Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (15 a 21 de fevereiro 2021)

Publicado em 15 Fev. 2021 às 18:11, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (15 a 21 de fevereiro 2021)

A última noite dos BBC Proms de 2018, filmes de Abdellatif Kechiche, Flora Gomes e Hayao Miyazaki, documentários sobre a extrema-direita e a neurotecnologia e um concerto de homenagem a Joni Mitchell são algumas das sugestões da semana.

Esta semana, a RTP estreia a 2.ª temporada da série dramática espanhola "Gigantes", uma história de amor e ódio fraternal no submundo do crime de Madrid.

No campo dos documentários, o "O Futuro da Mente" revela os desafios e conquistas da neurotecnologia na compreensão do mistério que é o cérebro; a série "À Direita, Na Foto" mostra uma perspetiva surpreendente e única de algumas das personalidades mais famosas; "Rosemary, a Kennedy invisível", conta a história da irmã de JFK, o mais obscuro segredo da família Kennedy; "O Extremo da Extrema-Direita", que revela pela primeira vez quem são o que defendem; "Nausicaa - O Aquário do Futuro", mostra os bastidores do maior e mais inovador aquário da Europa; e "Habitat Acidental" exibe a incrível biodiversidade de um paraíso artificial criado pelo homem.

Nas noites de cinema, a RTP2 exibe "Mektoub, Meu Amor: Canto Primeiro", do franco-tunisino Abdellatif Kechiche, sobre a passagem à idade adulta, que espalha um brilho nostálgico sobre as maravilhas da juventude; "Rosa Selvagem", do britânico Tom Harper, uma comédia dramática sobre os sonhos que chocam com a realidade; e "Nha Fala - A Minha Voz", comédia musical do realizador guineense Flora Gomes que conta a história de Vita, uma jovem africana que ousa superar uma maldição da família.

No fim-de-semana, lugar para dois filmes marcantes da animação japonesa: "Totoro", de Hayao Miyazaki, sobre uma criatura mágica que só pode ser vista pelas crianças; e "O Mundo Secreto de Arrietty", de Hiromasa Yonebayashi, sobre uma amizade improvável.

A terminar a semana, três dois concertos e um bailado. O concerto final das BBC Proms de 2018, dirigido pelo maestro Andrew Davies, apresentado em duas partes ; "Quebra-Nozes Recarregado", versão hip hop do clássico bailado de Tchaikovski, criação do bailarino e coreógrafo sueco Fredrik Rydman; e o concerto "Joni 75", de homenagem a Joni Mitchell.

 

À Direita, Na Foto

RTP2, segunda, 15 de fevereiro, 20h35

Série documental

Série documental de 6 episódios que nos revela as histórias de alguns ícones mundiais através do olhar daqueles que lhes eram mais próximos, mas permaneceram anónimos. Contudo, eles ali estão nas fotografias. Por meio de arquivos, entrevistas e reconstituições, a série desvenda os segredos por trás de algumas das personalidades mais famosas do mundo. Um relato na primeira pessoa que nos permite mergulhar completamente nas suas histórias. Cada episódio oferece uma perspetiva única, surpreendente e íntima de figuras históricas como JFK, Martin Luther King, Churchill, João Paulo II ou o Xá do Irão.

 

Mektoub, Meu Amor: Canto Primeiro (2017)

RTP2, segunda, 15 de fevereiro, 23h05

Filme

Filme do cineasta franco-tunisino Abdellatif Kechiche ("A Vida de Adèle"), uma saga sobre a passagem à idade adulta, que espalha um brilho nostálgico sobre as maravilhas da juventude.

Amin, um aspirante a argumentista a viver em Paris, vai passar o Verão a casa, numa aldeia piscatória no sul de França. É uma altura em que se reencontra com a família e os amigos de infância. Com o seu primo Tony e a melhor amiga Ophélie, passa o tempo entre o restaurante tunisino dos pais, os cafés da localidade, e as praias que as raparigas frequentam nas férias.

Encantado pelas várias personagens femininas que o rodeiam, Amin fica pasmado com aquelas sereias estivais, enquanto o primo dionisíaco se entrega com euforia às delícias carnais. Armado com a sua câmara e guiado pela luz clara do Verão da costa mediterrânica, Amin prossegue a sua busca filosófica enquanto procura inspiração para os seus argumentos. No que diz respeito ao amor, apenas o destino, apenas Mektoub pode decidir.

