Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (18 a 24 de maio)

Publicado em 14 Mai. 2020 às 17:39, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (18 a 24 de maio)

Filmes, documentários e espectáculos de música preenchem os destaques da programação desta semana na RTP2.

A semana na RTP2 inclui a estreia dos documentários "Inteligência Artificial: Bênção ou Maldição?" que nos leva numa viagem incrível às fronteiras do desenvolvimento da Inteligência Artificial; e "Karajan no Teatro La Scala", dividido em duas partes, acerca da vida e carreira do célebre maestro austríaco. Ainda "Campo", de Tiago Hespanha, que reflete sobre a natureza das coisas, físicas e humanas, transcendentes e mundanas.

Nas noites de cinema estreia "The Place", do cineasta italiano Paolo Genovese, que explora o lado oculto da alma humana, os seus segredos e recursos inesperados; "Noites Escaldantes", uma intensa história de luxúria, ganância e crime com Kathleen Turner e William Hurt; e "Mau Mau Maria", do cineasta português José Alberto Pinheiro, a história de três irmãos que procuram cumprir o último desejo da mãe, encontrar alguém que os ame.

No fim-de-semana, a RTP2 sugere o documentário ficcionado "Filhos do Destino: A Escola Proibida", que revive a história de quatro crianças judias italianas impedidas de ir à escola vítimas do ódio e da loucura do nazi-fascismo e da indiferença da maioria dos italianos; "Beautiful Madeira" documentário sobre a presença britânica na Madeira, ilha muito procurada no século XIX para a cura da tuberculose, a epidemia mais mortífera do século no Reino Unido; o documentário "Rudolf Nureyev: A Atração Celeste", sobre a vida de um dos mais formidáveis bailarinos de todos os tempos; e o concerto da cantora norte-americana Beth Ditto, vocalista da banda The Gossip, ao Vivo na L'Aéronef onde apresenta o seu álbum a solo.

Abaixo, os detalhes da semana na RTP2:

 

The Place (2017) – estreia

RTP2, segunda, 18 de maio, 23h45

Filme

Um homem misterioso (Valerio Mastandrea) senta-se sempre à mesma mesa de um café. Pronto a satisfazer os desejos de quem o visita, consulta num livro as instruções que cada pessoa tem de seguir. Mas o que é que cada um está disposto a fazer para realizar os seus sonhos e alcançar o que deseja?

Nove personagens respondem, sem saber até onde a própria escolha os poderá levar. O homem, que aparentemente tem o poder de tornar tudo possível, faz um acordo. Se conseguirem executar a tarefa recebem o que pediram. Apesar de não ser uma missão impossível, quase sempre implica ultrapassar os limites da moralidade ou ilegalidade.

Um polícia (Marco Giallini) para encontrar o dinheiro de um roubo tem de espancar sem piedade um desconhecido; um mecânico (Rocco Papaleo) deverá proteger uma criança em troca de uma noite de amor com a mulher dos seus sonhos; para salvar a filha, Gigi (Vinicio Marchioni) tem de matar uma criança; para o marido se curar da doença de Alzheimer, Marcella (Giulia Lazzarini) deverá colocar uma bomba num lugar público; para se tornar mais bonita, Martina (Silvia D"amico) tem de conseguir uma avultada soma de dinheiro com a ajuda do traficante de droga Alex (Silvio Muccino), que quer que o pai pare de o procurar; para recuperar a visão, Fulvio (Alessandro Borghi) deverá violar uma mulher; uma freira (Alba Rohrwacher) encontrará novamente a fé quando estiver disponível para se apaixonar por um homem, e Azzurra (Vittoria Puccini), para reconquistar o namorado, deverá destruir a relação de um casal.

As histórias combinam-se num jogo onde cada um enfrenta os seus próprios medos, desejos e mesquinhez numa continua negociação dos valores morais.

 

Inteligência Artificial: Bênção ou Maldição?

RTP2, terça, 19 de maio, 23h45

Documentário

Na primavera de 2016, um programa de inteligência artificial da Google surpreendeu o mundo ao vencer o campeão mundial sul-coreano do jogo estratégico de tabuleiro Go, considerado um dos mais complexos jogos inventados pelo homem.

O documentário apresenta uma rara entrevista a Demis Hassabis (Londres, 1976), que desenvolveu o programa DeepMind AlphaGo da Google, onde surpreendentemente revela que incluiu na Inteligência Artificial um aspeto semelhante à intuição e criatividade humana.

