Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (25 a 31 de maio)

Publicado em 25 Mai. 2020 às 15:48, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (25 a 31 de maio)

Conheça as propostas da RTP2 para a semana que hoje começa.

Assinalando os 130 anos da morte de Camilo Castelo Branco, a 1 de Junho de 1890, esta semana a RTP2 exibe o filme "Mistérios de Lisboa" do cineasta chileno Raúl Ruiz, adaptação do romance homónimo do escritor português.

As noites de cinema são preenchidas com "Western", da alemã Valeska Grisebach, um filme sobre preconceito, rivalidade e poder; "O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes", drama passional protagonizado por Jack Nicholson e Jessica Lange; e "Paixão", da realizador portuguesa Margarida Gil, uma viagem aos abismos do desejo e à violência nas relações amorosas e na paixão.

Estreiam ainda as terceiras temporadas da série norueguesa "Aber Bergen" sobre os dilemas de um casal de advogados; e da série francesa "A Estagiária" que acompanha as peripécias de uma agricultora que aos 50 anos de idade se forma em direito.

Quanto a documentários, a RTP2 emite o documentário "A Navegar até ao Peter" sobre a história do mítico café de marinheiros da ilha do Faial; "O Mundo da Obesidade", investigação surpreendente sobre um dos tópicos de saúde mais preocupantes da era moderna; a série documental "Viagens em Terras do Norte" que transporta os espectadores pela natureza majestosa do Norte da Europa; o documentário "Lina e Raul Refree - Ensaio geral" sobre a colaboração inédita entre a fadista e o músico catalão onde reinterpretam temas de Amália; e a 2ª parte do documentário "Karajan No Teatro La Scala" sobre a vida e carreira do célebre maestro austríaco.

A terminar a semana estreia o concerto "Aniversário do Centenário de Leonard Bernstein" em homenagem ao talento do célebre compositor e maestro norte-americano; e o especial "Zeca - Pedro Jóia" homenagem do guitarrista português à obra musical de Zeca Afonso.

Abaixo, os detalhes de cada programa:

Viagens em Terras do Norte (estreia)

RTP2, segunda, 25 de maio, 16h00

Série documental

Os territórios nórdicos são lugares poderosos que estimulam a imaginação evocando vastos espaços selvagens, mitos e tradições que se perpetuam. Compõe uma ode à força da Terra e aos elementos, através dos quais o Homem evoluiu com respeito e veneração, consciente do seu pequeno papel no mundo. Uma série documental de 5 episódios que percorre 4 países (Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia) revelando a natureza majestosa destas regiões e os seus habitantes.

 

Western (2017)

RTP2, segunda, 25 de maio, 23h45

Filme

Um grupo de trabalhadores alemães chega a uma zona remota da Bulgária para o difícil trabalho da construção de uma central hidroelétrica. A terra estrangeira desperta neles o sentido aventureiro mas também se confrontam com os seus próprios preconceitos e desconfianças, acentuados pela barreira linguística e diferenças culturais.

A maioria adota uma atitude de superioridade em relação aos habitantes locais, o que rapidamente os torna indesejados. A única exceção é Meinhard (Meinhard Neumann), um homem tranquilo e pouco dado a excessos que depressa começa a ser ostracizado pelos colegas. Com o tempo, Meinhard faz amizades junto da população e, apesar das diferenças culturais e da barreira linguística, vai descobrir um sentimento de comunidade que nunca tinha experimentado na sua própria terra.

 

Lina e Raul Refree - Ensaio geral

RTP2, terça, 26 de maio, 23h45

Documentário

Numa noite de fados as vozes mostram-se autênticas: sem amplificação, sem adornos e sem filtros, apenas nervo e talento, alma e paixão. Raul Refree entende bem o que é isso da paixão e como marca as vozes, tendo assinado a produção de "Los Ángeles", álbum que colocou a cantora espanhola Rosalía no mapa.

Por isso mesmo, o músico e produtor não teve dúvidas quando ouviu Lina cantar no Clube de Fado, uma das mais reputadas casas desta cultura na capital, pouso certo de grandes vozes e de muitos talentos resguardados por Mário Pacheco, guitarrista que acompanhou os maiores artistas, incluindo a eterna Amália. E foi aí, à meia-luz, num momento solene e autêntico, que Raul Refree se apaixonou pela voz de Lina.

