Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (1 a 7 de março 2021)

Publicado em 26 Fev. 2021 às 14:49, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (1 a 7 de março 2021)

Teatro e cinema português, viagens pela mão de mulheres inspiradoras, documentários e a segunda temporada da série "Charité" ocupam mais uma semana no segundo canal público.

Por ocasião do aniversário da inauguração do Teatro Nacional de São João, a 7 de março de 1920, a RTP2 apresenta a peça de teatro "Exatamente Antunes, com texto de Jacinto Lucas Pires a partir do romance "Nome de Guerra" de Almada Negreiros.

Regressam as séries europeias com a estreia do thriller "A Floresta", que revela uma teia de segredos perturbadores numa pequena vila na floresta das Ardenas, e o regresso de "Charité" com a segunda temporada das histórias passadas no Hospital universitário alemão.

No campo dos documentários, vai para o ar "Sete Mulheres", uma viagem ao universo feminino através das histórias, dificuldades, conquistas, sonhos e paixões de sete mulheres incríveis; "Doutor Jivago", sobre a história menos conhecida da luta de Boris Pasternak, autor do célebre romance, contra as autoridades russas, a censura e a CIA; "O Grande Museu Egípcio", uma visita exclusiva ao maior museu arqueológico do mundo; "A Verdadeira História de D´Artagnan", sobre o impetuoso gascão que inspirou uma das figuras mais famosas da literatura; "A Grande História do Esqui", que revela factos surpreendentes e histórias inesperadas sobre o método ancestral de deslocação na neve; e "Body – Buildings" que apresenta seis coreografias criadas para seis obras de arquitetura, em seis locais de Portugal.

Nas noites de cinema, a RTP2 exibe "Pixote - A Lei do Mais Fraco" do cineasta argentino, naturalizado brasileiro, Héctor Babenco, sobre um rapaz que vive nas ruas do Brasil; "Asako I & II" do japonês Ryûsuke Hamaguchi, sobre a trajetória de um amor; e "Viúva Rica, Solteira Não Fica",  do português José Fonseca e Costa, uma comédia de época sobre uma rica aristocrata, dividida entre o património e o verdadeiro amor.

Tudo para ver na RTP2 e também disponível no RTP Play.

A Floresta (estreia da série)

RTP2, segunda, 1 de março, 22h10

Série

Numa pequena e tranquila vila cercada pela densa floresta das Ardenas, uma jovem de dezasseis anos desaparece na floresta depois de telefonar, a meio da noite, à professora de francês Eve Mendel. O novo chefe da polícia Gaspard Deker, um ex-militar e pai solteiro recém-chegado, lidera a investigação com a agente Virginie Musso. São ajudados pela professora, jovem solitária com um passado misterioso, que foi encontrada ainda criança pelo médico da aldeia, a vaguear sozinha, silenciosa, naquela mesma floresta, sem nenhuma lembrança do que lhe tinha acontecido. Vinte anos depois, uma das alunas desaparece e depois outro aluno, será que está tudo a acontecer de novo? Entre um passado atormentado, os segredos da pequena cidade e as vidas complicadas dos jovens de hoje, a investigação procura descobrir a verdade e começa a revelar uma teia de segredos perturbadores. Série francesa de seis episódios.

 

Sete Mulheres

RTP2, segunda, 1 de março, 23h00

Documentário

Uma viagem ao universo feminino através das histórias, dificuldades, conquistas, sonhos e paixões de sete mulheres incríveis.

Jornalistas, designers de moda, atrizes, modelos e ativistas. Rosita Missoni, fundadora juntamente com Ottavio da casa de moda Missoni, Rula Jabreal, jornalista palestiniana, Patricia Field, designer de moda da série "O Sexo e a Cidade" e "O Diabo Veste Prada", Bethann Hardinson, ativista dos direitos civis e primeira top model afro-americana, Susanne Bartsch e Alba Clemente, artistas nova-iorquinas, e Fran Dresher, protagonista da série "Competente e Descarada", revelam a sua jornada de vida. História de dificuldades e conquistas, sonhos e paixões de sete mulheres incríveis num documentário de Yvonne Scio que explora o universo feminino.

