Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (11 a 17 de janeiro 2021)

Publicado em 8 Jan. 2021 às 11:57, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (11 a 17 de janeiro 2021)

A semana de 11 a 17 de janeiro 2021 na RTP2 apresenta novas séries, documentários, filmes, concertos e bailado.

A propósito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, a RTP2 estreia o filme "Um Mundo Novo" que recorda a história de Altiero Spinelli e dos jovens de Ventotene, cujos ideais e sacrifícios estão na origem da Europa unida e democrática.

Estreia também a série islandesa "Felizes, Mas Não Para Sempre", o drama de uma conselheira matrimonial que descobre a infidelidade do marido; a 6ª temporada da série francesa "Nina" que acompanha as histórias, romances e intrigas do dia-a-dia de um hospital; o documentário "Luz Obscura", de Susana de Sousa Dias, que revisita os arquivos do Estado Novo e as fotografias tiradas pela PIDE aos presos políticos; ainda na área documental, "Uma Conversa em Família" aborda a história da leucotomia pré-frontal, uma intervenção cerebral criada pelo médico neurocirurgião e cientista português Egas Moniz, prémio Nobel da Medicina; a série "Portugal Selvagem" mostra a beleza e diversidade das paisagens e da vida selvagem portuguesa; e "O Raio do Peixe" testemunha a luta por uma abordagem mais sustentável dos recursos marítimos. Por fim, estreia a série "Ultra Sessions" sobre a nova música brasileira.

Nas noites de cinema, a RTP2 exibe a animação italiana "Gata Borralheira", que reinventa a história de Cinderela num universo marcado pelo narcotráfico, corrupção e crime; "Não Me Abandones", do cineasta francês Xavier Durringer, sobre a luta de uma mãe para impedir a filha de partir para a Síria e juntar-se ao islamismo radical; "A Fortaleza Escondida", clássico do cinema do realizador japonês Akira Kurosawa; e "Daqui p´rá Frente", de Catarina Ruivo, uma história de amor, resistência e procura da felicidade.

A terminar a semana, a RTP2 estreia o espetáculo "Stabat Mater", de David Bobée, onde o talentoso encenador e diretor francês revisita a obra barroca de Pergolesi; e o concerto do cantor, compositor e músico britânico George Ezra no Baloise Session.

 

Gata Borralheira (2017)

RTP2, segunda, 11 de janeiro, 23h00

Filme

Filme de animação dos cineastas Alessandro Rak, Ivan Cappiello, Marino Guarnieri e Dario Sansone, que reinventa a história de Cinderela num universo marcado pelo narcotráfico, a corrupção e o crime.

O universo de "Cinderela", "Blade Runner" e "Gomorra" juntam-se num dos mais surpreendentes filmes de animação realizados em Itália. A bordo de um navio retro futurista no porto de Nápoles, a história re-imagina Cinderela como uma rapariga rebelde de 17 anos de idade que está prestes a casar-se com um traficante de droga megalómano que quer transformar Nápoles na capital da criminalidade mundial.

Cinderela cresceu no interior do Megaride, um enorme navio atracado no porto de Nápoles há mais de 15 anos. O pai, um milionário visionário que queria trazer o progresso para Nápoles, foi assassinado quando ela tinha 3 anos de idade e perderam-se os segredos tecnológicos do navio e os sonhos de uma nova vida para aquele porto. A pequena Cinderela vive desde então na sombra da terrível madrasta e das suas pérfidas seis filhas. Esfarrapada, move-se pelo interior do navio onde hologramas, inventados pelo pai, mantêm viva a sua memória. A cidade está num estado deplorável, e todas as esperanças são depositadas em Salvatore Lo Giusto, conhecido como "o Rei", um ambicioso traficante de droga que, com a ajuda da madrasta, e sem a Cinderela saber, rouba a sua herança para transformar o porto de Nápoles na capital do crime. O navio, infestado de fantasmas-hologramas resultados de uma tecnologia e de uma história esquecida, será o palco de uma batalha épica entre os escombros das ambições do presente e a nobreza dos ideais do passado. O futuro da pequena Cinderela e da pobre cidade de Nápoles estão ambos por um fio.

