Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (24 a 30 de maio 2021)

Publicado em 24 Mai. 2021 às 12:10, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (24 a 30 de maio 2021)

Esta semana as propostas da RTP2 incluem um concerto da banda Blondie, filmes de Ali Abbasi, Alice Rohrwacher e Jan-Ole Gerster, dança contemporânea e as habituais séries e documentários.

Durante a semana que hoje começa, a RTP2 estreia a série francesa "Tempo Assassino", um thriller adaptado do romance do escritor francês Michel Bussi, que acompanha três gerações de mulheres na Córsega.

Nas noites de cinema, são emitidos "Na Fronteira", do cineasta iraniano-sueco Ali Abbasi, baseado num conto de John Ajvide Lindqvist, uma fábula contemporânea, inspirada na mitologia nórdica, que conta como uma funcionária da alfândega com a capacidade extraordinária de detetar passageiros suspeitos é confundida por um homem misterioso e vê-se obrigada a enfrentar revelações perturbadoras; "Lara", do realizador alemão Jan-Ole Gerster, uma viagem ao inferno pessoal de uma mulher solitária e amargurada e ao difícil relacionamento que tem com o filho; e "Feliz Como Lázaro", da italiana Alice Rohrwacher, um ensaio sobre a natureza humana que conta a história de um homem bom num mundo materialista e cruel. Quanto a cinema português, a RTP2 exibe "O Querido Lilás", comédia de Artur Semedo, protagonizada por Herman José, sobre uma atriz que, passados anos, encontra o filho que julgava ter morrido à nascença.

A terminar a semana surge o bailado "Barbarian Nights", do coreógrafo francês Hervé Koubi, que examina a história dos povos ao redor do Mediterrâneo e revela o que há de mais encantador no encontro entre culturas e religiões. Há ainda tempo para o ver e ouvir "Blondie em Concerto",  com alguns dos maiores sucessos da banda nova-iorquina.

Como sempre, o canal adverte que a programação pode sofrer alterações de última hora.

 

Tempo Assassino (estreia da série)

RTP2, segunda, 24 de maio, 22h10

Série

Série francesa de 8 episódios, um thriller adaptado do romance "Le Temps est assassin" do escritor francês Michel Bussi.

Quando Clotilde tinha 16 anos, um trágico acidente roubou a vida do irmão e dos pais. Com o coração partido, e sem querer voltar, Clotilde deixou a ilha da Córsega. Vinte e cinco anos depois, um telefonema de uma velha amiga força-a a regressar, com o marido e a filha de 16 anos. Mal chega, Clotilde recebe uma carta da mãe, Palma, dada como morta no acidente.

Na Fronteira (2018) – estreia

RTP2, na noite de segunda para terça, 25 de maio, 00h30

Filme

Filme do cineasta iraniano-sueco Ali Abbasi, baseado num conto do escritor sueco John Ajvide Lindqvist, uma fábula contemporânea inspirada na mitologia nórdica.

Tina (Eva Melander) é uma funcionária da alfândega de uma cidade portuária que tem uma capacidade extraordinária para detetar passageiros suspeitos que escondem algo ilícito. O seu apurado olfato pode cheirar a culpa das pessoas, o medo, a ansiedade e outros sentimentos. Um dia, um homem misterioso e de aspeto suspeito sai de um navio. Incapaz de identificar o que esconde, Tina fica obcecada por ele, mas a sua investigação revela muito mais do que esperava, e Tina vê-se confrontada com revelações perturbadoras sobre si mesma e sobre a humanidade.

Filme vencedor do prémio Un Certain Regard no Festival de Cannes 2018.

Lara (2019) - estreia

RTP2, terça, 25 de maio, 23h30

Filme

Filme do cineasta alemão Jan-Ole Gerster ("Oh Boy"), uma viagem ao inferno pessoal de uma mulher solitária e amargurada e ao seu difícil relacionamento com o filho.

Lara (Corinna Harfouch) é uma mulher solitária e amargurada, temida e pouco amada, inclusive por ela própria. Embora tenha abdicado do sonho de ser pianista profissional, o filho, Viktor (Tom Schilling), prosseguiu a carreira, "gentilmente disciplinado" pela mãe. No dia em que completa 60 anos, Lara tem todos os motivos para festejar: nessa noite o filho fará o recital mais importante da sua carreira de pianista e compositor. Mas ultimamente Viktor, com quem desenvolveu uma rivalidade pouco sã, tem evitado encontrar-se com a mãe. O filho não a convidou para o espetáculo, apenas ao pai, Paul (Rainer Bock), e à sua nova namorada, e nada indica que Lara seja bem-vinda. Mesmo assim, Lara compra todos os bilhetes disponíveis e entrega-os a quem encontra. Quanto mais Lara se esforça para tornar a noite um sucesso mais os eventos ficam fora de controle, e o seu plano, meticulosamente preparado, terá um rumo inesperado.

Feliz Como Lázaro (2018) - estreia

RTP2, sexta, 28 de maio, 23h00

Filme

Filme da cineasta italiana Alice Rohrwacher ("Corpo Celeste", "O País das Maravilhas"), um ensaio sobre a natureza humana que conta a saga de um homem bom num mundo materialista e cruel.