 

O Extremo da Extrema-Direita

RTP2, na noite de quarta para quinta, 18 de fevereiro, 00h05

Documentário

O impacto da Extrema-Direita nas eleições recentes tem sido enorme, mas escondido em salas de "chat" e atrás de memes caóticos pode ser difícil perceber a seriedade do movimento. Onde, quem e o que é exatamente a Extrema-Direita?

Com filmagens secretas, realizadas durante um ano aos principais intervenientes da organização, o documentário revela pela primeira vez quem são e as políticas que representam. Patrik é um jovem sueco que passou um ano a tentar estabelecer amizade com a Extrema-Direita e a entender quem realmente são e o que defendem. Numa jornada ao interior das trevas, descobrimos como a Extrema-Direita reúne supremacistas brancos da era digital que visam especificamente jovens homens brancos insatisfeitos na esperança de que se tornem soldados na luta contra o liberalismo. Através da internet, operam de forma semelhante ao ISIS, inspirando e encorajando atos de ódio através das redes sociais, tentando "normalizar" as suas visões extremas. Vamos descobrir a profundidade do seu ódio - a judeus, muçulmanos, afro-americanos, mulheres liberais e praticamente qualquer pessoa que acredita na igualdade. Estão insatisfeitos, com raiva e são perigosos.

 

Nausicaa - O Aquário do Futuro

RTP2, quinta, 18 de fevereiro, 16h00

Documentário

Os bastidores do maior e mais inovador aquário da Europa.

Após o trabalho titânico de ampliação, Nausicaa, no norte de França, reabriu as portas em julho de 2018 como o maior e mais inovador aquário da Europa e com uma nova abordagem sustentável, onde todos os recursos retirados do mar devem ser reintroduzidos ao longo do tempo no seu habitat natural. Uma tarefa supervisionada pelo centro de investigação científica para a reprodução de espécies, inaugurado ao lado do espetacular aquário. O documentário revela os bastidores e a enorme logística necessária para transportar, aclimatar e alimentar milhares de animais marinhos que vão viver e crescer lado a lado neste espaço que recria o oceano profundo. Cientistas, alta tecnologia, espécies deslumbrantes, situações inesperadas e desafios de engenharia, unem ciência, entretenimento e preservação do oceano.

 

O Futuro da Mente

RTP2, quinta, 18 de fevereiro, 23h05

Documentário

Quais os desafios e conquistas da neurotecnologia na compreensão do mistério que é o cérebro. Documentário de Ruth Chao.

Graças às técnicas de neuroimagem, nas últimas décadas avançou-se como nunca na compreensão do mistério que é o cérebro. Mas quais são os desafios e conquistas atuais da neurotecnologia?

Em 2012, um cientista espanhol, Rafael Yuste, apresentava diante um comité internacional um projeto ambicioso para criar um mapa do cérebro humano: a BRAIN Initiative. Ainda que, na altura, tenha sido considerado demasiado ambicioso e pouco exequível pela maioria dos presentes, apenas um ano depois, Obama tornava o projeto realidade, atribuindo-lhe um orçamento multimilionário, e transformando-o no maior projeto científico desde a era especial. A Europa, não querendo ficar para trás, anunciava em paralelo um projeto muito parecido: a simulação de um cérebro humano, com um orçamento do mesmo calibre. Outro espanhol, Javier de Felipe, é eleito para liderar um dos grupos de estudo. Graças a ambos os projetos, podemos agora não só pensar em encontrar uma solução para doenças como a paralisia, o autismo e o Alzheimer, como também abrir portas a conceitos anteriormente considerados ficção científica, como a comunicação cérebro-máquina, a modificação da memória e a gravação de sonhos e pensamentos. Poderá a nossa mente ser transferida na totalidade para um computador, tornando-nos imortais? Tudo isto graças à tenacidade de um grupo de cientistas que convenceram os seus colegas de que o impossível pode, por vezes, tornar-se realidade.

