Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (27 de abril a 3 de maio)

Publicado em 23 Abr. 2020 às 16:30, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (27 de abril a 3 de maio)

Novas séries, filmes e documentários preenchem grande parte dos destaques da programação na RTP2.

Esta semana a RTP2 estreia a série norueguesa "Aber Bergen", sobre um casal de advogados de defesa que tenta equilibrar a sua relação pessoal com a parceria profissional; a série norte-americana "Fora do Baralho", que acompanha o dia-a-dia de uma investigadora de fraudes; o documentário "Alma Reville – Na Sombra de Hitchcock", quando passam 40 anos sobre a morte do lendário realizador e mestre do suspense.

Ainda a série documental "As Grandes Mentiras da História", sobre como as mentiras moldaram a nossa época e mudaram o rumo da história e os documentários "Ressaca", que revela a forma como a crise financeira no Brasil  atingiu diretamente o cenário artístico; e "Nunca é Tarde Demais", a história de um professor que nos anos 60 ensinou milhões de italianos a ler e escrever.

Nas noites de cinema, a RTP2 exibe os "Adeus, Lenine!", de Wolfgang Becker, com música de Yann Tiersen, que descreve um capítulo marcante da história alemã e europeia; "Nascido Para Matar", filme fascinante e perturbador de Stanley Kubrick que revisita a mais guerra no Vietname; "Gestos e Fragmentos", do cineasta português Alberto Seixas Santos, um ensaio sobre os militares e o poder na procura de explicações para o processo da Revolução portuguesa.

No fim-de-semana há ainda espaço para a ópera "Alceste", de Gluck, numa produção do encenador italiano Pier Luigi Pizzi para o Teatro La Fenice; e para o concerto da cantora e autora luso-canadiana Nelly Furtado, ao Vivo no Baloise Session.

Adeus, Lenine! (2003)

RTP2, segunda, 27 de abril, 23h40

Filme

Outono de 1989. Pouco antes da queda do Muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab), uma comunista convicta, tem um ataque cardíaco e entra em coma. O triunfo do regime capitalista acontece enquanto está inconsciente. Quando finalmente acorda, no Verão de 1990, a Alemanha Oriental deixou de existir e Berlim está totalmente transformada. O seu filho Alex (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças lhe possa prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos e não lhe contar que o Muro caiu.

Determinado e protegê-la reencena para a mãe, acamada nos confins do quarto, o mundo da antiga RDA, enchendo a casa de produtos e objetos que se tornam cada vez mais raros e difíceis de conseguir e evita que veja os novos anúncios publicitários (o que seria se visse um cartaz da Coca-Cola!). Mas quando a Sra. Kerner melhora e quer ver televisão, Alex precisa contar com a ajuda de um amigo para produzir programas de televisão que deixaram de existir. Mas o que fará à medida que se tornar cada vez mais difícil manter o disfarce?

 

Ressaca (estreia)

RTP2, quarta, 29 de abril, 23h10

Documentário

Depois de anos de esperança e desenvolvimento, o Brasil está em crise. Entre 2009, ano em que recebeu os Jogos Olímpicos, e 2017, quase uma década se passou durante a qual o destino do país mudou. Metáfora de uma cidade prestes a afundar-se, a famosa casa de ópera do Rio de Janeiro, ícone da cidade maravilhosa, ameaça fechar. Os bailarinos, músicos da orquestra, assistentes de palco e demais funcionários do Theatro Municipal deixaram de ser pagos. Ao resistir, e tentar manter a instituição apesar das dificuldades financeiras, tornaram-se heróis diários. O teatro continua a ser um paraíso de beleza e graça cercado pela violenta confusão que reina na cidade. Mas por quanto tempo mais?

O documentário de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux acompanha o corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no cenário do colapso do estado que resultou na suspensão e instabilidade dos salários entre os anos de 2016 e 2018 e regista a espera marcada pelos dias que se alongam, sem boas notícias, e a resistência, pois a despeito da ruína e da miséria é preciso produzir e sobreviver.

Aber Bergen (estreia da série)

RTP2, quinta, 30 de abril, 22h10

Série

Série norueguesa de 10 episódios sobre um casal de advogados de defesa noruegueses que tenta equilibrar a sua relação pessoal com a parceria profissional.

Erik Aber (Odd-Magnus Williamson) e Elea Bergen (Ellen Dorrit Petersen), dois brilhantes advogados de defesa noruegueses, não conseguem viver juntos mas também não conseguem viver um sem o outro. Advogado de sucesso, astuto e sensual, Erik conhece toda a gente e todos o conhecem. Com um exterior sensível que esconde uma grande força interior, Elea é o amor da vida de Erik. Até que ela termina a relação e o escritório de advogados que construíram juntos está num impasse. A sua equipa de advogados pouco ortodoxos é apanhada numa guerra de liderança entre duas almas que pensam que deixaram de se amar. Será que Erik e Elea conseguem separar a vida pessoal da profissional ao lidar com os dilemas morais, políticos e legais na gestão dos casos e destino dos clientes?

