Cartaz de cinema

Destaques da programação semanal na RTP2 (6 a 12 janeiro 2025)

Publicado em 4 Jan. 2025 às 21:16, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação semanal na RTP2 (6 a 12 janeiro 2025)

Esta semana estreia a série dramática "O Abismo", e o clássico da Nouvelle Vague "O Acossado". Nos documentários, propostas sobre os últimos anos de Trotsky e um olhar pessoal sobre a vida portuguesa entre o final da monarquia e o início do Estado Novo.

Nas propostas da semana televisiva na RTP2 destacam-se "O Abismo", série francesa que explora os mistérios do passado de uma mulher desaparecida, e "Uma de Nós", que acompanha a vida numa escola inclusiva. "Os Diários de Thomaz de Mello Breyner", mostram um registo único da história de Portugal, e "Capitalismo Americano: O Culto da Riqueza", faz uma análise crítica à narrativa capitalista.

No cinema, a programação inclui o clássico "O Acossado" (À bout de souffle), primeira longa-metragem de Jean-Luc Godard, e o filme italiano "Bangla", sobre integração e identidade. A semana culmina com o Concerto de Ano Novo pela Orquestra Gulbenkian.

Séries

O Abismo

"O Abismo" (7 de janeiro, 22h00): Série francesa de seis episódios que acompanha um homem em busca da verdade sobre o passado da sua esposa desaparecida.

"Uma de Nós" (10 de janeiro, 12h00): Série francesa de seis episódios sobre uma escola que integra alunos com deficiência e as suas vivências únicas.

Cinema

à bout de souffle

"O Acossado" (6 de janeiro, 23h30): Clássico da Nouvelle Vague de Jean-Luc Godard, baseado numa história de François Truffaut e Claude Chabrol.

"Bangla" (10 de janeiro, 22h55): Filme italiano sobre amor, identidade e integração.

"Alice, Nova Iorque e Outras Histórias" (12 de janeiro, 0h00): Filme português que explora a desilusão de um "sonho americano".

Documentários

Os Diários de Thomaz de Mello Breyner

"A Vida dos Tubarões" (6 de janeiro, 16h00): Uma série documental em dois episódios que explora as viagens épicas de três fêmeas de tubarão, revelando segredos de mais de 400 espécies destes predadores marinhos.

"Os Diários de Thomaz de Mello Breyner" (6 de janeiro, 22h55): Três episódios que oferecem um olhar íntimo sobre a vida portuguesa entre o final da monarquia e o início do Estado Novo.

"Caderno de Campo da Vida Selvagem" (7 de janeiro, 10h30): Série em 13 episódios que revela histórias únicas da vida selvagem ibérica.

"Madeira Profunda" (2.ª temporada) (7 de janeiro, 13h30): Exploração dos locais, pessoas e tradições menos conhecidos do arquipélago da Madeira.

"Se Isto é Um Homem" (7 de janeiro, 22h55): Docudrama italiano que retrata a vida de Primo Levi e a tragédia da Shoah.

"Trotsky, Um Homem a Abater" (8 de janeiro, 22h55): Documentário sobre os últimos anos de Trotsky e o seu assassinato.

"Capitalismo Americano: O Culto da Riqueza" (8 de janeiro, 20h40): Documentário em três episódios sobre a narrativa capitalista nos Estados Unidos, de Rockefeller a Bezos.

"Bom Dia, Tristeza: Sagan By Sagan" (9 de janeiro, 23h35): Documentário sobre Françoise Sagan e a polémica em torno do seu primeiro romance.

"O Morava – Um Rio como Antigamente" (10 de janeiro, 16h00): Documentário sobre uma das últimas áreas selvagens ribeirinhas da Europa.

Concertos

Orquestra Gulbenkian (12 de janeiro, 22h55): Sob a direção de Lawrence Foster, o concerto celebra o Ano Novo com um programa de obras românticas.