Uma viagem à linha da frente do desenvolvimento da Inteligência Artificial, que inclui empresas como a companhia norte-americana que inventou a Inteligência Artificial que procura com precisão células cancerígenas a partir de imagens e a companhia japonesa que tenta incluir emoções humanas na Inteligência Artificial. O que o futuro reserva para a Inteligência Artificial? Será uma bênção ou uma maldição para a humanidade? Quais os riscos e quais os benefícios?

 

Karajan no Teatro La Scala

RTP2, quarta, 20 de maio, 23h15

Documentário

Documentário em duas partes sobre o grande maestro austríaco Herbert von Karajan (1908-1989) figura incontornável da história do Teatro alla Scala de Milão. Através de material inédito dos arquivos do Teatro, entrevistas e excertos de óperas famosas revisitamos a vida e carreira de um dos maestros mais célebres.

Herbert von Karajan nasceu em Salzburgo, a 5 de abril de 1908. Concluiu os estudos na cidade de Mozart e mudou-se para Viena. Em 1933 dirigiu pela primeira vez a Filarmónica de Viena e em 1937, aos 29 anos de idade, tornou-se no maestro mais jovem de toda a Alemanha. No mesmo ano, em Berlim, Karajan dirigiu de cor a ópera "Tristão e Isolda" de Wagner. Para os críticos, o jovem maestro é uma revelação e um verdadeiro prodígio. Com o apoio do maestro e compositor Victor De Sabata (1882-1967), Karajan estreou-se no Scala a 9 de maio de 1940. Foi o seu primeiro concerto em Itália, um enorme sucesso que marcou o início da colaboração entre Karajan e o palco onde os músicos de todo o mundo sonham apresentar-se.

 

Campo

RTP2, quinta, 21 de maio, 23h15

Documentário

Documentário de Tiago Hespanha ("A Fábrica de Nada") que reflete sobre a natureza das coisas, físicas e humanas, transcendentes e mundanas.

A palavra "campo" vem do latim capere (capturar). Na Antiguidade, nos arredores de Roma ficava o "Campo de Marte", o terreno onde se treinavam os soldados. Hoje, nos arredores de Lisboa, em Alcochete, fica a maior base militar da Europa. Neste campo, militares treinam missões fictícias, enquanto astrónomos observam estrelas e um rapaz toca piano para veados selvagens que espreitam à noite. Aqui a vida manifesta-se nas suas dimensões mais contraditórias e misteriosas. A partir da experiência deste lugar, "Campo" reflete sobre a natureza das coisas, físicas e humanas, transcendentes e mundanas, que aqui se confundem e completam num ciclo de repetição permanente.

 

Noites Escaldantes (1981)

RTP2, sexta, 22 de maio, 23h15

Filme

Uma intensa história de luxúria, ganância e crime num dos mais fascinantes thrillers dos anos 80, que revelou Lawrence Kasdan (Miami, 1949), impôs Kathleen Turner e confirmou William Hurt.

Na Florida o advogado Ned Racine (William Hurt) envolve-se numa tórrida relação amorosa com a sensual Matty Walker (Kathleen Turner), casada com um homem mais velho. Matty e Ned decidem matar o marido dela. Pouco antes do crime, Ned, impede Matty de modificar o testamento do marido, onde metade dos bens eram deixados à sobrinha, e fica absolutamente espantado quando ela aparece com uma nova versão do testamento alegando que Ned o elaborou com ela. Matty torna-se na herdeira universal do marido e Ned suspeito do crime. De surpresa em surpresa, o advogado vai descobrindo até que ponto foi manipulado por Matty, que montou um fabuloso plano para assassinar o marido, incriminar o amante e escapar.

 

Filhos do Destino: A Escola Proibida

RTP2, sábado, 23 de maio, 15h00

Filme

Documentário ficcionado que reconstrói a história de quatro crianças judias italianas, vítimas da discriminação, humilhação, medo e sofrimento provocados pelas Leis Raciais introduzidas pelo regime fascista e assinadas por Vittorio Emanuele III em 1938.

Memórias que se entrelaçam com emocionantes depoimentos dos quatro protagonistas, que sobreviveram ao fascismo e à Segunda Guerra Mundial graças à ajuda de pessoas que se recusaram submeter aos ditames do fascismo.

De Nápoles a Roma, passando por Milão e Pisa descobrimos a história destas quatro crianças, que hoje são avós, e que recordam aqueles anos terríveis, de horror e vergonha, de perigo constante de serem denunciadas e morrerem. Crianças impedidas de ir à escola, que se escondiam, fugiam, e lutavam pela vida, sentindo-se discriminadas e diferentes, antes sequer de perceberem o significado de serem judias. Histórias de crianças que se tornaram adultos e adultos que nunca se esqueceram de ser crianças.

