Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (5 a 11 de outubro)

Publicado em 2 Out. 2020 às 12:33, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (5 a 11 de outubro)

Esta semana, a RTP2 estreia a 2ª temporada da série britânica "Salvação" que acompanha a busca desesperada de um homem para encontrar a filha desaparecida.

No dia em que passam 21 anos sobra a morte de Amália Rodrigues, estreia "A Praia da Amália", um filme de Patricia Couveiro a partir da Poesia escrita de Amália Rodrigues, e "Anda o Sol na Minha Rua", onde a fadista Mariana de Figueiredo percorre alguns dos fados mais emblemáticos de Amália.

Estreia o documentário "Alexander Soljenítsin: Diários da Linha da Frente", sobre o famoso escritor russo, autor de "O Arquipélago Gulag", vencedor do Prémio Nobel.

Na ficção portuguesa começa "Rede Social", descrita como uma cyber-série entre a ficção e o documentário sobre a comunicação no tempo das redes.

De regresso ao registo documental, é exibido "Sousa Martins - vida e culto" sobre a vida e obra do médico português; e  "Salvos No Limite" que mostra histórias inspiradoras de conservacionistas envolvidos na luta para salvar espécies europeias em perigo de extinção. Ainda, a série documental "Os Segredos da Paisagem Irlandesa", uma jornada de descoberta da flora da Irlanda, seguindo os passos do botânico irlandês Robert Lloyd Praeger; e "Sibéria Total", uma aventura no limite da civilização.

Nas noites de cinema, a RTP2 programou "John McEnroe: O Domínio da Perfeição", de Julien Faraut, sobre o famoso tenista americano e a sua participação no Roland Garros de 1984; "Custódia Partilhada", do cineasta francês Xavier Legrand, a história de um casal, que depois de um duro divórcio, luta pela custódia do filho mais novo; e "Coisa Ruim", de Tiago Guedes e Frederico Serra, um filme sobre crenças, superstições, medos e desconfianças.

A terminar a semana estreia o espetáculo "La Grande Danza - Aterballetto em Milão", que apresenta três coreografias de três criadores internacionais pela companhia de dança italiana; e o concerto de encerramento do Festival Jovens Músicos 2020.

Abaixo, os detalhes de cada programa.

 

Salvação (estreia da 2ª temporada)

RTP2, segunda, 5 de outubro, 22h10

Série

Nelly (Lennie James) ficou devastado por não ter conseguido encontrar a filha desaparecida. Na sua busca desesperada por Jody foi arrastado para um submundo sombrio, assumiu riscos perigosos e teve de reavaliar muitas das decisões que tomou na vida. Passaram agora dezassete meses desde que Nelly resgatou a jovem vulnerável Grace (Olive Grey), enquanto procurava a filha. Será que Grace pode fornecer pistas sobre o destino de Jody, ou vai atrapalhar a busca, com consequências potencialmente terríveis? Que esperança tem Nelly de encontrar a filha? E se surgirem novas provas, o que estará disposto a fazer?

 

John McEnroe: O Domínio da Perfeição (2018) - estreia

RTP2, segunda, 5 de outubro, 23h40

Filme

Documentário sobre a final do Open de França de 1984, entre John McEnroe e Ivan Lendl, quando McEnroe era o melhor jogador do mundo. Através de imagens de arquivo dos jogos no estádio de Roland Garros, o realizador francês Julien Faraut revela a atenção de McEnroe ao desporto mas também às próprias filmagens, criando um retrato vivo e imersivo de um atleta motivado. Este é um estudo sobre o ténis, o corpo humano, o movimento e, em última análise, sobre como tudo isto se conecta com o próprio cinema.

 

A Praia da Amália (estreia)

RTP2, terça, 6 de outubro, 23h10

Especial Amália

Amália tinha um segredo em forma de praia. Nesse mar afundou o seu coração. Com a dança das marés, ele acabou por se desfazer. Na Praia da Amália não se leva só sal no braço ou areia nos pés. Levam-se poemas. Um filme de Patricia Couveiro a partir da Poesia escrita de Amália Rodrigues.

Autoria de Daniel Gorjão e Patrícia Couveiro, a partir do livro "Versos" de Amália Rodrigues.

 

Anda o Sol na Minha Rua (estreia)

RTP2, terça, 6 de outubro, 23h50

Especial Amália

Mariana de Figueiredo apresentas a sua rua, do alto da colina, com o casario lisboeta como fundo, a fadista percorre alguns dos mais emblemáticos fados que Amália nos deixou, sempre em diálogo com a cidade. Deixando para futuro uma nova voz no fado que recria o reportório da diva.

Gravado para a RTP no Teatro Taborda, o recital de voz e guitarra tem direção artística de Daniel Gorjão.

