Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (10 a 16 de maio 2021)

Publicado em 7 Mai. 2021 às 10:41, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (10 a 16 de maio 2021)

Duas séries policiais europeias, documentários sobre o Ramadão em Lisboa, ou acerca dos gatos domésticos, filmes de Marco Bellocchio, Rainer Kaufmann, Hany Abu-Assad e Rodrigo Areias, e um espectáculo dos La Fura dels Baus, compõem as propostas dos próximos dias no segundo canal da televisão pública.

Na semana de 10 a 16 de maio a RTP2 estreia a 2.ª temporada da série policial dinamarquesa "Norskov" sobre a vida numa cidade da província e a 8.ª temporada da série francesa "Candice Renoir" com a brilhante comandante de polícia.

Para o dia em que termina o Ramadão, a RTP2 reserva o documentário "Um Ramadão em Lisboa" que revela o ambiente do mês de jejum e oração da comunidade muçulmana na capital portuguesa.

A partir do texto original de Jacinto Lucas Pires, será ainda exibido o documentário "Aqui Somos Todos Lázaros", escrito a partir de oficinas realizadas por Marcos Barbosa, e "Como os Gatos Conquistaram o Mundo" que revela a incrível saga do gato doméstico.

Nas noites de cinema será exibido "O Traidor", do realizador italiano Marco Bellocchio, baseado na vida de Tommaso Buscetta, o primeiro mafioso a garantir o estatuto oficial de "arrependido" e que ajudou a desmantelar a poderosa máfia italiana, "E Quem Fica Com o Cão?", do alemão Rainer Kaufmann, que acompanha o divórcio de um casal que cedo percebe que nada é fácil em questões de amor e separação, "O Ídolo – A Força de Acreditar", dirigido pelo palestiniano Hany Abu-Assad, drama inspirador sobre a história da ascensão de Mohammad Assaf após se sagrar vencedor do Arab Idol 2013. Por fim, é mostrado "Estrada de Palha", obra do cineasta Rodrigo Areias, descrito como "um western à portuguesa" e inspirado na obra "Desobediência Civil" de Henry David Thoreau.

A terminar a semana, a RTP2 estreia o espetáculo "T.H.A.M.O.S." do grupo de teatro La Fura dels Baus, baseado em "Thamos, Rei do Egipto"; e o concerto do cantor e compositor britânico Tom Walker no Festival Baloise Sessions.

Tudo para ser visto em direto no segundo canal da televisão pública, ou através da RTP Play.

O Traidor (2019) - estreia

RTP2, na noite de segunda para terça, 11 de maio, 00h25

Filme

No início dos anos 80, rebenta a guerra entre os chefes da Máfia siciliana pelo negócio da heroína. Quando a polícia aperta o cerco, Tommaso Buscetta, um dos criminosos mais proeminentes de Itália, foge para o Brasil. Em Palermo, na Itália, as contas vão-se ajustando e Buscetta acompanha à distância o assassinato dos filhos e do irmão sabendo que pode ser o próximo. Quando é preso pela polícia brasileira e extraditado para Itália, Buscetta toma uma decisão que ninguém estava à espera: decide trair o juramento de lealdade eterna que fizera à Cosa Nostra e encontrar-se com o Juiz Giovanni Falcone. Ao entregar os companheiros e dar informações precisas sobre as estruturas da organização e esquemas de corrupção, Buscetta ajuda a desmantelar a poderosa máfia italiana e fica para sempre conhecido como "o traidor", sendo considerado o primeiro mafioso "arrependido" da história.

E Quem Fica Com o Cão? (2020) – estreia

RTP2, terça, 11 de maio, 23h35

Filme

Depois de um casamento de 25 anos, Doris descobre que o marido, Georg, tem um caso com uma estudante. Enquanto tentam encontrar um caminho civilizado no campo minado do divórcio, cedo percebem que nada é fácil em questões de amor e separação. Com dois filhos, uma casa, um cachorro e dois aniversários de cinquenta anos, Doris e Georg são o casal da classe média perfeito. Isso não os impede de se separarem após um casamento de quase um quarto de século. Enquanto tentam analisar o passado em sessões de terapia conjunta, a liberdade recém-descoberta de Doris permite que desabroche na sua vida profissional e pessoal. Enquanto o seu caso com a estudante de doutoramento, muito mais jovem que ele, começa a desmoronar-se, Georg fica incomodado com a capacidade de Doris de prosperar sem ele. Poderá Georg dar a volta à situação? Será que Doris o irá deixar? E será isso que os dois realmente querem?