Com testemunhos dos quatro protagonistas e dos seus amigos e familiares, o documentário de Francesco Micciché e Marco Spagnoli revela as histórias da senadora Liliana Segre, Tullio Foà (de Nápoles), Lia Levi (de Roma) e Guido Cava (de Pisa). Vidas diferentes, do norte ao sul da Itália, unidas por um único e triste destino: serem vítimas do ódio e da loucura do nazi-fascismo e da indiferença da maioria dos italianos.

 

Rudolf Nureyev: A Atração Celeste (estreia)

RTP2, sábado, 23 de maio, 22h15

Documentário

A vida de Rudolf Nureyev (1938-1993), um dos mais formidáveis bailarinos de todos os tempos. Documentário de Sonia Paramo que embarca numa viagem cronológica pela vida de Nureyev, que se inicia com o seu nascimento no expresso transiberiano e avança rapidamente para a sua meteórica ascensão à celebridade, os triunfos na Ópera de Paris, a cómica presença nos Marretas ao lado de Miss Piggy, no final dos anos de 1970, até aos últimos treze anos da sua vida que termina a 6 de janeiro de 1933 por complicações decorrentes da SIDA. Uma vida revisitada através de imagens de arquivo, entrevistas, encenações dramáticas e sequências de dança originais.

 

Mau Mau Maria (2014)

RTP2, sábado, 23 de maio, 23h10

Filme

Depois da morte da mãe, João Maria (Eduardo Madeira), Pedro Maria (Marco Horácio) e António Maria (António Raminhos) são confrontados com o seu último desejo: vê-los felizes, ao lado de alguém que os ame e com quem possam viver uma vida de partilha verdadeira.

Após um jantar desastroso, o pai, Faustino Maria Gonzaga (José Pedro Gomes), faz-lhes um ultimato: até ao dia das bodas póstumas de 40º aniversário de casamento, os três têm de empenhar-se em encontrar alguém que os faça mudar a sua atitude egoísta perante a vida e as mulheres. Ou seja, têm sete semanas!

Apesar de não quererem desiludir o pai ou, pior ainda, desonrar a memória da mãe, não sentem que tenham a autoconfiança suficiente para conquistar uma mulher e, eventualmente, assumir uma relação séria. Mas tudo muda quando descobrem o verdadeiro amor ou não?

 

Beautiful Madeira

RTP2, domingo, 24 de maio, 15h55

Documentário

Em meados do século XIX, durante o período das invasões francesas, a presença britânica na Madeira foi reforçada. Prosperava o negócio do vinho e despontava o turismo terapêutico.

Muitos estrangeiros procuravam na ilha a cura de ares para a tuberculose, a epidemia mais mortífera do século no Reino Unido. Acompanhamos a experiência de três inglesas, Emily Shore e Emily Geneviève Smith, que permaneceram na ilha por razões de saúde e Isabella de França, que visitou a ilha em viagem de núpcias e deixou um dos mais importantes registos da época, que termina com a expressão "Beautiful Madeira".

A jovem Emily Shore, doente como estava, ficou maravilhada com a beleza natural da Madeira quando desembarcou no Funchal em dezembro de 1838. Pitoresca, exótica, diferente, a ilha da Madeira tornou-se para os viajantes britânicos o paraíso mais próximo da Europa.

Os residentes e, em particular, os abastados visitantes britânicos marcaram a vida social do Funchal cosmopolita. Através de relatos escritos, diários, desenhos e aguarelas, o documentário de Anabela Saint-Maurice revisita os lugares e famílias que perpetuam a memória romântica da Madeira.

 

Beth Ditto ao Vivo na L'Aéronef (estreia)

RTP2, domingo, 24 de maio, 23h15

Concerto

Beth Ditto, vocalista da banda norte-americana The Gossip, está de regresso com um novo álbum. A impetuosa cantora lança-se numa carreira a solo e apresenta novas canções com a energia, o humor e a generosidade que a caracterizam.

Porta-voz da comunidade LGBT, presença em desfiles de estilistas como Stella McCartney e Jean-Paul Gaultier, Beth Ditto é mais do que uma cantora, é uma figura incontornável da cultura pop.

De 1999 a 2016, com a banda The Gossip, a jovem cantora apresentou concertos espetaculares e entrevistas hilariantes. Um certo comportamento punk que muito contribuiu para alcançar simpatia. Em "Fake Sugar", o primeiro álbum a solo, Beth Ditto mistura ingredientes que fizeram da banda Gossip um sucesso e influências mais pessoais.

Com a cumplicidade da produtora Jennifer Decilveo, a cantora norte-americana lançou em junho de 2017 uma obra que mistura blues, pop, country, rock, pop, reunindo 12 canções, ecléticas e unificadores, que prestam um tributo ao seu Arkansas natal.