sexta-Feira 13", filme de culto dos domínios do terror, realizado por Sean S. Cunningham; e "Avenida Almirante Reis em Três Andamentos", da portuguesa Renata Sancho, que retrata uma avenida lisboeta em constante mudança.

A terminar a semana estreia o espetáculo "Purgatório", 2ª Parte da trilogia do encenador italiano Romeo Castellucci, livremente inspirada em "A Divina Comédia" de Dante; e o concerto do cantor e compositor norte-americano Ben Harper no Baloise Session.

Barbara (2017)

RTP2, segunda, 8 de junho, 23h45

Filme

Filme do ator e cineasta francês Mathieu Amalric, um tributo emocional, cheio de música e poesia, a uma das melhores cantoras francesas. Filme sobre a preparação de um filme que observa uma atriz que estuda o seu papel. Uma mulher singular à procura da singularidade de outra mulher.

As filmagens do novo filme protagonizado por Brigitte (Jeanne Balibar) estão prestes a começar. Na produção ela será Barbara uma das divas musicais francesas dos anos de 1960. Para conseguir interpretar fielmente a icónica cantora, Brigitte estuda as músicas, as canções, o caráter, os gestos e até mesmo a voz da artista. O realizador, Yves (Mathieu Amalric), está igualmente dedicado ao projeto e vai trabalhando através das músicas, de encontros e de imagens de arquivo. Mas o que o inspira é Barbara ou a atriz que a interpreta?

 

Josephine Baker

RTP2, terça, 9 de junho, 23h45

Documentário

Como é que uma rapariga pobre do Missouri se tornou a rainha de Paris, antes de se juntar à Resistência Francesa e criar a sua família de sonho, "A Tribo do Arco-Íris", adotando doze crianças dos quatro cantos do mundo? A fabulosa história da primeira grande estrela afro-americana das artes cénicas.

Na década de 1920, Josephine Baker (1906-1975), uma jovem dançarina norte-americana, deixa a América segregacionista e torna-se numa estrela internacional em Paris. Nos loucos anos vinte, a sua "dança selvagem" traz modernidade a uma Europa envelhecida. Apesar da fama mundial, cada vez que regressa ao país de infância, a artista enfrenta o racismo e a segregação. Cada experiência trágica impulsiona a sua decisão de mudar de vida. Gradualmente, adota como sua a batalha pelos Direitos Civis até que, em 1963, é a única mulher que discursa durante a famosa Marcha sobre Washington, ao lado de Martin Luther King Jr.. A partir daí, e até o fim da vida, Josephine Baker usa a fama para servir a sua utopia política. De "dançarina da banana" a humanista e ativista na luta pelos Direitos Civis, o documentário segue a jornada e o despertar político da célebre artista norte-americana.

 

Leva-Me Contigo o Documentário (estreia)

RTP2, quarta, 10 de junho, 23h15

Documentário

Autor de "O Meu Irmão" (Prémio Leya 2014) e "Pão de Açúcar" (Prémio José Saramago 2019), Afonso Reis Cabral percorreu os quase 739 quilómetros da Estrada Nacional 2, numa caminhada de 24 dias por aquela que é a maior estrada do país e uma das maiores do mundo.

Entre abril e maio de 2019, Afonso cruzou montanhas e planícies, mergulhou em rios, caminhou debaixo de tempestades e sob o sol ardente. Mas sobretudo parou para conversar com quem encontrava. No fim de cada dia, publicava na sua página de Facebook um diário escrito no telemóvel relatando os principais eventos da viagem. Com milhares de leitores, comentários e partilhas, os seus textos geraram grande entusiasmo.

Depois da obra "Leva-me Contigo" (Dom Quixote, 2019), a experiência do escritor na maior estrada do país ganha nova dimensão num documentário, realizado por João Pedro Félix e produzido por Vasco Galhardo Simões, que reúne filmagens inéditas do percurso e testemunhos das pessoas com quem se cruzou, bem como música original de CAIO.

 

A Diplomata

RTP2, quinta, 11 de junho, 22h15

Série

Série israelita de 10 episódios, sobre diversidade, pertença e família, inspirada numa história verídica que se seguiu aos ataques terroristas ocorridos em Paris em 2015.