A ideia de se juntarem num estúdio foi imediata e pouco depois cruzaram-se ambos numa sala especial, nos arredores da capital. Rodeado de sintetizadores vintage, de Moogs e Arps, de Oberheims e Rolands, mas também de um piano, Raul emoldurou a voz de Lina em névoa analógica, deixando as guitarras do fado na nossa imaginação, mas retendo toda a força de uma garganta carregada de verdade.

 

Karajan No Teatro La Scala (2ª parte)

RTP2, quarta, 27 de maio, 23h15

Documentário

Documentário em duas partes sobre o grande maestro austríaco Herbert von Karajan (1908-1989) figura incontornável da história do Teatro alla Scala de Milão. Através de material inédito dos arquivos do Teatro, entrevistas e excertos de óperas famosas revisitamos a vida e carreira de um dos maestros mais célebres.

Herbert von Karajan nasceu em Salzburgo, a 5 de abril de 1908. Concluiu os estudos na cidade de Mozart e mudou-se para Viena. Em 1933 dirigiu pela primeira vez a Filarmónica de Viena e em 1937, aos 29 anos de idade, tornou-se no maestro mais jovem de toda a Alemanha. No mesmo ano, em Berlim, Karajan dirigiu de cor a ópera "Tristão e Isolda" de Wagner. Para os críticos, o jovem maestro é uma revelação e um verdadeiro prodígio. Com o apoio do maestro e compositor Victor De Sabata (1882-1967), Karajan estreou-se no Scala a 9 de maio de 1940. Foi o seu primeiro concerto em Itália, um enorme sucesso que marcou o início da colaboração entre Karajan e o palco onde os músicos de todo o mundo sonham apresentar-se.

 

Aber Bergen (estreia da 3ª temporada)

RTP2, quinta, 28 de maio, 22h10

Série

Erik Aber e Elea Bergen têm um relacionamento complicado de amor ódio. Juntos são a alma do escritório de advogados Aber Bergen. A firma junta-se ao escritório Wessel mas a fusão não corre como o esperado. Enquanto isso, Erik é candidato à Câmara pelo seu partido político e Elea depara-se com um caso complexo: um homem que morreu de overdose e que a polícia considera uma figura-chave na investigação Tarântula. O arquivo está fechado mas Elea tem fortes dúvidas.

 

A Navegar até ao Peter (estreia)

RTP2, quinta, 28 de maio, 23h15

Documentário

Em junho de 2018 o Peter Café Sport, na ilha do Faial, e o Ocean Cruising Club organizaram um Pursuit Rally especial para comemorar o centenário do café Peter. 46 veleiros, vindos de todo o mundo, tinham como objetivo chegar à baía da Horta, no dia 18 de junho, o mais perto possível do meio dia.

O documentário de Gonçalo Tocha acompanha essa semana de comemorações e, através das histórias pessoais de cada velejador e cada veleiro, conta a história de um dos cafés de marinheiros mais importantes e mais míticos do mundo.

 

O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes (1981)

RTP2, sexta, 29 de maio, 23h15

Filme

No início dos anos 30, Frank Chambers (Jack Nicholson), um vagabundo, arranja emprego num restaurante isolado dirigido por Nick Papadakis (John Colicos) e pela mulher Cora (Jessica Lange). Frank começa a sentir-se atraído pela mulher do patrão, muito mais jovem do que o marido. Os dois tornam-se amantes e Frank, instigado por Cora, acaba por matar Nick num acidente simulado. Os dois amantes são detidos pela polícia mas acabam por ser absolvidos. Após um período tempestuoso, Frank e Cora casam-se mas a jovem mulher acaba por encontrar a morte, também num acidente na estrada.

 

O Mundo da Obesidade (estreia)

RTP2, sábado, 30 de maio, 15h00

Documentário

A obesidade é uma bomba-relógio, uma epidemia que cresce rapidamente em todo o mundo. Como se para a sua progressão? O documentário revela uma investigação surpreendente e original que acabará com muitos preconceitos e separa factos de ficção sobre um dos tópicos de saúde mais preocupantes da era moderna.