 

Pixote - A Lei do Mais Fraco (1980)

RTP2, na noite de segunda para terça, 2 de março, 00h00

Filme

Filme do cineasta argentino, naturalizado brasileiro, Héctor Babenco, inspirado no livro "Infância dos Mortos" de José Louzeiro, sobre um rapaz que vive nas ruas, envolvido no mundo do crime, prostituição e tráfico de droga.

Pixote (Fernando Ramos da Silva) é um menino de onze anos de idade que, abandonado pelos pais, vive nas ruas de São Paulo. Descoberto pela polícia, é enviado para um reformatório onde convive com todo o tipo de criminosos e jovens delinquentes. No reformatório as condições são desumanas e os abusos e violações pelos guardas frequentes, mas Pixote consegue fugir, ao lado de Chico, Lilica e Dito. Os quatro vão para o Rio de Janeiro, onde se envolvem com traficantes de droga e têm contacto com o mundo do crime. Na cidade, conhecem a prostituta Sueli (Marília Pêra), com quem fazem parceria para uma série de assaltos.

 

Doutor Jivago (estreia)

RTP2, terça, 2 de março, 23h35

Documentário

A história menos conhecida da luta de Boris Pasternak, autor do célebre romance "Doutor Jivago", contra as autoridades russas, a censura e a CIA. O grande romance "Doutor Jivago" de Boris Pasternak (1890-1960), Prémio Nobel de Literatura em 1958, é muito popular, assim como a adaptação produzida com sucesso por Hollywood. Mas menos conhecida é a luta do autor contra as autoridades russas, a censura e a CIA durante a Guerra Fria. O documentário de Kirtadze (Nino) revela a jornada difícil deste grande romance russo que ainda hoje desperta acalorados debates na Rússia.

 

O Grande Museu Egípcio (estreia)

RTP2, quarta, 3 de março, 20h40

Documentário

Visita exclusiva ao maior museu arqueológico do mundo.

Sobre o Planalto de Gizé, a poucos passos das icónicas pirâmides de Quéops, ergue-se outra famosa criação do homem: o Grande Museu Egípcio. A construção deste edifício ultramoderno, de proporções sem precedentes que se estende por 47 hectares, foi terminada recentemente.

Com 20 anos de construção, pontuados por dificuldades e becos sem saída, 5.000 trabalhadores diários e um orçamento de 1 bilião de dólares, é a maior obra que o mundo já viu. Nos 24.154 metros quadrados dedicados à coleção permanente, o novo museu abriga 100.000 artefactos arqueológicos de valor inestimável, incluindo vários que nunca foram exibidos em público. A máscara funerária de renome mundial tem lugar de destaque entre as 4.500 relíquias dos tesouros de Tutankhamon. Os visitantes são recebidos na entrada pela colossal estátua de Ramsés II. Através de arquivos e imagens tridimensionais da construção do edifício, bem como explicações dos especialistas envolvidos, mergulhamos no interior deste projeto faraónico - a maior obra egípcia realizada desde as pirâmides e o maior museu do mundo.

 

A Verdadeira História de D'Artagnan (estreia)

RTP2, quinta, 4 de março, 20h40

Documentário

D'Artagnan é uma das figuras mais famosas da literatura. Mas poucas pessoas sabem que ele realmente existiu. Quem foi o verdadeiro d'Artagnan? Uma investigação emocionante revela um homem com um destino extraordinário, à sombra do Rei Sol e dos grandes acontecimentos do século XVII.