Avshalom é um judeu israelita de ascendência marroquina, um músico de sucesso que se aproxima rapidamente dos 40 anos de idade. Feliz no casamento, tem uma excelente vida na soalheira cidade de Tel Aviv. Quando a mulher, nascida em Paris, Annabelle tem a oportunidade de uma vida como adido da Embaixada de Israel em Paris, a sua vida sofre uma reviravolta ao ser forçado a deixar a sua terra e recomeçar uma nova vida. Como imigrante que não fala o idioma, e sem mais aliados, Avshalom acha a transição difícil. A situação é agravada com um ataque terrorista suspeito no metro de Paris.

Como um estranho, Avshalom é considerado suspeito e acaba por ser preso. Embora seja depois libertado, a experiência deixa-o abalado e a partir daí começa a ver o perigo em todo o lado, tornando-se vítima do medo crescente que se espalha na cidade. Em contraste, a mulher Annabelle está radiante por voltar à casa de infância e a uma movimentada carreira parisiense. À medida que vivem vidas cada vez mais diferentes, será que o seu casamento consegue sobreviver à distância que aumenta entre os dois? Uma história emocionante e intensa sobre amor, verdade e identidade, numa época conturbada e em constante mudança.

 

Portug Esses (2º episódio)

RTP2, quinta, 11 de junho, 23h10

Série documental

O retrato de um povo, dos seus pequenos nadas e das suas idiossincrasias. 2º episódio da série documental.

Série documental de três episódios que pretende observar quem somos e o modo como nos relacionamos abordando onde e como nascem os conflitos. Seja enquanto vizinhos, no contexto de trabalho ou no seio familiar. Um retrato de um povo, dos seus pequenos nadas e das suas idiossincrasias das quais não podemos escapar, pois esses portugueses, somos nós. Somos os PortuguEsses. Documentário de Rui Veiga.

Ato 2 - As 3 Metades de 1 Dia

No segundo episódio abordamos as relações de trabalho em Portugal, entre os que mandam e os que se submetem. Dando especial atenção àqueles que a sociedade manteve invisíveis e aos quais raramente deu voz, procurámos saber em que nos transformamos quando assumimos posições de chefia ou subordinação.

 

Sexta-Feira 13 (1980)

RTP2, sexta, 12 de junho, 23h10

Série

Filme de culto dos domínios do terror, do cineasta norte-americano Sean S. Cunningham (Nova Iorque, 1941), célebre pelas delirantes chacinas e atmosfera de tensão.

O campo de férias de Crystal Lake, que esteve fechado durante vinte anos devido a uma série de crimes inexplicáveis, volta a abrir as portas sob a direção de Steve Christy e dos seus monitores. Estes começam a organizar as instalações e, durante a ausência de Steve, são barbaramente assassinados. Um misterioso desconhecido, durante a noite, vai degolando uns e apunhalando ou esquartejando outros. Apenas Alice consegue sobreviver ao banho de sangue até se encontrar cara a cara com o pesadelo de Crystal Lake.

Filme de culto dos domínios do terror, Sexta-Feira 13 esteve na origem de uma longa série no cinema e também na televisão. Rodado com meios limitados e um elenco praticamente desconhecido, o filme é uma inequívoca demonstração do grande talento e habilidade do realizador. Partindo de um argumento de uma espantosa simplicidade, sobre um grupo de jovens que vão sendo chacinados de forma sistemática e inexplicável num campo de férias, Cunningham constrói um genuíno e delirante espetáculo de nervos, inquietação e violência, de então para cá inúmeras vezes citado e muito imitado.

 

Assalto Às Três Pancadas (2012)

RTP2, sábado, 13 de junho, 15h00

Filme

Filme do cineasta espanhol Eduard Cortés baseado num facto histórico, ocorrido em Espanha em 1956, o estranho roubo das joias de Evita Perón.

O general Perón encontra-se exilado no Panamá e com pouco dinheiro. Landa (Daniel Fanego), que negocia o asilo político do general, decide empenhar as joias de Evita, sem o conhecimento de Perón, para financiar o exílio do general em Madrid. Mas o proprietário da joalharia informa Landa que a esposa de Franco, Carmen Polo, as viu e pretende ficar com elas. Landa convoca dois argentinos, leais ao presidente deposto, Merello (Guillermo Francella) e Miguel (Nicolás Cabré), para organizar um assalto à joalharia e recuperar as joias da falecida mulher do presidente. Mas nem tudo corre como o previsto e após o assalto é lançada uma grande operação policial que acaba por revelar uma complexa teia de cumplicidades.

 

Purgatório

RTP2, sábado, 13 de junho, 22h10

Teatro

2ª Parte da trilogia do encenador italiano Romeo Castellucci, livremente inspirada em "A Divina Comédia" de Dante Alighieri.