Filme vencedor do Festival Monstra 2018.

 

Portugal Selvagem

RTP2, terça, 12 de janeiro, 16h00

Série documental

Série documental que procura revelar a beleza e a diversidade das paisagens e da vida selvagem de Portugal. Uma incrível jornada de 3 episódios por lugares selvagens e intocados à descoberta de algumas das espécies mais icónicas. Das planícies às montanhas, ao litoral e às ilhas, vamos conhecer Portugal Selvagem e algumas das espécies da fauna e flora mais emblemáticas.

 

Não Me Abandones (2016) – estreia

RTP2, terça, 12 de janeiro, 23h30

Filme

Filme do cineasta francês Xavier Durringer sobre a luta de uma mãe para impedir a filha de partir para a Síria e se juntar ao islamismo radical.

Chama (Lina El Arabi) é uma jovem inteligente de 17 anos de idade que se casa secretamente pela internet com Louis (Léo Legrand), um ex-amigo de escola recém-convertido ao islamismo radical que se juntou ao ISIS. Quando a mãe, Inès (Samia Sassi), uma médica de urgências, descobre que a filha se quer juntar a esse rapaz na Síria, o seu mundo desaba. Na tentativa de libertar a filha do recrutamento de que é vítima, Inês decide isolar totalmente Chama e levá-la para uma casa longe de tudo. Mas a adolescente, totalmente doutrinada, não pretende desistir do que acredita ser o seu destino. Inês teme acima de tudo ver a filha partir. Mantê-la perto, se necessário à força, e sequestrá-la, parece ser a única solução para a conseguir tirar da influência nociva de quem a subjugou. Para Inês, será o início de uma longa luta onde irá viver o seu pior pesadelo. Até onde irá para impedir a filha de partir?

 

Felizes, Mas Não Para Sempre (estreia da série)

RTP2, quarta, 13 de janeiro, 22h10

Série

Série islandesa de 6 episódios que acompanha o drama de uma conselheira matrimonial que descobre a infidelidade do marido.

Karen, uma conselheira matrimonial de 38 anos de idade e mãe de três filhos, tem o que acredita ser uma vida perfeita. Ciente de que todos os casamentos têm altos e baixos, acredita na importância da intimidade e da profunda conexão com o marido. Até que a vida se desmorona quando descobre a infidelidade de Matthias. O amor e a ligação que acreditava ser tão fortes parecem agora muito distantes e Karen, subitamente solteira, precisa dizer adeus à visão utópica da família perfeita. Os conselhos profissionais que dá aos clientes sobre casamento e relacionamentos parecem agora absurdos. A cada dois fins de semana, os filhos vão para casa do pai, e é o que mais a perturba. Karen e Matthias lutam para encontrar um novo equilíbrio. Precisam lidar um com o outro e com as novas relações e encontros amorosos, que são agora muito diferentes de quando se conheceram. Rapidamente, a luta de Karen para lidar com a perda e com as expectativas irrealistas começa a afetar não só os filhos, mas também os pais, o trabalho profissional e o ambiente mais íntimo.

 

Luz Obscura (estreia)

RTP2, quarta, 13 de janeiro, 23h55

Documentário

Documentário de Susana de Sousa Dias que revisita os arquivos do Estado Novo e as fotografias tiradas pela PIDE aos presos políticos.

Que rede familiar se esconde por detrás de um único preso político? Como dar corpo a quem desapareceu sem nunca ter tido referência histórica? Partindo de fotografias da polícia política portuguesa (1926-1974), "Luz Obscura" procura lembrar aqueles que a História e a memória coletiva esqueceram.