 

Habitat Acidental

RTP2, sexta, 19 de fevereiro, 16h00

Documentário

No meio da Europa encontra-se uma região selvagem misteriosa e insubstituível para as aves migratórias. Embora seja uma pequena reserva natural, é muito importante e possui uma história surpreendente. Na primavera, inúmeras espécies de aves descansam aqui e recarregam baterias antes de seguirem viagem para as suas áreas de nidificação nórdicas. Algumas viajam quase 7000 quilómetros. Esta reserva é especial não só por causa da sua florescente biodiversidade, mas também porque foi criada pelo Homem. Até à década de 1970, os canos de esgoto traziam toda a água suja da cidade de Münster para esta charneca. Com o tempo, o esgoto foi redirecionado e a região tornou-se um paraíso artificial para as aves aquáticas, enquanto por toda a Europa pântanos valiosos foram sacrificados para dar lugar à agricultura e ao desenvolvimento urbano. Hoje, esta reserva natural tornou-se uma ilha que oferece refúgio e habitat para alguns dos animais mais ameaçados. Por meio de envolventes histórias de animais, o documentário revela a diversidade que cresceu nesta região selvagem acidental.

 

Rosa Selvagem (2018)

RTP2, sexta, 19 de fevereiro, 23h05

Filme

Filme do cineasta britânico Tom Harper ("Os Aeronautas"), uma comédia dramática sobre os sonhos que tantas vezes chocam com a realidade.

Mãe solteira de dois filhos pequenos, Rose-Lynn Harlan (Jessie Buckley), de 23 anos de idade, é uma talentosa, carismática e irreverente aspirante a cantora country. Acabada de sair da prisão por tráfico de drogas, Rose-Lynn sente-se dividida entre cuidar dos filhos e lutar pelo seu sonho. O seu grande desejo é sair de Glasgow, na Escócia, conhecer a cidade de Nashville (no estado norte-americano do Tennessee), a capital da música country, e conseguir um contrato discográfico que lhe dê a oportunidade de provar o seu valor. Mas a mãe de Rose-Lynn, que cuidou dos seus filhos enquanto ela cumpria a pena, tem dificuldade em compreender e aceitar as prioridades da filha e quer que Rose-Lynn assuma as suas responsabilidades de mãe. Um encontro casual aproxima Rose-Lynn do seu sonho, mas tem uma escolha difícil pela frente, optar entre a família e o estrelato.

 

Totoro (1988)

RTP2, sábado, 20 de fevereiro, 13h30

Filme de Animação

Filme de animação do mestre Hayao Miyazaki ("As Asas do Vento", "Kiki, A Aprendiz de Feiticeira", "A Princesa Mononoke", "A Viagem de Chihiro"). Uma aventura, mágica e inesquecível que conta a história da amizade de duas irmãs por Totoro e os seus fantásticos amigos, os espíritos da floresta que só as crianças podem ver.

Satsuki, de oito anos de idade, e a sua irmã mais nova, Mei, mudam-se com o pai, um professor universitário, para uma casa no campo, para estarem mais perto da mãe que está hospitalizada. Um dia, ao brincar no quintal, Mei encontra uma pequena e misteriosa criatura carregando um saco de bolotas. Segue-a pela floresta, mas cai num buraco, junto a uma árvore enorme. No fundo do buraco encontra Totoro, uma criatura mágica que não pode ser vista por adultos, só pelas crianças que a adoram.

 

BBC Proms: A Última Noite dos Proms

RTP2, sábado, 20 de fevereiro, 16h05

Concerto

1ª Parte da Última Noite dos Proms 2018, com o aclamado barítono Gerald Finley.

Andrew Davis, o antigo e aclamado maestro principal da Orquestra Sinfónica da BBC, e um timoneiro veterano da Última Noite dos Proms, regressa ao Royal Albert Hall para dirigir a maior festa anual da música clássica. Na primeira parte do concerto, as tradições náuticas das populares obras de Henry Wood (1869-1944) e Thomas Arne (1710-1778), são prolongadas em "Songs of the Sea" do compositor irlandês Charles Stanford (1852-1924) na interpretação do barítono canadiano Gerald Finley. O centenário do fim da Grande Guerra é assinalado com a estreia mundial da peça da compositora britânica Roxanna Panufnik (n.1968), uma encomenda da BBC, interpretada pelos BBC Singers e Coro Sinfónico da BBC. A primeira parte do concerto inclui ainda música de Paul Hindemith (1895-1963), Hector Berlioz (1803-1869) e Hubert Parry (1848-1918), celebrado 100 anos após sua morte com uma interpretação de "Blest Pair of Sirens". Uma grande noite anual de música clássica que continua a visão de futuro do fundador e maestro dos Proms Henry Wood.