Esta é a história do encontro entre Lázaro, um jovem camponês tão bondoso que é muitas vezes confundido com um tolo, e Tancredi, um jovem nobre amaldiçoado pela sua imaginação. A vida na isolada aldeia pastoral Inviolata é dominada pela terrível Marquesa Alfonsina de Luna, a rainha dos cigarros. Um elo de lealdade é selado quando Tancredi pede a Lázaro para o ajudar a orquestrar o seu próprio rapto. Esta estranha e improvável aliança é uma revelação para Lázaro. Uma amizade tão preciosa que irá viajar no tempo e levar Lázaro até à cidade no encalço de Tancredi. Pela primeira vez na grande cidade, Lázaro é como um fragmento do passado perdido no mundo moderno.

Prémio de Melhor Argumento no Festival de Cannes.

Como os Cães Conquistaram o Mundo (estreia)

RTP2, sábado, 29 de maio, 20h15

Documentário

Um bilião de cães vive hoje na Terra! Sem pelo ou peludos, de grande porte ou pequenos, delicados ou todo-o-terreno, os cães partilham o nosso quotidiano e a sua história está intimamente ligada à nossa desde há vários milhares de anos. No entanto, antes dos humanos os criarem, os cães não existiam na natureza. Como os nossos ancestrais conseguiram transformar lobos selvagens em companheiros fiéis? Arqueozoólogos, biólogos, etólogos e geneticistas investigam as origens desta história para entender como poodles, galgos ou chihuahuas conquistaram o mundo. Porque uma coisa é certa, o cão está longe de ter revelado todos os seus segredos.

Barbarian Nights (estreia)

RTP2, sábado, 29 de maio, 22h10

Bailado

Criação do coreógrafo francês Hervé Koubi que examina a história dos povos ao redor do Mediterrâneo e revela o que há de mais encantador no encontro entre culturas e religiões.

Segunda criação do bailarino e coreógrafo francês Hervé Koubi, com doze bailarinos argelinos e burquinenses selecionados através de uma audição na Argélia em 2009. Hervé Koubi fala de bárbaros no sentido histórico, para nos lembrar que as regiões do Mediterrâneo foram atravessadas e sacudidas por diferentes conquistadores, vindos do Leste, do Norte ou do Sul, e isso criou na época mais uniões do que rivalidades, mais misturas do que divisões, mais casamentos do que assassinatos.

Evocar milhões de anos de história numa coreografia é praticamente impossível, mas Hervé Koubi supera-o com excelência. Explorando a força criativa das suas raízes argelinas e cultura mediterrânea, o coreógrafo francês reescreve a história dos povos ao redor do Mediterrâneo e revela o refinamento oculto de culturas muitas vezes referidas como 'bárbaras'.

Todos esses elementos históricos e culturais entrelaçam-se com diferentes estilos de dança contemporânea, breakdance e hip-hop, reinventados de forma espetacular para gerar uma mistura de géneros que mostram uma sensualidade quase espiritual e lembram toda a humanidade bárbara: persas, celtas, gregos, vândalos e babilónios, fantasmas sombrios do passado que deixaram uma marca na grande encruzilhada da bacia do Mediterrâneo.

Uma obra original que combina o poder hipnótico de um desfile de guerra com a precisão da dança e revela o que há de mais encantador no encontro entre culturas e religiões. Hervé Koubi levanta as sombras das noites bárbaras para mostrar o alvorecer de uma cultura comum através de uma exploração poderosa e carismática da história do Mediterrâneo.

O Querido Lilás (1987)

RTP2, sábado, 29 de maio, 23h15

Filme

Comédia do cineasta e ator português Artur Semedo, protagonizada por Herman José.

Beladona (Herman José), uma grande atriz portuguesa, tinha o mundo do espetáculo a seus pés. Vivia de noite como as corujas e esbarrava com volúpia em aventuras amorosas. De uma dessas aventuras deu à luz, na clandestinidade, um lindo menino. Seis minutos depois do parto, o bebé foi dado como morto e levado para os braços de uma suposta mãe. Assim foi abafado o escândalo pelo empresário e produtor (Artur Semedo) que só via em Beladona uma máquina de fazer dinheiro. Anos passaram e, numa noite em que a força do destino português se cantava numa casa de fado, o acaso põe mãe e filho, um diante do outro.

Blondie em Concerto (estreia)

RTP2, domingo, 30 de maio, 23h10

Concerto

Apresentada no Hall da Fama do Rock and Roll em 2006, a banda rock nova-iorquina Blondie continua a lançar novas músicas e a encantar os fãs de todo o mundo! Debbie Harry e a sua banda trazem uma mistura eclética de sons pop, rock e punk, apresentando num espetáculo eletrizante alguns dos seus maiores sucessos, como "The Tide is High", "One Way or Another" e "Heart of Glass".

Fundada pela cantora Debbie Harry e o guitarrista Chris Stein, a icónica banda de Nova Iorque definiu a era punk e new wave em meados dos anos 1970 e é ainda hoje tão ousada e criadora de tendências. A influência de Blondie moldou e continua a iluminar o mundo da música, da moda e da arte. A banda ajudou a levar o punk para a pista de dança, no dealbar da nova era, e introduziu a um público mais vasto os sons do hip-hop.