Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (13 a 19 de julho)

Publicado em 10 Jul. 2020 às 17:30, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (13 a 19 de julho)

Um musical sobre Aristides Sousa Mendes, o Festival ao Largo e vários filmes, séries e documentários compõem a semana no canal dois da televisão pública.

Por ocasião dos 135 anos do nascimento de Aristides de Sousa Mendes, a 18 de Julho de 1885, a RTP2 estreia o espetáculo "Aristides – O Musical"  que através da representação e da música conta a história do cônsul português.

Estreia a série sueca "Agente Hamilton" baseada nos romances de Jan Guillou e centrados na figura do agente secreto sueco Carl Hamilton; a série "Einstein: A Teoria do Amor" sobre um caso amoroso e trágico do génio da física; e o documentário "A Biblioteca do Futuro" que projeta o tipo de bibliotecas necessárias num mundo em rápida mudança.

As noites de cinema são preenchidas com os filmes "A Vida de Adèle", do cineasta franco-tunisino Abdellatif Kechiche; "Ammore e Malavita", comédia musical realizada pelos irmãos Antonio e Marco Manetti; e "Balas e Bolinhos - O Regresso", segundo filme da trilogia do cineasta português Luís Ismael, que traz o regresso da mais famosa quadrilha de Portugal: Tone, Culatra, Rato e Bino.

A terminar a semana, a RTP transmite, a partir do Palácio da Ajuda, o concerto do Festival ao Largo 2020, que presta homenagem às vítimas mortais da COVID 19, e o tradicional Concerto de Paris da Orquestra Nacional de França, junto à Torre Eiffel, um dos maiores eventos de música clássica do mundo, que este ano presta também homenagem às vítimas da doença.

 

A Vida de Adèle (2013)

RTP2, segunda, 13 de julho, 23h55

Filme

Adèle é uma adolescente de 15 anos de idade que, tal como todas as raparigas que conhece, namora com rapazes. Mas um dia, quando o seu olhar se cruza com o de Emma, uma rapariga de cabelo azul, tudo muda na sua vida. A relação com os amigos, com a família, as suas prioridades e sobretudo a sua sexualidade. Entre Adèle e Emma nasce um amor e desejo profundo que as fará crescer e afirmar-se enquanto mulheres. Mas Adèle não é capaz de fazer as pazes, nem com os pais, nem com o mundo cheio de morais absurdas, nem consigo própria.

Filme vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2013.

 

Agente Hamilton (estreia da série)

RTP2, sexta, 17 de julho, 22h10

Série

Série sueca de 10 episódios baseada nos romances de Jan Guillou, centrados na figura do agente secreto sueco Carl Hamilton.

Após uma serie de atentados à bomba e ataques cibernéticos em Estocolmo, os Serviços Secretos Suecos lutam para encontrar os responsáveis. Estes são tempos difíceis para quem trabalha no mais secreto serviço do governo.

Ninguém sabe isso tão bem como Carl Hamilton. Acabado de regressar ao país depois de anos de treino nos Navy SEAL, dos EUA, Hamilton é recrutado para a divisão de elite dos Serviços Secretos mas ao mesmo tempo é identificado como um possível suspeito pela agente Kristin Ek.

Perseguido pelo passado e sem o conhecimento dos seus superiores, Hamilton é suspeito de ser um agente duplo da CIA.

Após Hamilton e Kristin se envolverem numa louca perseguição mundial para descobrirem a origem dos ataques, depressa percebem que existem forças mais sombrias por trás dos atentados. Para obter lucro, uma organização tira proveito de notícias falsas, xenofobia e terrorismo. É a nova Guerra Fria. À medida que lealdades são postas à prova, Hamilton é forçado a escolher o futuro do país numa época em que os interesses e negócios das multinacionais são as novas ideologias.

 

Ammore e Malavita (2017)

RTP2, sexta, 17 de julho, 23h05

Filme

Ciro, um assassino temido, e Rosario são dois dos mais fiéis capangas do clã de Don Vincenzo, o "rei do peixe", e da sua mulher Donna Maria. Fátima é uma jovem enfermeira sonhadora. As suas vidas pertencem a mundos diferentes, mas estão destinadas a cruzar-se. Fátima vai estar no sítio errado à hora errada. Como viu demasiado, Ciro tem de livrar-se dela, mas as coisas não correm como o planeado. Quando Ciro dá de caras com Fátima reconhece-a como uma grande paixão do passado e o amor que sentiam um pelo outro reacende-se. Para Ciro só há uma opção: trair Don Vicenzo e Donna Maria e eliminar todos os membros do clã napolitano, outrora sua família mas agora inimigos mortais. Uma luta sem misericórdia vai travar-se nas ruas esplêndidas de Nápoles. Que a música, a ação, o amor e as balas voem!

 

A Biblioteca do Futuro

RTP2, sábado, 18 de julho, 16h55

Documentário

Como será o mundo daqui a 150 anos? Quem irá aqui viver? O que irá acontecer com as mudanças climáticas? Ainda existirá um país chamado Finlândia e que idiomas serão falados? As pessoas ainda lerão livros? Apenas podemos imaginar o futuro. Ainda assim, neste instante estamos a escrever o seu guião. Uma nova biblioteca ergue-se na área da Baía de Töölönlahti, em Helsínquia, projetada para servir pelo menos para os próximos 150 anos. Que tipo de biblioteca precisamos num mundo que está a mudar a um ritmo tão acelerado? E como é que as bibliotecas mudam o mundo?

