Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (17 a 23 de maio 2021)

Publicado em 17 Mai. 2021 às 20:18, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (17 a 23 de maio 2021)

As propostas da RTP2 para a semana incluem a história da fundadora das revistas Burda, uma série documental sobre a independência da Irlanda e um retrato dos últimos cinco anos da vida de David Bowie.

Destaques da semana na programação da RTP2: a minissérie alemã "Aenne Burda – A Empresária Extraordinária", sobre a  editora de moda que foi um dos símbolos da recuperação económica alemã após a Segunda Guerra Mundial; a série documental "A Revolução Irlandesa" sobre a Guerra de Independência da Irlanda; o documentário "David Bowie: Os Últimos Cinco Anos", retrato  de um dos maiores artistas dos tempos modernos, no ano em que passam cinco anos sobre a sua morte e 50 anos após o lançamento do seu primeiro álbum, "Hunky Dory"; o documentário "Água e Não Armas - Pinta o Afeganistão de Verde" sobre os esforços do Dr. Tetsu Nakamura para construir um canal de irrigação e levar água, agricultura e civilização para uma nação devastada pela guerra.

Nas noites de cinema estreia "Um Segredo de Família", do cineasta argentino Pablo Trapero, que acompanha o reencontro de duas irmãs, após uma longa ausência e o reacender de ressentimentos antigos que revelam obscuros segredos de família; "O Rei Zarolho", do espanhol Marc Crehuet, uma comédia negra sobre a fragilidade das convicções e a natureza dos papéis sociais; "Clara e Claire", do francês Safy Nebbou, com Juliette Binoche, uma história vertiginosa em que a realidade e a mentira se confundem; e "Noites", primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Cláudia Tomaz, sobre um casal de toxicodependentes que vive de pequenos esquemas.

A terminar a semana estreia o documentário "Mitten - Anne Teresa De Keersmaeker Encontra Bach", um olhar íntimo sobre o processo criativo da coreógrafa belga; e "Unique – Um Artista, Um Lugar, Um Concerto" com o virtuoso violinista franco-sérvio Nemanja Radulovic nas Rochas de Carnac.

Destaques da programação da RTP2

Um Segredo de Família (2014) - estreia

RTP2, na noite de segunda para terça, 18 de maio, 00h25

Filme

Filme do cineasta argentino Pablo Trapero ("O Clã", "Abutres"). Duas irmãs, tão próximas quanto diferentes, reencontram-se após uma longa ausência e são confrontadas com obscuros segredos de família.

Após uma longa ausência, e na sequência de um AVC sofrido pelo pai, Eugenia regressa a La Quietud, a luxuosa propriedade da família em Buenos Aires. Lá, encontra a irmã, Mia, e a mãe, Esmeralda. A reunião exacerba sentimentos antigos e as três mulheres veem-se confrontadas com traumas emocionais e segredos obscuros do seu passado comum, na época da ditadura militar. Reacendem-se ressentimentos há muito enterrados e revelam-se invejas e ciúmes, tudo isso ampliado por uma perturbadora semelhança física entre as duas irmãs.

Água e Não Armas – Pinta o Afeganistão de Verde (estreia)

RTP2, terça, 18 de maio, 16h00

Documentário

A vida do Dr. Tetsu Nakamura (1946-2019) foi dedicada à reconstrução do Afeganistão, até o dia em que foi tragicamente assassinado, a 4 de dezembro de 2019. Acreditando que armas e tanques não acabam com a guerra e que o renascimento da agricultura era a pedra angular da recuperação do país, o Dr. Nakamura despiu a bata branca e trabalhou ao lado do povo para construir um canal de irrigação. Depois de anos de árduo trabalho, as planícies voltaram a ficar verdes e a vida quotidiana começou a regressar à normalidade. O documentário acompanha os 15 anos de esforços incansáveis deste médico humanitário para levar água, agricultura e civilização ao povo de uma nação devastada pela guerra para criar um futuro melhor.

O Rei Zarolho (2016) – estreia

RTP2, terça, 18 de maio, 23h25

Filme

Filme do cineasta espanhol Marc Crehuet, baseado na sua peça de teatro. Uma comédia negra sobre a fragilidade das convicções e a natureza dos papéis sociais.

Ignasi (Miki Esparbé), um jovem taciturno que perdeu um olho ao ser atingido por uma bala de borracha durante um protesto na rua, comparece a um jantar com sua namorada Sandra (Ruth Llopis). Coincidentemente, o polícia de choque, David (Alain Hernández), responsável pelo tiro que lhe atingiu o olho, é o anfitrião do jantar. Quando a mulher de David, Lidia (Betsy Túrnez), decide que não pode lidar com o rumo moral fraturado do marido e o deixa, David, ironicamente, pede conselhos a Ignasi, mas o polícia interpreta-os como um incentivo para sequestrar um político.

