Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP 2 (5 a 8 de julho 2017)

Publicado em 5 Jul. 2017 às 10:00, por , em Notícias de Televisão e Séries

Destaques da semana na RTP 2 (5 a 8 de julho 2017)

Nos próximos dias, na RTP2, pode ver um documentário sobre os refugiados palestinianos na Síria, a importância da nova tecnologia de impressão 3D, uma das obras mais conhecidas de Ingmar Bergman e assistir ao popular festival de música do ar livre no largo do teatro São Carlos.

LES CHEBABS DE YARMOUK

No maior campo de refugiados palestinos no Médio Oriente, estabelecido na Síria em 1957, eles partilham o seu dia a dia na procura de um futuro. Terceira geração de exilados, já não sonham com o retorno à Palestina, mas a sua sede de vida, o seu desejo de revolta faz com que tenham de enfrentar os limites impostos pelas paredes do acampamento. No limiar de escolhas existenciais, a história alcança-os novamente. Em março de 2011, a revolução eclodiu na Síria. O acampamento foi em grande parte destruído e as suas vidas interrompidas. Este documentário, filmado pouco tempo antes, mostra os últimos momentos que passaram juntos em Yarmouk.

Quinta-feira, 6 de julho, às 23h12

PRINT THE LEGEND

A impressão em 3D está a mudar o mundo: desde a impressão de armas e órgãos humanos, até ao desmantelamento das infraestruturas industriais do mundo, permitindo mesmo o fabrico de casas. É a "próxima revolução industrial".

Com este documentário, pela primeira vez, as histórias dos seres humanos que criaram uma indústria foram filmadas. "Print the Legend" é ao mesmo tempo um documentário sobre a impressão 3D e um conto convincente sobre o que é preciso para viver o Sonho Americano em qualquer campo.

Sexta-feira, 7 de julho, às 23h00

O SÉTIMO SELO

Um dos mais célebres e paradigmáticos filmes de Bergman conta como um cavaleiro de volta das Cruzadas vê o seu país espiritual e fisicamente devastado. Com a fé abalada e o sentido da vida a tomar de assalto o seu pensamento, é abordado por uma estranha e enigmática personagem: a Morte. Pronta para levar o homem consigo, a Morte é desafiada para um jogo de xadrez, cujo resultado ditará o destino do cavaleiro.

Sábado, 8 de julho, às 22h05

FESTIVAL AO LARGO 2017

Aos sábados à noite, durante o mês de julho, a RTP2 vai estar em direto do Largo de São Carlos para transmitir o Festival ao Largo 2017. A edição deste ano homenageia Richard Wagner e Giuseppe Verdi, curiosamente ambos nascidos em 1813. O Largo de São Carlos transfigura-se em local íntimo e cenário perfeito para, uma vez mais, a música abandonar a sala principal do Teatro e fazer-se ouvir em plena rua.

O programa deste ano combina jazz e musicais da Broadway com Maurice Ravel, Leonard Bernstein, ou Frank Zappa. As honras de abertura deste festival pertencem à Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por Joana Carneiro, a sua Maestrina Titular, enquanto o Coro do Teatro ocupa o seu habitual lugar como uma das estrelas principais, cantando um programa totalmente preenchido por obras de cada período importante da carreira de Giuseppe Verdi.