 

Aniversário do Centenário de Leonard Bernstein (estreia)

RTP2, sábado, 30 de maio, 22h10

Concerto

A Celebração do Centenário de Bernstein em Tanglewood é um reflexo dos muitos talentos de Leonard Bernstein (1918-1990) como compositor, como grande intérprete de outros compositores e como inspirador de uma nova geração de músicos e amantes de música por todo o mundo. O concerto de gala apresenta uma variedade de artistas da música clássica, ao cinema e à Broadway.

Toda a primeira metade do programa é preenchida com seleções de obras brilhantes de Bernstein como Candide, West Side Story, Missa e Serenata. A música clássica, muito estimada por Bernstein, com uma seleção que inclui A Trompa Mágica do Rapaz de Mahler, música de Copland, para além de um novo trabalho de John Williams, compõem a quase totalidade da segunda parte da celebração, que encerra de modo dramático com o final da Sinfonia Nº2 "Ressurreição" de Mahler.

 

Paixão (2012)

RTP2, sábado, 30 de maio, 23h50

Filme

 

Uma mulher, a recuperar de uma tragédia pessoal, aprisiona um homem que encontrou numa festa, fechando-o num quarto de um prédio em demolição. O luto dela passa a ser a luta entre os dois, num corpo a corpo verbal e na banalidade de um falso quotidiano "conjugal". Ela prendeu-o. Mas será que ele consegue viver sem ela?

Maria Salomé (Ana Brandão) é uma cantora que acabou de perder o marido e a filha. Em desespero, aprisiona num prédio devoluto João Lucas (Carloto Cotta), um jovem escritor que conheceu numa festa. Maria está perdida na sua dor, o marido suicidou-se depois de matar a filha pequena de ambos, e ali, no meio dos escombros de um lugar abandonado e prestes a ser demolido, tenta amar aquele homem e reconstituir a família que perdeu.

A sua relação acaba por transitar entre a paixão e o ódio, o desejo e a cólera. Porém, mesmo estando fechado contra a sua vontade, no momento em que tem oportunidade de escapar, João não consegue partir, sente-se perdido. A verdade é que já não consegue viver sem Maria nem sem o amor trágico que nasceu entre ambos.

 

Mistérios de Lisboa (2010)

RTP2, domingo, 31 de maio, 15h00

Filme

Pedro da Silva, um órfão de 14 anos de idade de um colégio interno, vai conhecer a trágica história da sua vida. Pedro é a personagem unificadora à volta da qual tudo se desenrola. Histórias de amor, paixão, crime e adultério que se entrelaçam e interligam, atravessando todo o século XIX.

O filme mergulha-nos num turbilhão imparável de aventuras e desventuras, coincidências e revelações, sentimentos e paixões violentas, vinganças, amores desgraçados e ilegítimos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil. Nesta Lisboa de intrigas e identidades ocultas encontramos uma série de figuras que dominam o destino de Pedro: o padre Dinis que de aristocrata e libertino se converte em justiceiro, uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança, um pirata sanguinário que se tornou um próspero homem de negócios; atravessando a história do séc. XIX e a procura de identidade do nosso personagem.

 

A Estagiária (estreia da 3ª temporada)

RTP2, domingo, 31 de maio, 20h40

Série

Constance Meyer (Michèle Bernier), uma antiga agricultora de 50 anos de idade que, na sequência de um erro judicial, decide formar-se em direito, continua o estágio no tribunal de Marselha e forma uma equipa explosiva com o juiz Boris Delcourt. Num tribunal exigente e sob pressão crescente do procurador Quiring, descobertas pessoais vão mudar significativamente as relações entre os protagonistas. Constance e Boris enfrentam casos ainda mais complexos, que exigem precisão, obstinação, sensibilidade e humanidade. Uma oportunidade de provar a sua competência.

A nível pessoal, a família de Constance depara-se com a presença estrondosa de Rebecca, uma jovem do Quebeque que acabou de chegar com o filho Tony. Antoine é o pai da criança, fruto do idílio que viveram no ano passado, durante o estágio. Portanto Constance e Barth são avós, um novo papel a que terão de se acostumar mesmo não estando preparados. Para piorar a situação, os jovens instalam-se na sua casa e todos vão ter de se esforçar para encontrar o seu lugar nesta bela confusão.

 

Zeca - Pedro Jóia (estreia)

RTP2, domingo, 31 de maio, 23h15

Especial

Homenagem do guitarrista português Pedro Jóia à obra musical de José Afonso.