 

Sousa Martins - vida e culto

RTP2, quarta, 7 de outubro, 23h10

Documentário

Médico de excelência, mestre professor, intelectual e homem de caridade, José Tomás de Sousa Martins (1843-1897) tornou-se um santo aos olhos do povo. Vida e Culto é um documentário sobre as várias vertentes que distinguem a vida singular de Sousa Martins e a sua interligação ao culto que lhe é dedicado. Um trabalho biográfico sobre uma figura incontornável do século XIX, que reúne o conhecimento empírico de uma equipa multidisciplinar constituída por historiadores, médicos e antropólogos. Em simultâneo, a visão da igreja e os testemunhos na primeira pessoa "dos milagres do "Doutorzinho"". Dois anos de imagens e conversas, a acompanhar a fé dos crentes durante as romarias e os rituais de homenagem que celebram, anualmente, o seu nascimento e a sua morte. Neste documentário viajamos entre a ciência e a religião popular para perceber o fenómeno que, após a sua morte, elevou um homem da ciência, ateu, a símbolo espiritual e religioso pagão. Documentário de Carlos Melim.

 

Salvos No Limite (estreia)

RTP2, quinta, 8 de outubro, 16h00

Documentário

Com as mudanças dramáticas que estão a acontecer no mundo natural, devido às alterações climáticas e ao impacto do ser humano, o documentário mostra como com determinação e paixão podemos começar a mudar e a reconstruir o ambiente. Histórias de conservação inspiradoras, por todo o continente europeu, que revelam o trabalho árduo, dedicação e empenho de conservacionistas que lutam para salvar espécies em perigo de extinção como o majestoso milhafre-real na Irlanda, o lobo-italiano, o urso-pardo em Espanha, a camurça nos Alpes suíços, a tartaruga mediterrânea na Roménia, o castor-europeu nos Países Baixos ou o lince-euroasiático na Eslovénia.

 

Alexander Soljenítsin: Diários da Linha da Frente (estreia)

RTP2, quinta, 8 de outubro, 23h10

Documentário

Primeira biografia do famoso escritor russo Alexander Solzhenitsyn (1918-2008), autor de "O Arquipélago Gulag" e vencedor do Prémio Nobel. Aleksander, de 24 anos de idade, foi nomeado comandante de uma unidade de Sound Ranging em 1942, participou nas batalhas de Orel e Kursk, pelas quais recebeu honras de batalha e em 1944… foi preso. Com materiais exclusivos sobre o seu percurso na guerra, o documentário revela pela primeira vez as fotos da guerra de Solzhenitsyn, e os locais de batalha descritos pelo escritor nos seus contos sobre a guerra.

 

Os Segredos da Paisagem Irlandesa (estreia)

RTP2, sexta, 9 de outubro, 16h00

Série documental

Série documental de três episódios que segue os passos do maior botânico irlandês, Robert Lloyd Praeger (1865-1953), para descobrir a flora única da Irlanda. Uma jornada épica pela Irlanda e Europa que revela, pela primeira vez, a história da paisagem irlandesa e como evoluiu, desde a última Idade do Gelo. Uma aventura através do tempo e do espaço para seguir os passos do desconhecido herói da ciência e descobrir a verdade sobre o desenvolvimento da paisagem irlandesa como a conhecemos hoje.

 

Custódia Partilhada (2017)

RTP2, sexta, 9 de outubro, 23h10

Filme

Depois de uma separação particularmente difícil, Miriam (Léa Drucker) e Antoine (Denis Ménochet) finalizam o processo de divórcio. Têm dois filhos em comum: Joséphine (Mathilde Auneveux), de 18 anos de idade, e Julien (Thomas Gioria), de apenas 11. De modo a garantir a segurança dos filhos, dado o historial de violência do ex-marido, Miriam pede a custódia total do filho mais novo, algo que Antoine discorda. Apesar dos argumentos da mãe e de uma carta em que Julien explica à juíza os motivos de não querer ficar aos cuidados do pai, a magistrada intercede a favor de Antoine e opta pela guarda partilhada. Usado como arma de arremesso por ambos os progenitores, o rapaz vai fazer tudo para evitar que o pior aconteça.

Filme galardoado com o Leão de Prata para Melhor Realizador no Festival de Veneza e Prémio do Público para Melhor Filme Europeu no Festival de San Sebastián.

 

Rede Social (estreia da série)

RTP2, na noite de sexta para sábado, 10 de outubro, 0h45

Série

A "Rede" vai tomar conta da televisão. Fazer login e assumir o controlo. Descobrir, deslumbrada, o caos onde tudo cabe; e acabar à procura, desesperadamente à procura. Quer pôr-nos ao espelho. Diante da nossa obsessão. Do absurdo, ocasionalmente visitado por momentos de salvação.

Poemas e notificações. Pêsames, engates e indignações. Literatura, sexo e gatinhos. Amigos e amigos desconhecidos. Seguidores, haters e emojis. Selfies, gifs, live streams, posts, tweets e comments. Filtros sobre o que dói. Conversas, confissões, reportagens, sketches, ficções, subversões, reflexões, contaminações com e pelo real, excesso de informação, cacofonia. Às vezes, apenas silêncio e contemplação. Uma cyber-série entre a ficção e o documentário sobre a comunicação no tempo das redes.