Prosseguindo uma reflexão sobre as imagens captadas pela PIDE, o documentário de Susana de Sousa Dias centra-se em acontecimentos que vão para além do conhecimento factual e que se traduzem em situações muitas vezes não ditas, não mostradas e não escritas. Através de testemunhos de familiares de comunistas assassinados, que explicam como se viram arrastados para processos de humilhação, como crianças foram tratadas como prisioneiros e muitas nunca mais viram os pais, o documentário restitui as genealogias amputadas por uma ditadura que se dizia defensora suprema da família.

 

Nina (estreia da 6ª temporada)

RTP2, quinta, 14 de janeiro, 10h30

Série

6ª temporada da série francesa que acompanha as histórias, romances e intrigas do dia-a-dia de um hospital.

Após a situação de reféns, o serviço do Dr. Proust procura recuperar do trauma. É neste contexto que Nina, ainda mais apaixonada por Hugo, descobre que está grávida. Mas a felicidade dos dois é prejudicada por uma notícia preocupante: Hugo está doente. Diante da adversidade, Nina e Hugo estão mais unidos do que nunca, mas o estado de saúde de Hugo piora e ele não resiste. Apoiada por Costa, com quem encontra um novo vínculo, Nina procura superar a dor e enfrenta um dilema cruel. O final da gravidez coloca a sua vida em perigo. Apesar de tudo, Nina decide prosseguir. Mas conseguirá levar a gravidez até ao fim e ao mesmo tempo continuar a trabalhar no hospital que está prestes a fechar?

 

Uma Conversa em Família (estreia)

RTP2, quinta, 14 de janeiro, 22h55

Documentário

A história da leucotomia pré-frontal, uma intervenção cerebral criada pelo médico neurocirurgião e cientista português António Egas Moniz, prémio Nobel da Medicina.

A partir do caso concreto de uma leucotomia pré-frontal realizada em meados da década de 1960, tendo tido por paciente Teresa de Barros Caetano, mulher de Marcello Caetano, o último chefe do governo do Estado Novo, o documentário de Thomas Behrens cruza este episódio particular com a história daquele método terapêutico de intervenção cerebral, criado na expetativa de curar certas neuropatias mais agudas (como a depressão severa) pelo médico neurocirurgião e cientista português António Egas Moniz (1874-1955), galardoado com o Prémio Nobel da Medicina em 1949.

Através de conversas com dois dos filhos do casal Caetano, Ana Maria Caetano e Miguel Caetano, revela-se no documentário que a mãe sofria de melancolia, depressão e ansiedade - uma enfermidade com sintomas mais do foro neurótico do que do psicótico. Apesar das reservas que então já se colocavam à leucotomia pré-frontal (que também deu origem à conhecida lobotomia), os médicos concluíram que esse seria o único método com esperanças de cura para Teresa Caetano, tendo a decisão de operar sido tomada pelo marido, em diálogo com os filhos, e sem que a própria paciente fosse consultada para obter o seu consentimento.

O documentário conta a forma como Egas Moniz descobriu e levou a cabo, a partir de 1935, a prática da leucotomia pré-frontal, e conta com o testemunho de um dos membros da sua equipa de colaboradores no Hospital Júlio de Matos, a psicóloga Maria de Lourdes Bettencourt, que tinha 100 anos quando prestou o depoimento. São também entrevistados um neurocirurgião e um psicanalista, que abordam de forma crítica a técnica da leucotomia pré-frontal (uma intervenção cirúrgica em que são seccionadas as vias que ligam os lobos frontais do cérebro ao tálamo e outras vias frontais associadas), explicando as razões pelas quais o processo foi considerado ultrapassado, tendo há muito deixado de se praticar em Portugal. Foram muito limitados os resultados da intervenção cirúrgica a que se submeteu Teresa Caetano, que acabaria por falecer escassos anos depois, quando o marido já chefiava o governo da ditadura. Se a operação ao cérebro contribuiu ou não para esse desfecho, é algo que nunca foi apurado. No final do documentário, durante uma das suas célebres "Conversas em Família", transmitidas através da televisão, o sucessor de António de Oliveira Salazar comunica aos Portugueses, de forma dramática, que acabou de perder a mulher.