Herói ardente de "Os Três Mosqueteiros", icónico romance histórico de Alexandre Dumas (1802-1870), D'Artagnan e o seu lema "todos por um e um por todos" é mundialmente conhecido. Mas por trás deste herói aventureiro da literatura popular do final do século XIX, esconde-se uma personagem da vida real: Charles de Batz de Castelmore. Em homenagem a Dumas - que morreu há mais de 150 anos - o documentário de Augustin Viatte confronta ficção e história para revelar a vida prolífica deste impetuoso gascão cujas aventuras inspiraram a lenda do manto e da espada! Uma jornada de vida que cruza o caminho do famoso cardeal Mazarin antes de se tornar o braço direito de Luís XIV imerso nas tramas geopolíticas da Europa do século XVII.

 

Body – Buildings (estreia)

RTP2, quinta, 4 de março, 23h05

"Body-Buildings" reúne dança, arquitetura e cinema, misturando identidades e conceitos. Seis coreografias criadas para seis obras de arquitetura, em seis locais de Portugal. Tânia Carvalho, Vera Mantero, Victor Hugo Pontes, Jonas&Lander, Olga Roriz e Paulo Ribeiro. Ponte da Carpinteira, de João Luís Carrilho da Graça; Piscina das Marés, de Álvaro Siza Vieira; Estádio Municipal de Braga, de Eduardo Souto de Moura; Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, de João Mendes Ribeiro e Menos é Mais Arquitetos; Mudas – Museu de Arte Contemporânea, de Paulo David; Centro de Convívio Irene Aleixo, de Aires Mateus. Covilhã, Leça da Palmeira, Braga, Ribeira Grande, Calheta e Grândola. Desenham-se futuras memórias. Realização de Henrique Pina.

Prémio Outstanding Achievement, no festival de cinema Dance Camera West, Los Angeles.

 

Asako I & II (2018) - estreia

RTP2, sexta, 5 de março, 23h00

Filme

Filme do cineasta japonês Ryûsuke Hamaguchi ("Happy Hour: Hora Feliz"), adaptação da obra homónima da escritora japonesa Tomoka Shibasaki, sobre a trajetória de um amor, perdido, deslocado e recuperado.

Asako e Baku são dois estudantes universitários que se conhecem e apaixonam à saída de uma exposição de fotografia, em Osaka. Algum tempo depois, Baku desaparece sem qualquer explicação deixando Asako destroçada. Anos mais tarde, em Tóquio, Asako pensa ver Baku a trabalhar num bar de saké, mas na verdade trata-se de Ryohei, um simpático jovem de voz suave com uma personalidade quase oposta à de Baku. Os dois começam a namorar, mas Asako não conta ao namorado que este se assemelha fisicamente à sua antiga paixão. Tudo parece perfeito até ao dia em que Baku reaparece e a jovem se vê confrontada com sentimentos antigos.

 

A Grande História do Esqui (estreia)

RTP2, sábado, 6 de março, 20h35

Documentário

De meio de transporte a atividade desportiva e de lazer uma verdadeira "história de sucesso".

O esqui não é uma invenção recente, os primeiros vestígios da atividade humana de esquiar podem ser tão antigos quanto cinco mil anos, data aproximada das primeiras pinturas rupestres de um homem a esquiar. Mas o local de nascimento do esqui na história moderna passa-se, em última análise, no norte da Europa, no atual território Sami. A partir de meados do século XIX, este meio de transporte desenvolveu-se rapidamente para facilitar o comércio de mercadorias e transporte de equipamentos militares. Na viragem do século tornou-se atividade de lazer e desporto e floresceu tornando-se no desporto de inverno mais popular da atualidade. De meio de transporte de meados do século XIX à atividade desportiva e de lazer como a conhecemos, o documentário de Pierre Antoine Hiroz retrata o contexto histórico e conta uma verdadeira "história de sucesso". Através de arquivos exclusivos e testemunhos de historiadores e personalidades desportivas emblemáticas, revela factos surpreendentes e histórias inesperadas.