Uma comédia negra sobre a fragilidade das convicções, a natureza dos papéis sociais, a busca pela verdade e como o autoritarismo e a política populista continua a influenciar a Espanha pós-austeridade. Decorrendo principalmente num apartamento apertado e mal iluminado, o filme é repleto de voltas, reviravoltas e dramas intensos, embora resista à polémica fácil. Uma alegoria única, simultaneamente instigante e cruelmente divertida.

Aenne Burda – A Empresária Extraordinária (estreia)

RTP2, quinta, 20 de maio, 22h10

Minissérie

A mulher do milagre económico. Minissérie alemã de 2 episódios.

Aenne Burda, icónica editora de moda do final dos anos 1940, continua a ser um exemplo da reconstrução alemã. A sua visão e a sua receita de tenacidade para enfrentar o tumulto é um emocionante caso de estudo, de quem esteve no lugar certo, na hora certa. Enquanto a Alemanha está em ruínas, no final da década de 1940, o milagre económico subsequente coloca rapidamente o país no caminho da prosperidade. Após a devastação da guerra, Aenne Burda sonha com o seu próprio projeto de voltar a trazer a elegância feminina para o primeiro plano. A ideia é uma revista com tendências de moda, estilos e dicas para costurar peças de roupa práticas e de bom gosto. O problema é que o mundo ainda é bastante masculino e o marido, o bem-sucedido editor Franz Burda, nem quer ouvir a sua ideia. Aenne ultrapassa as dificuldades e utiliza a horrível descoberta do caso do marido com a secretária para se emancipar, muito antes de a autodeterminação se tornar sequer um sussurro na sociedade progressista.

A Revolução Irlandesa (estreia)

RTP2, quinta, 20 de maio, 23h40

Série documental

A guerra que abalou o Império Britânico. Série documental de 3 episódios.

A extraordinária história da Guerra da Independência da Irlanda, de 1919 a 1922, que resultou na formação do Estado Livre Irlandês e se tornou num modelo para outras colónias britânicas conquistarem a independência. Na sequência da insurreição fracassada de 1916, a série documental conta a história de como a Irlanda revolucionária reorganizou e reinventou táticas que acabariam por conduzi-la a uma Irlanda independente. Contra todas as probabilidades e armados com pouco mais do que idealismo, fé cega e coragem, um pequeno grupo de rebeldes forçou a Grã-Bretanha, a nação mais poderosa do mundo, a retirar-se após séculos de conquistas e desgovernos. Michael Collins e Éamon de Valera emergiriam no cenário mundial como líderes da luta revolucionária da Irlanda, enfrentando figuras icónicas da política britânica como Winston Churchill e Lloyd George. As táticas, tanto na guerra de guerrilha quanto na radicalização da população irlandesa, acabariam por forçar a retirada britânica e culminaram num tratado que estabeleceu o estado irlandês independente. Essas táticas seriam copiadas por todo o Império Britânico, tornando-se marca da liberdade.

Clara e Claire (2019) - estreia

RTP2, sexta, 21 de maio, 23h40

Filme

Filme do cineasta francês Safy Nebbou, com Juliette Binoche, adaptação do romance homónimo da escritora francesa Camille Laurens. Uma história vertiginosa em que a realidade e a mentira se confundem.

Para espiar o amante, Claire (Juliette Binoche), uma professora divorciada na casa dos 50 anos, cria um perfil falso nas redes sociais. Com recurso a uma fotografia que encontrou na internet, transforma-se em Clara, uma belíssima jovem de 24 anos. Claire monta este esquema para poder observar o que Ludo ocasional faz online, mas o amante só aceita pedidos de amizade de quem conhece na vida real, o que a obriga a montar um elaborado esquema que implica desenvolver uma relação virtual com o melhor amigo dele, Alex, criando uma enorme teia de mentiras. Alex sente-se imediatamente atraído e Claire, prisioneira do seu Avatar, apaixona-se loucamente. Mesmo que tudo aconteça virtualmente, os sentimentos são reais.