 

O Raio do Peixe

RTP2, sexta, 15 de janeiro, 16h00

Documentário

O testemunho de uma luta por uma abordagem mais sustentável dos recursos marítimos.

Pela falta de peixes, os pescadores artesanais do Mar do Norte estão também ameaçados de extinção. Em causa está a pesca elétrica que destrói a biodiversidade marinha e a sua renovação. Alguns dos arrastões holandeses usam redes elétricas para capturar toda a vida subaquática, sem distinção de espécies, criando um verdadeiro desastre ecológico. Diante de indústrias poderosas que através de lobbies agressivos e relatórios científicos duvidosos influenciam os representantes políticos, a pequena pesca tradicional e artesanal europeia encontra-se numa luta desigual mas essencial para o seu futuro e para o nosso, porque em confronto estão duas visões do mundo: sustentabilidade versus lucro. O documentário testemunha o nascimento de uma frente política comum entre pescadores tradicionais de ambos os lados do Canal, durante o Brexit, obrigados a unirem-se numa luta pela sobrevivência contra os lobbies industriais. Da pesca europeia local aos corredores do Parlamento Europeu, um relato vívido da necessidade de proibir a pesca elétrica por uma abordagem mais sustentável dos recursos marítimos. Debates acalorados, discussões intensas, manifestações, campanha nos media e controvérsia científica. Uma verdadeira investigação, ao longo de dois anos, com heróis comuns que lutam contra corporações poderosas e políticos confusos e ativistas contundentes unidos para mudar radicalmente as regulamentações da União Europeia.

 

A Fortaleza Escondida (1958)

RTP2, sexta, 15 de janeiro, 22h55

Filme

Clássico do cinema do realizador japonês Akira Kurosawa. A história de uma princesa em fuga, um general, e dois divertidos marginais em busca de uma fortaleza secreta.

No século XVI, durante as guerras civis que assolam o Japão feudal, uma princesa, a sua família, os seus guerreiros e o seu tesouro são perseguidos. A princesa Yukihime, que conseguiu esconder parte do ouro que pertencia ao fabuloso tesouro da família, esconde-se nas montanhas fazendo-se passar por uma simples camponesa. Sob a protecção do general Rokurota, a princesa, que tem a cabeça a prémio, parte em busca de um território seguro e de uma fortaleza secreta mas para isso terá de atravessar território inimigo. Dois marginais errantes, Tahei e Matashiki, juntam-se à princesa e ao general numa odisseia recheada de perigos e aventuras.

Filme vencedor do Urso de Prata e prémio FIPRESCI no Festival de Cinema de Berlim de 1959.

 

Ultra Sessions (estreia)

RTP2, na noite de sexta para sábado, 15 de janeiro, 01h20

Série documental

Série de 16 episódios que nos leva à descoberta da nova música brasileira contemporânea. Artistas e bandas da cena musical independente apresentam as suas canções e falam da carreira. Gravado ao vivo nos estúdios Ultra Music em Belo Horizonte, o programa apresenta uma estética peculiar, a preto e branco e com iluminação feita por projeções, e em cada episódio a música é intercalada com depoimentos exclusivos dos artistas. A primeira temporada inclui nomes como Maglore, Roberta Campos, Giovani Cidreira, Sara Não Tem Nome, Dolores 602, Nobat, Bernardo Bauer, A Outra Banda da Lua, Congadar, entre outros.

 

Um Mundo Novo (estreia)

RTP2, sábado, 16 de janeiro, 15h00

Filme

Filme de Alberto Negri que conta a história aventureira de Altiero Spinelli (1907-1986) e dos jovens de Ventotene, cujos ideais e sacrifícios estão na origem da Europa unida e democrática.