 

Festival ao Largo

RTP2, sábado, 18 de julho, 22h10

Concerto

Concerto de homenagem às vítimas mortais da COVID 19.

Programa:

  • César Franck (1822-1890): Ave Maria, FWV 62
  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Sancta Maria, mater Dei, Kv 273
  • Gabriel Fauré (1845-1924): Requiem (arrj. David Hill)

  

Balas e Bolinhos - O Regresso (2004)

RTP2, sábado, 18 de julho, 23h30

Filme

Segundo filme da trilogia do cineasta português Luís Ismael, que traz o regresso da mais famosa quadrilha de Portugal: Tone, Culatra, Rato e Bino.  

Rato está com problemas de dinheiro. Culatra está sem dinheiro e com problemas. Até que um dia descobrem a solução para todos os seus males, roubar o mapa de um tesouro, o que vai despoletar uma série de confusões. É preciso reunir o grupo, que já não se veem há alguns anos, para tentar encontrar o tesouro escondido mas falta um líder. Tone está de regresso e vai comandar a legião dos "duros". Contra tudo e contra todos, Tone, Culatra, Rato e Bino encabeçam aquela que será, sem dúvida, a maior aventura das suas vidas.

 

Aristides – O Musical

RTP2, domingo, 19 de julho, 18h15

Musical

A história de Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), através da representação e da música. Uma história de esperança no meio da tempestade nazi.

Junho de 1940. As tropas nazis invadem Paris. Milhares de refugiados fogem para o sul de França, na tentativa desesperada de sobreviver, abandonando o continente europeu, através da Península Ibérica. Em Bordéus, onde Aristides de Sousa Mendes é Cônsul Geral de Portugal, a população aumenta rapidamente de 300 mil para cerca de 700 mil habitantes. Milhares de judeus e refugiados amontoam-se à porta do Consulado Português, em busca de um visto de trânsito para Portugal. Impedido pela Circular 14 de acudir a toda essa gente aflita, Aristides enfrenta um dilema: respeitar a Lei dos homens e seguir as regras do Governo do seu país ou respeitar a Lei de Deus e seguir as regras do amor cristão. Aristides escolhe Deus e desobedece a Salazar. Perante a tragédia nazi, Aristides atua. E Salazar… também. Para si, as consequências dessa desobediência viriam a ser drásticas. Para a Humanidade, contudo, a desobediência de Aristides foi um oásis de esperança num deserto de desespero, uma jangada de Paz na tempestade nazi. Para a Humanidade, a desobediência de Aristides foi o dia seguinte. Todos os dias seguintes. E o Futuro…. O Futuro sobreviveu!

"Aristides – O Musical", tem como objetivo mostrar ao público nacional a história de Aristides de Sousa Mendes, através da representação e da música. Este espetáculo retrata essencialmente os nove dias fulcrais de junho de 1940 que estiveram na origem do dilema de Aristides de Sousa Mendes, quando se viu confrontado com a tragédia humana nas ruas de Bordéus que o levou ao gesto humanista de libertação de milhares de refugiados em fuga desesperada da perseguição nazi, através da concessão de vistos de trânsito para Portugal. Nesse sentido, pretende-se abordar o confronto entre Salazar e Aristides, bem como entre os ideais nacionais e político-estratégicos de um e os valores humanistas e morais do outro, e ainda, entre a realidade portuguesa colonialista e a realidade europeia perseguida e subjugada, replicando o contraste entre a Exposição Universal do Mundo Português inaugurada em Junho de 1940 e o desespero dos refugiados nas ruas Bordéus durante os mesmos dias.

 

Einstein: A Teoria do Amor

RTP2, domingo, 19 de julho, 22h10

Série

Como génio do século XX e físico revolucionário, o brilhantismo e as descobertas de Albert Einstein são um poderoso afrodisíaco. Minissérie dramática de 4 episódios.

As mulheres bonitas e bem-sucedidas que se apaixonaram por Albert Einstein descobriram a verdade: Einstein ama a ciência acima de tudo. Mas o físico revolucionário tinha uma paixão secreta, um caso amoroso e trágico com Margarita Konenkova, mulher de um famoso escultor soviético. Esta Mata Hari russa foi encarregada pelos serviços secretos soviéticos de obter informações sobre o desenvolvimento da bomba atómica americana. O belo romance estava condenado, Margarita e Einstein separaram-se para sempre em 1944. Tudo o que Margarita levou foram algumas recordações e Einstein ficou com as memórias, o génio e a inspiração nascida do amor eterno pela sua Margo.

 

Concerto de Paris

RTP2, domingo, 19 de julho, 23h15

Concerto

A Orquestra Nacional de França presta homenagem às vítimas da Covid-19 no encerramento da sua temporada parisiense junto à Torre Eiffel. O Concerto de Paris é um dos maiores eventos de música clássica do mundo, que se realiza todos os anos no Dia da Bastilha, a 14 de julho, como prelúdio do tradicional fogo-de-artifício. Uma grande festa musical que junta prestigiados solistas internacionais, o Coro e Maîtrise da Rádio França. Um concerto de sonho com as mais aplaudidas páginas da música clássica, dirigido pela maestrina coreana Eun Sun Kim, para celebrar a felicidade e a alegria de tocar em conjunto.

Gravado no Campo de Marte, em Paris, a 14 de julho de 2020.