"A Divina Comédia" é um poema sagrado do poeta Dante Alighieri (1265-1321). Escrito entre 1307 e 1319, é composto por três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Na cultura ocidental, "A Divina Comédia" é mais do que um monumento literário, é uma referência. Mesmo para aqueles que nunca o leram, o texto faz sentido e assemelha-se a um país mítico, onde alguém visita o inferno temendo a punição e o paraíso à espera de uma grande alegria. Embora "A Divina Comédia" tenha feito parte da vida de Romeu Castellucci desde a adolescência, o encenador italiano não oferece uma "adaptação" literal. O trabalho é inspirado no texto de Dante mas mais do que qualquer outra coisa Castellucci pretende "tornar-se" Dante: "No sentido de ser Dante, comportar-se como ele, como no início de uma viagem ao desconhecido".

Apresentado como três eventos separados - Inferno, Purgatório e Paraíso - Romeo Castellucci desmontou, expôs e transformou o texto épico de Dante numa experiência verdadeiramente vivida. Usando um estilo profundamente visual, Castellucci cria um mundo profundamente perturbador, que se torna num pesadelo assustadoramente bonito, envolvendo todos os sentidos numa experiência inesquecível. Trata-se de um teatro muito visceral, cheio de experiências provocadoras, não aconselhado a cardíacos.

Retratando imagens da vida familiar, Purgatório está desconfortavelmente situado num espaço doméstico conturbado, onde o uso da imaginação vívida protege contra uma realidade atormentadora.

O trabalho de Romeu Castellucci e da companhia de teatro italiana Socìetas Raffaello Sanzio é considerado altamente influente na performance contemporânea. Tendo criado um novo teatro não narrativo, uma linguagem visual que desafia diretamente as formas tradicionais, Castellucci questiona toda a nossa condição humana, com encenações visionárias, intransigentes e sempre surpreendentes.

 

Avenida Almirante Reis em Três Andamentos (2018)

RTP2, sábado, 13 de junho, 23h25

Documentário

Documentário da realizadora portuguesa Renata Sancho que retrata uma histórica avenida em constante mudança.

"Avenida Almirante Reis, em três andamentos" documenta esta grande artéria da cidade de Lisboa. Elaboramos um mapeamento, ao longo do séc. XX, circunscrito à memória do espaço da avenida e às vivências que ali ocorreram e ocorrem. A Avenida Almirante Reis poderia funcionar como uma máquina do tempo. Subimos e descemos a avenida através de imagens de arquivo recuando à sua abertura em 1908 e assistimos ao 1º de Maio de 1974. Entre 2016 e 2018 registamos a atualidade na avenida acompanhando o quotidiano dos que trabalham e habitam.

Documentário inspirado pelo estudo do geógrafo Aquilino Ribeiro Machado: uma artéria que se percorre antes do 25 de abril, durante a revolução de 1974 e nos nossos dias, em busca dos sinais de mudança e de transformação, da ideia da cidade viva em constante movimento, deixando os habitantes e os espaços falar por si mesmos.

 

O Último Fato (2017)

RTP2, domingo, 14 de junho, 15h00

Filme

A história de uma amizade sem limites. Filme do cineasta argentino Pablo Solarz (Buenos Aires, 1969).

Abraham Bursztein (Miguel Ángel Solá) é um alfaiate judeu de 88 anos de idade que tem uma promessa a cumprir. Fugindo da família, que quer colocá-lo num asilo, Abraham viaja de Buenos Aires até à Polónia com o objetivo de reencontrar o homem que o salvou, em Auschwitz, no final da Segunda Guerra Mundial. Sem notícias dele há mais de 70 anos, Abraham vai tentar localizar o velho amigo e cumprir a promessa que lhe fez no passado: contar a vida que teve graças à sua coragem.

 

Ben Harper em Concerto na Baloise Session

RTP2, domingo, 14 de junho, 23h15

Concerto

Concerto do cantor e compositor norte-americano.

Ben Harper é um cantor e compositor norte-americano, multi-instrumentista, que interpreta uma mistura eclética de blues, folk, soul, reggae e rock. Conhecido pelo seu virtuosismo na guitarra, pela voz, espetáculos ao vivo e ativismo, Ben Harper venceu por três vezes os Grammy Award tendo conquistado os prémios de Melhor Performance instrumental pop, Melhor Álbum de Gospel e Melhor álbum de blues.