 

Exatamente Antunes (estreia)

RTP2, sábado, 6 de março, 22h10

Teatro

Peça de teatro de Jacinto Lucas Pires, a partir do romance "Nome de Guerra" de Almada Negreiros, com encenação de Nuno Carinhas e Cristina Carvalhal.

O ano começa com um portuguesíssimo ponto de interrogação, um "o quê com letra maiúscula":  Antunes, um provinciano português de 30 anos de idade, entregue aos acasos da sorte numa capital de mulheres da vida e outros figurões, homem em luta consigo mesmo que descobre a grande pergunta da identidade. Mas não há apenas um imenso ponto de interrogação na ágil reescrita que Jacinto Lucas Pires faz do romance "Nome de Guerra" (1925), obra do génio multifacetado Almada Negreiros: há também pontos de exclamação e pontos de interrogação, sinais de caveira e cardinal, bombas, asteriscos. "Exatamente Antunes" tem qualquer coisa de BD, é certo, mas pisca também o olho à comédia romântica, ao folhetim realista, à tragédia grega, ao melodrama, à farsa musical, e ao baile de máscaras. Através do palco vazio do Teatro Nacional de São João somos convidados a entrar no interior da cabeça desta personagem e do seu "desconcertante jogo de palavras". Um espetáculo com encenação de Nuno Carinhas e Cristina Carvalhal.

 

Viúva Rica, Solteira Não Fica (2006)

RTP2, sábado, 6 de março, 23h55

Filme

Filme do cineasta português José Fonseca e Costa, uma comédia de época sobre uma rica aristocrata, dividida entre o património e o verdadeiro amor, que casa e enviúva vezes sem conta. Com Bianca Byington, Ricardo Pereira, Cucha Carvalheiro, José Raposo, Rogério Samora.

Ana Catarina (Bianca Byington) regressa do Brasil com o pai e a ama (Cucha Carvalheiro) para casar com um homem que não conhece e de quem não gosta. Uma terrível coincidência acontece quando, no mesmo dia, a jovem fica viúva e órfã, facto que a deixa herdeira de uma incalculável fortuna e cobiçada por todos os aristocratas da região. Apaixona-se por um formoso camponês, Adriano (Ricardo Pereira), com quem é impedida de casar, por não ser da sua condição social, tanto pela ama como pelo seu tutor, o Padre (José Raposo) e também padrinho do referido camponês. Disputada por todos os aristocratas da região, vai casando com alguns deles e de todos se vê livre fazendo-os ingerir, com impenetrável candura, vidro dos seus copos de cristal pacientemente esmagados num almofariz, mantendo assim viva a sua paixão por Adriano que aceita ser o seu amante secreto até ao dia em que toma conhecimento de que um novo casamento aristocrático está a ser negociado para Ana Catarina. Adriano decide partir e deixa-a numa situação de grande prostração e desespero até que é impelida pela ama a aceitar o quarto casamento na certeza de que nunca mais verá Adriano. Até ao dia em que o Padre lhe vem dizer, alguns anos depois, que Adriano está de volta, riquíssimo e feito barão por el-rei. Ana Catarina, que nunca esquecera a paixão por Adriano, lembra-se, então, que ainda há mais copos de cristal para partir...

 

Charité (estreia da 2.ª temporada)

RTP2, domingo, 7 de março, 22h10

Série

1961, ano em que o Muro de Berlim é construído, é um ano de convulsão e revolução. O mundialmente famoso Hospital Charité fica próximo da fronteira e, desde a construção do Muro, a infame parede determina os processos e o dia-a-dia do trabalho na clínica.

Passada durante um período particularmente turbulento na história da medicina do hospital, numa época em que os médicos são levados aos seus limites morais, políticos e pessoais, a série apresenta personagens reais e fictícias, incluindo a pediatra Prof. Ingeborg Rapoport, uma figura proeminente na medicina da Alemanha Oriental e a pessoa mais velha a receber o título de Doutor, o patologista forense Prof. Dr. Otto Prokop e o ginecologista Prof. Dr. Helmut Kraatz.