 

Quebra-Nozes Recarregado (estreia)

RTP2, sábado, 20 de fevereiro, 22h10

Bailado

O bailarino e coreógrafo sueco Fredrik Rydman cria uma versão hip hop do clássico bailado de Tchaikovski, onde a imaginação nos leva numa viagem energética, divertida e surpreendente.

Uma jovem rapariga, Clara, fica sozinha, destinada a morar numa lixeira, enquanto os pais mendigam nas ruas de um país rico e distante. A história recontada por Fredrik Rydman traz-nos um príncipe bonito, ratos imundos, bonecos de doces estragados, o quebra-nozes com música R&B a sair pelos auscultadores e um traficante de órgãos, sempre impecavelmente vestido de smoking, que procura um coração jovem e forte para vender a um velho doente. Numa última tentativa de encontrar os pais, Clara está desesperada por acreditar que o homem de smoking a pode ajudar a realizar os seus sonhos. Breakin", hip hop e bailado, intercalados com efeitos visuais impressionantes, música original e excertos emblemáticos da obra de Tchaikovski, contam esta história louca e notável, uma história com uma semelhança assustadora ao mundo real.

 

Nha Fala - A Minha Voz (2002)

RTP2, sábado, 20 de fevereiro, 23h05

Filme

Comédia musical do realizador guineense Flora Gomes. A história de Vita uma jovem africana que ousa superar uma maldição da família.  

"Nha Fala" significa a minha voz, o meu destino, a minha vida, o meu caminho. Quatro palavras que Flora Gomes reúne para mostrar que no século XXI, às vezes, a esperança ainda se transforma em incerteza para muitos jovens africanos. Um filme que fala dos problemas com que são confrontados e que mostra como a música e o canto serão sempre símbolos de liberdade.

Antes de partir para a Europa para continuar os estudos, Vita (Fatou N'Diaye), uma jovem africana, promete à mãe jamais cantar pois uma maldição ancestral, passada de geração em geração, ameaça de morte qualquer mulher que se atreva a cantar na família. Em Paris, Vita conhece Pierre (Jean-Christophe Dollé), um jovem e talentoso músico por quem se apaixona. Radiante de felicidade, Vita liberta-se e acaba por cantar. Surpreendido com o seu talento, Pierre convence-a a gravar um álbum. O disco torna-se um sucesso imediato. Mas Vita, horrorizada pelo peso da maldição e temendo que a mãe descubra que faltou à promessa, resolve voltar a casa, a África... para morrer. Com a ajuda de Pierre e Yano (Ângelo Torres), Vita encena a sua morte e ressurreição para provar à família e aos amigos que tudo é possível quando se tem a coragem de ousar.

 

Gigantes (estreia da 2.ª temporada da série)

RTP2, na noite de sábado para domingo, 21 de fevereiro, 01h20

Série

Segunda temporada da série espanhola que conta uma história de amor e ódio fraternal no submundo do crime de Madrid.

Após a morte do pai, os irmãos Guerrero, que controlavam o tráfico de drogas na Península Ibérica, traíram-se para ocupar o lugar de chefe da família, mas acabaram divididos e enfraquecidos. Tomás, Daniel e Clemente terão agora de deixar os ódios de lado e unir forças para sobreviver. Tanto os ciganos como a polícia querem-nos mortos, mas a maior ameaça virá das mulheres que os rodeiam. Sol Guerrero é tentada a desistir de Tomás para proteger a filha Carmen enquanto a inspetora Ángela Márquez faz chantagem com Bárbara, ex-namorada de Daniel, para a ajudar a apanhar os Guerreros de uma vez por todas. Dececionada com os pais, Carmen decide seguir o seu próprio caminho. E se for ela a derradeira Guerrero capaz de reerguer o império?

 

O Mundo Secreto de Arrietty (2010)

RTP2, domingo, 21 de fevereiro, 13h35

Filme de Animação

Filme de animação do cineasta japonês Hiromasa Yonebayashi ("Mary e a Flor da Feiticeira", "As Memórias de Marnie"), sobre uma amizade que floresce entre dois mundos diferentes.