 

Alma Reville – Na Sombra de Hitchcock (estreia)

RTP2, quinta, 30 de abril, 23h15

Documentário

Podemos pensar que tudo já foi dito acerca do grande Alfred Hitchcock (1899-1980), mas quem conhece realmente o homem por trás do realizador? Através do olhar íntimo, gentil e crítico da sua mulher e colaboradora Alma Reville (1899-1982), o documentário de Laurent Herbiet permite redescobrir o realizador, revelando um novo olhar entre a luz e a obscuridade.

Alfred Hitchcock é um gigante do cinema, um mestre do suspense, obcecado por heroínas loiras em perigo, com a reputação de ser muito exigente com os seus atores. Mas quem conhece o verdadeiro Hitchcock? Na última vez que apareceu em público, "Hitch" prestou homenagem à sua mulher, mãe, coautora, editora e companheira de uma vida que foi Alma Reville Hitchcock. Os dois eram inseparáveis, concebendo juntos as inquestionáveis obras-primas. A sua colaboração genuína nunca cessou desde o dia em que se conheceram até ao fim das suas vidas. É à luz desta relação cúmplice que o documentário revisita e ilumina a lenda. Mas não há luz sem sombra e a voz de Alma revela o lado mais sombrio de Hitchcock, as suas contradições e falhas que se unem para forjar o mito.

O documentário explora o papel que as mulheres desempenharam ao longo da carreira do realizador. O papel de Alma, a sua mais exigente crítica e a mais brilhante, mas também as atrizes famosas e colaboradoras que foram relevantes na evolução do seu trabalho. Numa época em que o assédio no mundo do cinema está na ribalta olhamos para a relação muitas vezes controversa de Hitchcock com as suas atrizes.

 

Nascido Para Matar (1987)

RTP2, sexta, 1 de maio, 23h15

Filme

Filme fascinante e perturbador de Stanley Kubrick (1928-1999) que revisita a mais traumática guerra norte-americana, a partir da adaptação de um livro de Gustav Hasford (1947-1993). Desde a recruta à sangrenta ofensiva no Vietname, a odisseia de um grupo de jovens soldados americanos.

O sargento Hartman (Ronald Lee Ermey) não deixa nada ao acaso quando se trata de transformar jovens recrutas em soldados implacáveis. As semanas de treino militar são violentas e brutais, porém o destino dos jovens é ainda pior: a Guerra do Vietname. Pyle (Vincent D'Onofrio), um jovem incapaz de cumprir as exigências do sargento, é vítima das piores humilhações e agressões até ao dia em que mata o sargento e se suicida. Os seus camaradas acabam no Vietname no meio da sangrenta Ofensiva do Tet em Hué, em 1968, onde vão descobrir que a guerra é muito pior que os seus mais inquietantes receios.

 

Nunca é Tarde Demais

RTP2, sábado e domingo, 2 e 3 de maio, 15h00

Documentário

Documentário em duas partes que conta a extraordinária aventura de Alberto Manzi, professor e pedagogo que na Itália dos anos 60 ensinou milhões de italianos a ler e escrever.

Depois de uma primeira experiência a ensinar crianças na prisão juvenil de Roma, onde os seus métodos pouco habituais conseguiram vitórias, passou para o ensino público mas a sua abordagem pouco ortodoxa nem sempre foi apreciada.

É então que aceita o desafio da televisão pública italiana. Durante oito anos, de 1960 a 1968, o professor Alberto Manzi apresenta "Non è Mai Troppo Tardi", o programa educativo mais famoso e um verdadeiro curso de alfabetização para adultos. Seguido em todo o país, o programa permitiu que um milhão e meio de italianos aprendessem a ler e escrever.

Na sua derradeira entrevista, Manzi recorda esses tempos e outros episódios da sua vida, como a primeira experiência na prisão juvenil em Roma e os vinte anos na América do Sul onde ensinou leitura e escrita a grupos de índios.

 

As Grandes Mentiras da História (estreia da série documental)

RTP2, sábado, 2 de maio, 19h20

Série documental

Desde sempre, os poderosos moldaram a verdade para dar à História o significado que queriam. Porque bem enleadas, as mentiras são incrivelmente eficazes! Nada como uma mentira para preservar um segredo de estado, como uma ilusão para manipular a opinião, ou uma invenção para provocar uma guerra. O século XX abre uma nova era: a da comunicação social e dos media, o que torna a mentira uma arma ainda mais poderosa.

Ao serviço de todas as ideologias, as mentiras moldaram a nossa época, para o melhor e para o pior: onde estaria a História sem propaganda, sem desinformação, sem dissimulação? Quem são os mentirosos? Chefes de estado, políticos ou líderes militares apoiados pelas suas hierarquias.