Um Ramadão em Lisboa (estreia)

RTP2, quarta, 12 de maio, 20h30

Documentário

Documentário, realizado por Amaya Sumpsi, Carlos Lima, Catarina Alves Costa, Joana Lucas, Raquel Carvalheira e Teresa Costa, que revela o ambiente do mês do Ramadão em vários momentos, desde o seu começo, cheio de entusiasmo e frenesim, ao cansaço dos últimos dias. Num contexto onde o jejum não é uma prática comum nem maioritária, o documentário segue as personagens pelas ruas, pelas paisagens e pelos seus mundos. Um processo criativo partilhado que coloca em pano de fundo uma Lisboa próxima e reconhecível num movimento de aproximação humana do cinema.

Norskov (estreia da 2ª temporada da série)

RTP2, quarta, 12 de maio, 22h10

Série

Norskov, uma cidade portuária no norte da Dinamarca, outrora um porto industrial orgulhoso e movimentado, é agora uma cidade em busca de uma nova identidade. Tom, Martin e Bondy, três amigos de infância, seguiram diferentes caminhos na vida: Martin tornou-se prefeito de Norskov, Bondy um empresário bem-sucedido, mas corrupto, e Tom um brilhante detetive da polícia. Oito meses após os eventos da primeira temporada, quando o empresário Casper "Bondy" Bondesen é condenado a 14 anos de prisão por tráfico de drogas, a mulher, Claudia, nascida na Sérvia, assume a direção da construtora.

A prisão de Bondy abala a conhecida teia de Norskov, antigas colaborações são rompidas e alianças enfraquecidas. Os esforços de Claudia para sobreviver e encontrar o seu caminho colocam-na em rota de colisão com os planos do novo chefe do porto, Martin, de encaminhar a cidade para a energia verde. A rivalidade surge, alimentada por mal-entendidos, ciúme e raiva, colocando Claudia de um lado e Martin e a mulher, Jackie, do outro.

No meio das duas famílias, o sobrinho de Bondy, Oliver, procura um lar e uma perspetiva de vida. Oliver sente-se um estranho entre os pais adotivos Martin e Jackie, e prefere os laços de sangue com Bondy e uma identidade no mundo do crime. Quando Claudia descobre que Bondy está a trabalhar contra ela, monitorizando-a da prisão, fica sozinha em Norskov sem ninguém em quem confiar. Tom é o único que a apoia. No entanto, o detetive da polícia percebe tarde demais que se apaixonou pela mulher do seu amigo de infância. Só quando Claudia consegue entrar para uma nova comunidade, é que encontra forças para se defender, lidar com o marido e tornar-se livre. Enquanto isso, Oliver tem de escolher se está pronto a pagar o preço de fazer parte de uma irmandade criminosa.

Aqui Somos Todos Lázaros (estreia)

RTP2, quinta, 13 de maio, 22h55

Documentário

Texto original de Jacinto Lucas Pires, escrito a partir de oficinas realizadas por Marcos Barbosa nas várias residências artísticas em Aveiro, Lisboa, Torres Vedras, Castelo Branco e Arcos de Valdevez.

As duas ideias que constituíam a premissa desta criação eram a migração como tema, e a utilidade do teatro como motor da relação com os participantes das oficinas. O resultado é um texto na primeira pessoa, onde Mário Barbas, ator e encenador, conta as suas aventuras nas diferentes cidades, chamando ao palco o público para a confirmação e compreensão das suas teorias.

"Aqui Somos Todos Lázaros" faz parte de uma trilogia, inaugural de uma ideia de criação artística teatral muito apoiada numa preocupação sobre o impacto social dos objetos concebidos. Esta dinâmica é obviamente marcada pela missão do espaço Escola do Largo, que vive disso mesmo, da convivência entre a arte contemporânea, os seus processos, o efeito na comunidade envolvente, numa procura de responsabilização partilhada na relação entre público e artistas. Há, por isso, neste processo, todo um trabalho feito com diferentes comunidades, onde em formato de oficina fazemos uma pesquisa sobre a relação das pessoas com os lugares da criação artística, sobre os objetos criados, e sobre a relevância desses objetos no quotidiano desses espaços.