Por baixo do chão de uma mansão, nos arredores de Tóquio, vive a minúscula Arrietty, de 14 anos de idade, com a sua minúscula família. A mansão é habitada por duas velhas senhoras que não fazem a mínima ideia da existência destas pessoas em miniatura. Arrietty e a família vivem de "empréstimos". Tudo o que têm pedem emprestado ou fazem a partir de coisas emprestadas. Bens essenciais como gás, água e alimentos. Mesas, cadeiras e utensílios de cozinha. E guloseimas – um cubo de açúcar aqui, outro ali. Mas só um pouco de cada vez, para as senhoras não notarem. Um dia, Sho, um rapaz de 12 anos de idade, vem viver para a mansão enquanto aguarda por tratamento médico na cidade. Os pais de Arrietty sempre a avisaram: "nunca deixes que os humanos te vejam". Se tal acontecesse, as pequenas criaturas teriam de se mudar. Mas a aventureira Arrietty não lhes dá ouvidos e Sho descobre-a. Os dois começam a confiar um no outro e, em pouco tempo, a amizade começa a florescer…

 

BBC Proms: A Última Noite dos Proms

RTP2, domingo, 21 de fevereiro, 15h10

Concerto

2.ª Parte da Última Noite dos Proms 2018, com o aclamado maestro Andrew Davis.

Andrew Davis, o antigo e aclamado maestro principal da Orquestra Sinfónica da BBC, e um timoneiro veterano da Última Noite dos Proms, regressa ao Royal Albert Hall para dirigir a maior festa anual da música clássica. A segunda parte do concerto começa com a sempre popular Marcha militar francesa de Saint-Saëns, segue-se a encantadora suite Scaramouche de Darius Milhaud, com a premiada saxofonista britânica Jess Gillam e um toque de Broadway no comovente Soliloquy do musical Carousel de Rodgers e Hammerstein, na voz do barítono canadiano Gerry Finley, em que o violento Billy encontra uma nova eloquência enquanto promete mudar de hábitos. A Última Noite dos Proms 2018 tem o tradicional e aguardado final com Rule Britannia, Land of Hope and Glory e Jerusalém, no ano em que se assinala o centenário da morte de Hubert Parry. Uma grande noite anual de música clássica que continua a visão de futuro do fundador e maestro dos Proms Henry Wood.

 

Rosemary, a Kennedy invisível

RTP2, domingo, 21 de fevereiro, 19h35

Documentário

Chamava-se Rosemary e dizia-se que era a mais bonita dos Kennedy. Nos anos de 1930, brilhava nas fotos ao lado dos irmãos JFK e Bobby. Mas em 1941, Rosie desapareceu misteriosamente da vida pública. Escondida do olhar do mundo, a existência de Rosemary foi, durante muito tempo, o segredo mais bem guardado da dinastia mais célebre dos Estados Unidos. O documentário mergulha na infância dos famosos irmãos, para revelar a ambição desmedida dos pais Kennedy que queriam fazer da sua exemplar família um instrumento de conquista do poder político. Mas Rosie era diferente, sofria desde nascença de um ligeiro atraso mental e de perturbações de humor. Quando a sua condição piorou, o pai tomou a terrível decisão de a submeter a uma lobotomia. A operação foi um desastre, Rosemary ficou com uma paralisia parcial e a idade mental de uma criança de 3 anos. Joseph Kennedy institucionalizou a filha e impôs um voto de silêncio à família, que se tornou cúmplice deste esforço de ocultação. Somente após a morte do patriarca, os irmãos se permitiram visitar Rosie, ocasionalmente e em segredo, sem nunca revelar esta história que ameaçava a lenda dourada dos Kennedy. Através de numerosos arquivos oficiais, fotos, filmes de família, cartas e diários, o documentário de Patrick Jeudy conta a história de uma criança sacrificada pela própria família porque a sua fragilidade psicológica não se encaixava nas ambições do clã.

 

Joni 75 (estreia)

RTP2, domingo, 21 de fevereiro, 22h55

Concerto

No 75.º aniversário de Joni Mitchell (Fort Macleod, 1943), em novembro de 2018, uma incrível variedade de cantores e músicos reúne-se no Dorothy Chandler Pavilion em Los Angeles para homenagear uma das mais notáveis artistas do mundo. Um ilustre grupo, que inclui Brandi Carlile, Glen Hansard, Emmylou Harris, Norah Jones, Chaka Khan, Diana Krall, Kris Kristofferson, Los Lobos com La Marisoul, Graham Nash, Seal, James Taylor, e Rufus Wainwright, entre outros, presta tributo à icónica artista, com canções de todas as épocas da vida e carreira de Joni Mitchell, incluindo "Big Yellow Taxi", "River", "A Case Of You", "Both Sides Now", "Woodstock", entre outros sucessos.

Para mais informações, consulte a página de estreias TV.