Eles não têm escrúpulos em mentir na rádio, na televisão, a milhões de pessoas, e até mesmo sob juramento às mais altas autoridades e instituições. Utilizam os serviços secretos, estratégia militar ou agências de comunicação para tornar as suas mentiras mais credíveis. O único lema é: "quanto maior a mentira, mais pessoas acreditarão!".

Nos assuntos de estado, todo e qualquer meio pode ser utilizado para validar ou mascarar uma operação. As mentiras não são apenas uma questão de palavras ou de silêncio, elas envolvem ações práticas e suporte técnico. Toda a equipa é muitas vezes necessária para construir uma ilusão credível. Ao serviço de uma nação mentir significa apenas reinventar o mundo.

 

Fora do Baralho (estreia da série)

RTP2, sábado, 2 de maio, 20h30

Série

Zoe Busiez deixa Las Vegas para voltar a viver em Chicago e ocupar-se dos filhos da irmã, que morreu tragicamente num acidente de carro. Deixando para trás o namorado, um coelho de estimação e um cato, Zoe abandona uma vida despreocupada para assumir novas responsabilidades mas depressa descobre que ser "mãe" é muito mais difícil do que imaginava.

Os três sobrinhos, Taylor de 16 anos de idade, Cliff de 12 e Hannah de 8, lidam com a dor da perda súbita da mãe e a presença da tia nas suas vidas é um grande apoio. Zoe não tem descanso entre cuidar dos sobrinhos e procurar emprego.

Achando estranha a versão oficial do acidente em que a irmã perdeu a vida, Zoe inicia a sua própria investigação com a ajuda de Dan Lennox e Sophia Mason, investigadores da companhia de seguros encarregados do caso. Com alguma informação nova e muita criatividade, consegue descobrir quem foi realmente o responsável pela morte da irmã.

Impressionados com a sua tenacidade e abordagem criativa, a Unidade de Investigação Especial contrata Zoe como investigadora de fraudes. Com uma nova carreira pela frente e tendo encontrado o seu papel no quotidiano desta família moderna, Zoe está preparada para abraçar as suas novas e desafiantes responsabilidades.

 

Alceste (estreia)

RTP2, sábado, 2 de maio, 22h15

Ópera

Ópera em três atos do compositor alemão Christoph Willibald Gluck (1714-1787), com libreto de Ranieri de' Calzabigi, a partir de Alceste de Eurípides. A prestigiada produção do encenador italiano Pier Luigi Pizzi para o Teatro La Fenice, assinalou o tricentenário do nascimento do compositor. Expoente do início do classicismo vienense, Gluck desempenhou um papel decisivo na reforma e simplificação da ópera séria, que passava por um período de declínio no século XVIII.

Peça chave dessa reforma, juntamente com a sua obra mais famosa "Orfeu e Eurídice", Alceste retrata a comovente história narrada por Eurípedes: o rei Admetus está a morrer e a sua mulher, Alceste, oferece a vida em troca da do seu amado. Ao aperceber-se do sacrifício, Admetus decide segui-la na morte. Mas o deus Apolo, emocionado com este ato de extrema devoção, permite que Alceste regresse das profundezas do submundo. A ópera tem duas versões, uma em italiano, com libreto de Ranieri de" Calzabigi, que estreou no Burgtheater de Viena, em 1767, e uma em francês, apresentada em Paris em 1776.

 

Gestos e Fragmentos (1982)

RTP2, na noite de sábado para domingo, 3 de maio, 00h45

Filme

Três variações sobre o tema das relações entre os militares e o poder em Portugal. Otelo Saraiva de Carvalho narra o percurso que o levou, com os seus camaradas do Movimento dos Capitães, da Guerra Colonial ao golpe de estado de 25 de abril de 1974, e as sucessivas crises que, destruindo a mítica unidade das Forças Armadas, conduziram ao 25 de novembro de 1975 e ao fim da Revolução.

O professor universitário Eduardo Lourenço analisa a descida brusca dos militares do seu "céu político", à política mais revolucionária. O jornalista americano Robert Kramer tenta perceber o 25 de novembro e procura os culpados do fracasso da Revolução de Abril.

Do cruzamento destes discursos, fragmentários, nasce uma imagem contraditória, fugidia e lacunar dos militares portugueses.

 

Nelly Furtado – ao Vivo no Baloise Session (estreia)

RTP2, domingo, 3 de maio, 23h15

Concerto

Cantora e autora luso-canadiana, Nelly Furtado vendeu mais de 40 milhões de discos no mundo inteiro, tornando-se numa das artistas canadianas de maior sucesso. Foi galardoada com vários prémios ao longo da carreira, incluindo o Grammy Award, Latin Grammy Award, Brit Award, MTV Europe Music Award e muitos outros. Em março de 2017, Nelly Furtado lançou o seu sexto álbum "The Ride".