O Ídolo – A Força de Acreditar (2015) - estreia

RTP2, sexta, 14 de maio, 22h55

Filme

Mohammad, um jovem rapaz de Gaza, sonha cantar na Ópera do Cairo e ser conhecido no mundo inteiro pela sua voz. O filme segue a sua incrível viagem, desde a infância num campo de refugiados em Gaza até à audição para Os Ídolos no Egipto e à sua aclamada vitória em Beirute, que agitou sonhos, corações e aspirações de pessoas no mundo inteiro e se tornou num irresistível símbolo de esperança para os palestinianos de todo o mundo.

Candice Renoir (estreia da 8ª temporada)

RTP2, sábado, 15 de maio, 18h25

Série

A comandante de polícia Candice Renoir, graças ao seu bom senso e apurada capacidade de observação, consegue resolver os casos mais complexos. Na 8ª temporada acompanhamos as investigações, as intrigas e a vida amorosa da brilhante comandante de polícia. Os segredos, a síndrome pós-traumática, o valor sentimental dos objetos, o passado que nos apanha… O que resta dos amores? Depois da cirurgia ao cérebro Antoine não é exatamente o mesmo, nem completamente diferente. Candice e Antoine voltam à estaca zero! O que irá Candice fazer para salvar o seu amor? E até onde irá para o proteger?

Como os Gatos Conquistaram o Mundo (estreia)

RTP2, sábado, 15 de maio, 20h05

Documentário

vivem atualmente connosco 400 milhões de gatos e o seu número continua a aumentar. Surgido há 11 mil anos, o gato doméstico conseguiu impor-se ao nosso lado e conquistar o planeta. De onde vêm? Como e quando foram criados? Traçar a história do gato doméstico é um verdadeiro desafio. Arqueólogos, biólogos e comportamentalistas investigam esse mistério e procuram entender as relações que formámos ao longo do tempo com essas pequenas bolas de pelos. As suas descobertas revelam-nos a incrível saga do gato.

T.H.A.M.O.S. (estreia)

RTP2, sábado, 15 de maio, 22h10

Espetáculo

Onde quer que estejam, é aí que está a ação. O grupo de teatro catalão La Fura dels Baus apresenta T.H.A.M.O.S no teatro Felsenreitschule em Salzburgo. Espetáculo com encenação de Carlus Padrissa baseado em "Thamos, Rei do Egipto", interlúdio musical de Mozart (1756-1791) para o drama heroico do dramaturgo Tobias Philipp von Gebler, complementado por outras obras de Mozart e textos de Nikolaus Tesla, Antonin Artaud e Alicia Aza. A maestrina mexicana Alondra de la Parra dirige a Camerata Salzburg, o Salzburger Bachchor, e os solistas René Pape, Fatma Said e Nutthaporn Thammathi.

Estrada de Palha (2012)

RTP2, sábado, 15 de maio, 23h55

Filme

Um homem, que vive longe do seu país durante mais de uma década, volta à sua aldeia para vingar a morte do irmão. Num país onde a corrupção e a extorsão são a normalidade, aqueles que agem em nome do Estado prendem e matam impunemente. Alberto tenta combater a tirania do estado e salvar o que resta da família. Mas mudará alguma coisa no país?

"Estrada de Palha" é uma espécie de western alentejano que decorre na primeira década do século XX. A história centra-se em Alberto, um emigrante que regressa à aldeia natal em busca de justiça e é confrontado com jogos de poder e corrupção. Filme inspirado na obra "Desobediência Civil" de Henry David Thoreau.

Tom Walker no Festival Baloise Sessions (estreia)

RTP2, domingo, 16 de maio, 23h00

Concerto

Cantor e compositor britânico, Tom Walker alcançou fama com o lançamento do single "Leave a Light On", em junho de 2018. No ano seguinte foi galardoado com o prémio de Melhor Revelação no Brit Awards 2019.