David Bowie: Os Últimos Cinco Anos (estreia)

RTP2, sábado, 22 de maio, 15h20

Documentário

Uma celebração dos últimos cinco anos de vida de David Bowie (1947-2016), com uma visão detalhada sobre os últimos álbuns do artista britânico "The Next Day" e "Blackstar", e do musical "Lazarus". Desde a chegada do Major Tom ao desaparecimento do Sr. Button Eyes, nunca houve nada de previsível em David Bowie. Tudo foi projetado para intrigar, provocar e desafiar todas as expectativas. Mas provavelmente nenhum período da sua extraordinária carreira despertou tanto fascínio e surpresa como os últimos cinco anos. Bowie não só começou novamente a produzir música, como voltou ao núcleo e aos temas centrais da sua carreira. A necessidade de comunicar sentimentos de espiritualidade, alienação e fama sustentam as suas maiores obras dos anos de 1960 a 2016. É isso que está no cerne do seu sucesso e fascínio, música que lida com o que significa ser humano de uma forma que vai muito além da paleta normal de uma estrela do rock. Pelo prisma dos últimos trabalhos, o documentário mostra como Bowie voltou aos temas centrais presentes ao longo da sua carreira. Através de raras imagens de arquivo, entrevistas com músicos, designers e produtores que trabalharam com Bowie, o documentário revela uma visão fascinante de um dos maiores artistas dos tempos modernos.

Mitten - Anne Teresa De Keersmaeker Encontra Bach (estreia)

RTP2, sábado, 22 de maio, 22h10

Documentário

Documentário de Olivia Rochette e Gerard-Jan Claes que acompanha as últimas semanas de ensaio de "Mitten wir im Leben sind", uma performance de Anne Teresa De Keersmaeker, a sua companhia Rosas e o violoncelista francês Jean-Guihen Queyras, baseada nas seis suites para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach. Um olhar íntimo sobre a meticulosa metodologia da coreógrafa belga, na qual um universo coreográfico é construído por meio de um estudo cuidadoso da composição musical. Este intenso processo criativo de remodelagem e aperfeiçoamento contínuo, caracterizado pelo desejo inesgotável de Anne Teresa De Keersmaeker por precisão e detalhes, é refletido no olhar paciente dos cineastas sobre o trabalho da coreógrafa, músico e bailarinos.

Noites (2000)

RTP2, sábado, 22 de maio, 23h05

Filme

Primeira longa-metragem da cineasta portuguesa Cláudia Tomaz. A história de um casal de toxicodependentes que vive de pequenos esquemas.

Lisboa, ano 2000. João (João Pereira), um homem já perto dos 30 anos com os olhos vazios e o corpo roído pelas drogas e pela vida, vive da prostituição. O pouco que tinha deixou-o para trás para andar por aí, sem nunca procurar nada de especial. Antes trabalhava nos cafés ou nas obras, mas o vício tornou-o amargo e é preciso ganhar mais dinheiro e mais depressa. Teresa (Cláudia Tomaz) acompanha-o há mais de três anos. Sem sonhos nem ambições, cedo deixou a casa dos pais. Com uma natureza sombria, é levada por um instinto suicida que a fez perder o amor-próprio. Agora está doente e deixa-se andar, suja e desprotegida. Devia fazer tratamentos no hospital, mas tanto lhe faz. Teresa e João acompanham-se neste processo repetitivo e cansado. Em casa ou na rua os objetivos são poucos. Entre João e Teresa subsiste a ternura, a amizade, e a vaga esperança de que o dia de amanhã possa ser melhor.

Filme vencedor do Prémio de Melhor Filme da Semana da Crítica no Festival de Veneza que conta a história de um casal de toxicodependentes que vive de pequenos esquemas. Os intérpretes são João Pereira, descoberto no centro de metadona do Casal Ventoso, que se representa a si próprio, e Cláudia Tomaz, a realizadora, que assume a personagem de Teresa. As suas vidas, os seus tempos, os seus espaços são traçados pela dependência da heroína. Teresa está frágil e doente e João prostitui-se para sustentar o vício dos dois. Filmam-se rostos, corpos, e estes não podem mentir por isso os papéis principais (e muitos dos secundários) são desempenhados por toxicodependentes, que contracenam com atores como Isabel Ruth e Ana Bustorff.

Unique – Um Artista, Um Lugar, Um Concerto (estreia)

RTP2, domingo, 23 de maio, 23h10

Concerto

O virtuoso violinista franco-sérvio Nemanja Radulovic, acompanhado pelo Ensemble Double Sens e a pianista francesa Laure Favre-Kahn, apresenta um concerto fascinante no lugar mágico das Rochas de Carnac, uma paisagem pré-histórica, lar de milhares de antigas rochas fixas, em que interpreta uma variedade de obras, desde a Partita Nº2 de Bach a "Nigun" de Ernest Bloch.