1941, um grupo de jovens é enviado pelo regime fascista para o confinamento na remota ilha de Ventotene, no Mediterrâneo. Durante os dias sombrios do triunfo do nazi-fascismo que conquistava a Europa, Altiero Spinelli, Ernesto Rossi, Eugenio Colorni, Ursula Hishmann e Ada Rossi elaboram uma utopia: a ideia de uma Europa livre, em paz e democracia, unida num estado federal. Perseguidos pelo regime de Mussolini, mas hereges em comparação com os partidos e ideologias do resto da frente antifascista, escrevem em segredo um pequeno livro que é ainda hoje o marco para a construção de uma Europa unida: O Manifesto Ventotene. O filme conta a história desta aventura que não é apenas intelectual, mas é feita de escolhas difíceis, provas de coragem e, acima de tudo, de uma amizade entre pessoas de excecional estatura intelectual e moral.

 

Stabat Mater de David Bobée (estreia)

RTP2, sábado, 16 de janeiro, 22h10

Espetáculo

Espetáculo do talentoso encenador David Bobée que junta música barroca, circo e dança.

David Bobée, um dos mais talentosos diretores e encenadores franceses da sua geração, junta-se à cantora Caroline Mutel e ao agrupamento Les Nouveaux Caractères sob a direção de Sébastien d'Hérin, para revisitar a sublime obra barroca "Stabat Mater" de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736). Composta em 1736, pouco antes da morte do compositor italiano aos 26 anos de idade, é uma das mais belas obras musicais. Baseada num texto litúrgico do século XIII, medita sobre o sofrimento da Virgem Maria diante de Cristo na cruz. O tema, embora religioso, assume uma dimensão humana: o lamento e a dor de uma mãe pela morte do filho. David Bobée e Caroline Mutel trazem uma luz contemporânea a esta obra ao encenar a dor dos refugiados que não tinham outra escolha a não ser deixar o país. A história é contada pela bailarina Bobie Mfoumou, que personifica a força e fragilidade do ser humano e pelo acrobata Salvo Capello, que evoca com extrema sensibilidade as almas de todos aqueles que desapareceram. Ao criar uma série de retratos de dor, mostram-nos, através desta mistura de música, acrobacia, dança e performance vocal, o quão universal e intemporal é a mensagem de Pergolesi sobre a humanidade em vão sacrificada.

 

Daqui p´rá Frente (2007)

RTP2, sábado, 16 de janeiro, 23h15

Filme

Filme de Catarina Ruivo, com Adelaide de Sousa, António Pedro Figueiredo, Marcello Urgeghe e Rita Durão. Uma história de amor, resistência e procura da felicidade.

Dora (Adelaide de Sousa) é uma esteticista que divide o seu tempo entre a profissão, o marido, António (António Pedro Figueiredo), que é polícia, e as reuniões do pequeno partido de esquerda a que pertence. Uma história de amor e de como temos de aprender a existir e a resistir no quotidiano enquanto procuramos a felicidade.

 

George Ezra no Baloise Session (estreia)

RTP2, domingo, 17 de janeiro, 23h00

Concerto

George Ezra, cantor, compositor e músico britânico, num concerto repleto de sucessos como "Blame It On Me", "Don't Matter Now" e "Cassy O". Vencedor do Brit Award, George Ezra ganhou destaque com o lançamento do single de sucesso "Budapest", que alcançou o primeiro lugar em vários países em 2014. O primeiro álbum de estúdio, "Wanted on Voyage", foi lançado em junho de 2014, alcançando o primeiro lugar no Reino Unido e os dez primeiros em sete outros países. Foi também o terceiro álbum mais vendido de 2014 no Reino Unido. O segundo álbum de estúdio, "Staying at Tamara's", foi lançado em março de 2018 e alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e os dez primeiros em oito outros países. O segundo single do álbum, "Paradise" alcançou o segundo lugar no Reino Unido, tornando-se o seu single de maior sucesso no Reino Unido.