 

La Grande Danza - Aterballetto em Milão (estreia)

RTP2, sábado, 10 de outubro, 22h10

Bailado

Aterballetto é a principal companhia de dança itinerante de Itália. São bem conhecidos pela sua capacidade de mudar de estilo numa ampla gama de géneros musicais, do clássico ao pop e jazz. A companhia apresenta três coreografias de três criadores internacionais. "Words and Space" do coreógrafo checo Jirí Pokorny é uma metáfora de um discurso intrapessoal, um livro cheio de histórias flutuantes. É pessoal, íntimo e muito poético. "Phoenix" do coreógrafo alemão Philippe Kratz inspira-se na ideia do movimento circular infinito da vida: nascimento, crescimento, imobilidade, morte e finalmente nascimento outra vez. O coreógrafo tenta compreender quem éramos e em quem somos capazes de nos tornar. Em "Narcissus", o coreógrafo italiano Giuseppe Spota lança um olhar sobre a juventude de hoje e a sua capacidade de enfrentar os desafios da vida real, enquanto constantemente rodeados por mundos virtuais. Estarão prontos para sair das suas molduras digitais e enfrentar o espelho da vida quotidiana? Ou irão acabar como Narciso, sozinhos admirando-se a si mesmo?

 

Coisa Ruim (2005)

RTP2, sábado, 10 de outubro, 23h40

Filme

Xavier Oliveira Monteiro (Adriano Luz) é um botânico investigador e professor universitário. Reside com a mulher, filhos e um neto bebé num apartamento no centro de Lisboa. Certo dia, Xavier recebe a notícia do falecimento de um tio, proprietário de um solar de família numa aldeia do município de Seia. Por ser o único herdeiro legítimo, torna-se dono desse imóvel. Ao desejar publicar um estudo sobre a flora da Beira Interior, decide mudar-se, juntamente com a família para o solar. Na aldeia trava amizade com os locais, que percebe serem muito supersticiosos e crentes em assuntos relativos ao oculto. A princípio, Xavier tenta abstrair-se desse tipo de pensamentos, mas eventos estranhos e sem explicação lógica começam a acontecer, correspondendo a algumas das crenças locais. Por essa razão, Xavier decide ir atrás das crenças rurais para encontrar alguma explicação para o que está a suceder. É aí que Vicente (José Pinto), um antigo padre da aldeia lhe revela algo tenebroso e macabro que ocorreu no passado, e que, deu origem a uma terrível maldição que assola a aldeia e tem relação direta com a família de Xavier.

 

Festival Jovens Músicos 2020 (estreia)

RTP2, domingo, 11 de outubro, 23h05

Concerto

A 10.ª edição do Festival Jovens Músicos encerra com um concerto da Orquestra Gulbenkian, que apresenta em 1ª audição absoluta a obra "Point of Departure", do jovem compositor português Jorge Ramos - vencedor do Prémio de Composição SPA / Antena 2 que, nesta 9ª edição, propôs o tema Mares e Oceanos como ponto de partida. O concerto inclui o regresso de dois anteriores laureados do Prémios Jovens Músicos – o clarinetista Telmo Costa e a flautista Adriana Ferreira - que se apresentam como solistas em dois magníficos concertos de Wofgang Amadeus Mozart e Jacques Ibert, respetivamente. A iniciar o programa, a orquestra interpreta dois andamentos de Au gré des ondes ("Ao capricho das ondas") - uma das primeiras obras para piano do compositor francês Henri Dutilleux. Composta por seis peças de carácter, resultou de uma encomenda da Rádio França e, como sugere a estudiosa Caroline Potter, o título provavelmente explora um trocadilho com as ondas de 'mar' e de 'rádio'. O compositor britânico Kenneth Hesketh (ex-aluno de Dutilleux), que viria mais tarde a orquestrar esta partitura, descreve-a como "uma composição deliciosa com ecos de Ravel, Milhaud, Poulenc e outros contemporâneos".

 

Sibéria Total (estreia)

RTP2, na noite de domingo para segunda, 12 de outubro, 00h20

Documentário

Quando se trata da Sibéria, o documentarista alemão Dave D. Leins só consegue pensar em palavras como frio, rude, hostil e solitário. Como é possível que as pessoas ainda gostem de lá viver? Há 7 anos, o antigo correspondente da televisão suíça na Rússia, Christof Franzen, retratou o jovem nómada Christofor na região mais distante da Sibéria, uma viagem inesquecível. Desde então, Franzen é um admirador declarado da Sibéria, particularmente impressionado com a hospitalidade e o humor das pessoas. Dave Leins e Christof Franzen partem agora numa viagem para visitar novamente o jovem nómada, embarcando numa jornada aventureira e exaustiva por esta região selvagem e com um resultado incerto. Os dois viajantes enfrentam grandes desafios que os levam a pensar sobre a vida no limite da civilização e no mundo moderno. Paisagens únicas, encontros espetaculares e algumas surpresas aguardam a dupla de viajantes.